• NOTICIAS

      20/03/2018 | Mercado Mundo Mix no CIS Guanabara

              Em nova edição, Mercado Mundo Mix Campinas ocupa território universitário e se instala no CIS-Guanabara nos dias 7 e 8 de abril

              Com parceria exclusiva com a Unicamp, maior evento de economia criativa do País reafirma sua versatilidade e preocupação social. Palestras e oficinas gratuitas sobre artesanato e empreendedorismo marcam esta edição.
                       

              A receita é simples e já se repete há mais de 20 anos. Jovens criadores se reúnem para expor suas coleções e trabalhos de moda, música e alimentação em um galpão, um espaço comum - itinerante e temporário -, que atrai um público bastante diversificado e antenado, ávido por novidades. Versátil e atual, o evento desta vez chega a Campinas com uma nova proposta, em um novo espaço - público, é claro -, onde as diferenças são bem-vindas e os visitantes podem encontrar ‘de tudo’, literalmente.

              Desta vez, a feira desembarca nos dias 7 e 8 de abril, das 12h às 20h, no CIS- Guanabara, antiga estação de trem da Mogiana. Restaurada em diferentes etapas, tombada pelo CONDEPACC em 2004 e pelo CONDEPHAAT em 2018, a estação, cedida em comodato à Unicamp, mais uma vez chancela o evento, quase 20 anos depois das famosas edições do MMM realizadas em seu campus. Serão centenas de expositores de moda, decoração, artesanato e gastronomia espalhados pelo pátio do CIS-Guanabara e uma série de atividades gratuitas, entre palestras e workshops sobre empreendedorismo, novos negócios e formas de sustentabilidade e economia circular, no I Encontro de Economia Criativa do Mercado Mundo Mix. Com o intuito de transformar a criatividade em resultado e, mais do que isso, pensar as relações em comunidade, o evento propõe um novo olhar sobre o empreendedorismo, que pede multidisciplinaridade e atenção às novidades e que tem a Economia Criativa e colaborativa como seu carro-chefe.

              A Rádio Mundo Mix, comandada pelo DJ Will Robson, também se instala no CIS Guanabara. Além disso, manifestações culturais e bandas locais também poderão subir ao palco para apresentar ao público seus trabalhos autorais.
               

              Casa Nova – A Estação CIS-Guanabara (Unicamp)

              Originalmente, por volta de 1890, havia na Estação Guanabara apenas uma casa para guarda e uma porteira. Conforme o relatório da Mogiana de 1891, ali se construiu uma estação e um armazém, no local chamado Guanabara. Inaugurada em 1893 como plataforma alternativa para desafogar a estação de partida original (Cia. Paulista), por alguns anos recebeu também os trens da Sorocabana que chegavam da Funilense ou de Mairinque pelo ramal de Campinas, com 13 linhas, caracterizando o intenso movimento de passageiros e mercadorias.

              Localizada na praça Mauá, ao lado do Instituto Agronômico de Campinas, a estação guarda memórias dos áureos tempos campineiros. Em 2006 continuava totalmente abandonada e se tornou moradia para muitos desabrigados. Após a restauração e tombamento, o espaço foi recriado em uma proposta de Centro Cultural de Inclusão e Integração Social idealizado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC-Unicamp). Composto pelo conjunto arquitetônico recuperado da antiga estação, o CIS-Guanabara consolida seu perfil sociocultural destinado a proporcionar condições de desenvolvimento de projetos de educação, cultura, lazer e emancipação humana por meio de ofertas públicas à comunidade de Campinas e Região Metropolitana.

              O Mercado Mundo Mix, conhecido há mais de 20 anos como o evento que revelou as cidades por onde passou, fomentando novos lugares, bairros e novas formas de ocupação, fecha uma parceria com o CIS-Guanabara para alavancar e mostrar ao grande público da Região Metropolitana de Campinas mais um ponto turístico diferenciado, que está a serviço da cultura e da população.

              Já estão agendadas três edições para 2018 no CIS-Guanabara. Ao longo do ano, novos projetos de ocupação e conceitos surgirão nesta iniciativa, que une o saber com o fazer através dos pilares da Economia Criativa.
              

              Streat Food Park da Guanabara

              A edição também conta com a estreia do ‘Street Food Park’, food trucks instalados na rua, com nova ambientação, atendendo à proposta original. O Mundo Mix, desde o começo, foi o grande propagador da tendência gastronômica que é a comida de rua e reafirma a importância de manter a qualidade, com preços acessíveis. Durante o fim de semana, mais de 20 veículos de economia criativa levam para a estação a verdadeira gastronomia campineira de rua.
              

              Salão Mundo Mix de Artesanato Criativo

              O artesanato é um dos principais pilares da Economia Criativa, em que é valorizada a criação autoral, com materiais inusitados. Por todos os cantos do mundo, artesãos produzem e expõem seus produtos em feiras de rua, em que o visitante pode levar para casa uma recordação especial de cada local visitado em uma viagem, por exemplo.

              Para esta edição, o Mercado Mundo Mix convida a Associação dos Artesãos Campineiros em uma parceria exclusiva para o I Salão Mundo Mix de Artesanato Criativo. A associação já iniciou seu trabalho de seleção e curadoria para levar à estação os melhores artesãos de Campinas e região.

              

              Programação gratuita

              Encontro de Economia Criativa

              Sábado (7 de abril)

              14h - Oficina Horta em Vasos, com a engenheira agrônoma Leila Pires Bezerra

              15h - Desfile Fashion Kids

              16h - Palestra sobre Mídias Sociais com Marília Freier - Como Empreender nas Redes Sociais – O Plano de Mídia que vai mudar seu negócio e poupar seu bolso.

              18h - Palestra Cerveja Artesanal - O que é cerveja artesanal, como é o mercado, o que é necessário para ser um cervejeiro artesanal

              

              Domingo (8 de abril)

              14h - Oficinas Cândido Ferreira

              15h - Desfile Fashion Kids

              16h - Oficina Customização/Upcycling

              18h - Oficina Nossa Arte Artesanato com a artesã modelista Rosangela Rubbo Rodrigues.


              SERVIÇO

              Mercado Mundo Mix de casa nova em Campinas


              Quando: 7 e 8 de abril (sábado e domingo), das 12h às 20h.

              Onde: CIS Guanabara (R. Mario Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas - SP). Em frente à Praça Mauá.
              Informações: (19) 3233-7801

              Entrada gratuita. Estacionamento gratuito.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •