• NOTICIAS

      21/02/2018 | Odontopediatra na gravidez

      Prevenção ao parto prematuro

      Visita ao odontopediatra deve ser feita ainda na gravidez

      Profissional orienta sobre amamentação, higiene bucal e controle da chupeta e mamadeira

      Você sabia que a mãe deve visitar o odontopediatra com o bebê ainda na barriga? A saúde bucal está extremamente ligada a uma gestação saudável, sendo que algumas complicações podem até provocar partos prematuros. Além disso, é importante que a mãe receba todas as orientações prévias ao nascimento do bebê, principalmente em relação à amamentação, higiene da boca do nenê e controle de hábitos, como chupeta e mamadeira.

      De acordo com Dr. Matheus Racy Mariusso, odontopediatra da Clínica Camila Dutra, apesar de extremamente importante, este é um hábito ainda pouco difundido no Brasil. O especialista afirma que, na rotina clínica, apenas 5% das gestantes procuram o odontopediatra para sanar dúvidas e acabam se rendendo a soluções caseiras ou de internet, que nem sempre são opções saudáveis para o desenvolvimento da criança.

      A visita ao dentista durante a gestação é importante porque ocorrem inúmeras oscilações hormonais que acarretam também em alterações bucais, o que favorece o desenvolvimento, não raro, de inflamações e infecções dos dentes e da gengiva. Quando associado à falta de higiene, o quadro tende a se agravar. A presença crônica destes focos inflamatórios pode gerar a liberação de substâncias no organismo que acabam adiantando o trabalho de parto da mulher.

      Mariusso recomenda que a consulta seja realizada entre o sétimo e oitavo mês de gravidez. “O nascimento do filho é um momento encantador, mas também de muitas dúvidas e a amamentação é uma das fases mais fatigantes para a mãe, pois podem ocorrer algumas intercorrências, como dificuldade na pega, fissuras na pele, frequência e intervalo entre as mamadas”.

      O odontopediatra destaca que a escovação é um hábito que deve ser criado desde os primeiros meses de vida, antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho, fase em que a higienização deve ser feita com uma gaze ou fralda de tecido limpos, umedecidos em água filtrada, conforme orientação do dentista. Quando a limpeza é iniciada precocemente, aumentam as chances da atividade tornar-se fácil e prazerosa com o passar dos anos.
       

      Vantagens

      Além da criação do hábito saudável e da prevenção, são várias as vantagens do bebê que foi assistido pelo odontopediatra desde o ventre. Segundo Mariusso, a saúde bucal está diretamente ligada ao desenvolvimento da fala, alimentação e respiração, itens fundamentais para a formação de uma criança com qualidade de vida. Sabe-se também que boas condições bucais se relacionam, inclusive, com qualidade do sono, rendimento escolar, inclusão social, hábito de brincar, entre outros momentos tão importantes da infância.

      Flúor para as crianças sim!

      Muitas lendas e especulações rondam a utilização do flúor na infância e alguns profissionais, de diferentes áreas, passaram a contraindicar o seu uso. De acordo com Mariusso, estudos recentes asseguram que os pequenos devam escovar os dentes com gel dental composto por flúor e vão além: indicam que todas as crianças o usem diariamente e ainda recebam aplicação periódica no consultório do odontopediatra.

      O especialista ensina que o flúor, em quantidades e concentrações altíssimas, pode trazer alguns efeitos colaterais a curto e longo prazo. Porém, quando indicado por um profissional, com a medida e concentração certas, ajuda a inibir o desenvolvimento da doença cárie nas crianças, o que no Brasil ainda é uma epidemia.

               “O flúor contribui para a formação de uma estrutura dentária mais resistente. Os cristais que compõem o dente, quando ligados ao flúor, ficam mais resistentes à ação da bactéria, podendo retardar o surgimento da cárie. Porém, embora seja um mecanismo importantíssimo, sem os demais cuidados a cárie pode afetar todas as crianças”, salienta.

      Cuidados básicos para evitar cárie na infância

      - Escovas dentais lúdicas podem ser um excelente incentivo para a escovação, porém, na hora de escolher é fundamental que tenham cerdas macias ou extra macias, na mesma altura e com a cabeça pequena e bem adaptada para limpar todas as regiões.

      - Existem alguns protocolos em relação aos movimentos de escovação, porém eles devem ser adaptados à idade da criança. As variadas fases fornecem diferentes tipos de coordenação motora, entendimento e colaboração.

      - Os hábitos para uma boa saúde bucal integram frequência de escovação, tipo de escova e creme dental, uso de fio dental, alimentação e visitas periódicas ao cirurgião dentista.

      - É muito importante responsabilizar a criança buscando, aos poucos, sua autonomia em relação à higiene bucal. Esta adaptação varia de criança para criança e é indicado que estes hábitos sejam supervisionados pelos responsáveis, pelo menos, uma vez ao dia (preferencialmente antes de dormir), até mesmo junto aos maiores.

      - Para incentivar a criança escovar os dentes, pode-se lançar mão de histórias, fantoches e imagens em que os personagens cuidam da própria saúde e escovam os dentes.

      - As crianças trabalham por repetição, assim os pais devem mostrar como escovar os dentes é prazeroso.

      - Associar a escovação a alguma diversão é eficiente. Por exemplo, escovar os dentes juntos com a criança, contar história enquanto isso, cantar músicas, tirar fotos ou fazer filmagem podem ser artifícios “sedutores”.

      - Com o nascimento de novos dentes e/ou troca deles, o espaçamento diminui, sendo que nesta fase a maior incidência de cárie é justamente entre os dentes. Essa é a hora de iniciar o uso do fio dental, pois essa doença ocorre de forma silenciosa e, não raro, provoca a necessidade de fazer tratamento de canal.

      Informações:

      www.clinicacamiladutra.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •