• NOTICIAS

      11/04/2018 | Festa Italiana marca os 40 anos da Casa D´Italia

      Festa Italiana marca os 40 anos da Casa D´Italia de Campinas

      Uma verdadeira Festa Italiana marca nesse domingo 15/04 os 40 anos de Casa D´Italia de Campinas e abre as comemorações da 24ª Semana Italiana de Campinas. A celebração da cultura e da gastronomia italiana será no Espaço Park Mania, no Cambuí, com entrada pela rua dos Bandeirantes, 395 ou pela Rua Sampaio Ferraz, 452, a partir das 12h.

      Antes do início da festa está programado o hasteamento da bandeira italiana e a execução do Hino Nacional Italiano e Brasileiro com o Coral Pio XI e a regência do Maestro Urban, na sede da Casa D´ Italia, bem ao lado do Espaço Park Mania.

      Aberta ao público, o evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

      A festa vai trazer o melhor da gastronomia italiana. Roberta Sorello estará com seu food truck recheado com as deliciosas massas italianas. O chef Domenico Busi irá preparar as maravilhosas piadinhas, além de cannoli e degustação de limoncello. O "The Captain Truck" levará hambúrgueres e lanches especiais preparados com toques italianos, além de barracas de polenta, vinhos italianos, sorvetes italianos, mais cervejas, refrigerantes e água. Tudo a preço bem acessível.

      Para abrilhantar ainda mais o evento, o cantor Jonas Francisco irá brindar os presentes com um repertório com os maiores clássicos da música italiana, como Sapore Di Sale, Volare, Champagne entre outras.

      "Uma parcela significativa da sociedade de Campinas tem descendência italiana. Foram esses imigrantes que ajudaram a construir nossa cidade. E a Casa D´Italia ajuda a manter essa tradição cada vez mais viva", diz Luiz Carlos Rossini, presidente da entidade e vereador autor da lei que instituiu a Semana Italiana de Campinas.

      As festividades prosseguem ao longo da próxima semana com uma série de atividades e faz parte dos eventos paralelos da 2ª Mostra Internacional de Cinema Italiano, promovida pela Prefeitura de Campinas.

      A Semana Italiana termina no dia 22 de abril (domingo) com a celebração de uma missa em italiano na Igreja São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio e a tradicional spaghettata no salão social da Subprefeitura de Joaquim Egídio.


      História

      O dia 17 de abril, oficializado como o Dia da Comunidade Italiana de Campinas, marca a fundação da Casa D´Italia em 1978 e do Circulo Italiani Uniti em 1881. Aquela foi a primeira inciativa de organização dos imigrantes italianos que aqui viviam.

      Um grupo de imigrantes italianos sentiu a necessidade de melhorias para a comunidade situada na cidade de Campinas, especialmente nas áreas de educação e saúde. Para sanar tais carências foi fundada uma escola e uma casa de caridade, que posteriormente se tornaria um centro recreativo, cultural e beneficente para atender os filhos e os conterrâneos da Itália.

      Dessa forma, uma reunião realizada no antigo Teatro São Carlos, oficializou a fundação da Sociedade Italiana em Campinas, no dia 17 de abril de 1881, expandindo novas perspectivas e horizontes para Circolo Italiani Uniti.

      Após anos difíceis com os males da febre amarela, e posteriormente com os efeitos avassaladores da gripe espanhola, os italianos continuavam inspirados e motivados a tornar o Circolo em um verdadeiro hospital.

      Em 1938, os efeitos da guerra chegaram ao país, obrigando o Circolo, por força do decreto de lei nº 383, da República Brasileira a alterar seus estatutos e medidas para não fechar suas dependências.

      Desta forma, em 20 de setembro de 1942, o Circolo realizou uma assembleia geral, destinada a fundar uma sociedade civil, com fins filantrópicos e para constituir na cidade um hospital brasileiro, chamado Casa de Saúde Campinas, em homenagem a cidade.

      Hoje, a Casa de Saúde Campinas é um hospital completo, reconhecido e respeitado nacionalmente por sua história de sucesso na saúde de Campinas, além de ser pioneiro no transplante renal do interior do Estado de São Paulo.

      A Casa D´Italia foi fundada em 17 de Abril de 1978, sendo o seu primeiro nome "Centro Cultural Brasil Itália" com sede provisória na rua Coronel Quirino. Em 1986 passou a chamar-se Casa D´Italia Cultura Ítalo Brasileira, com sede própria na Rua dos Bandeirantes, 367.

      Desde então seu objetivo é divulgar a língua, a arte e a cultura italiana. Mantém uma escola do idioma italiano e desenvolve eventos sociais e culturais para a comunidade italiana de Campinas.


      Programação completa


      40 anos da Casa D´Italia - 24ª Semana Italiana de Campinas


      15 de abril (domingo)

      11h – Abertura da Semana Italiana com o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional Italiano e Brasileiro com o Coral Pio XI e o Maestro Urban na Casa D´Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí).

      Das 12h às 18h – Festa Italiana com comidas típicas, food truck, bebidas e música ao vivo no Espaço Park Mania (Rua dos Bandeirantes, 395 ou Rua Sampaio Ferraz, 452. Cambuí). Entrada grátis. Porções a preços acessíveis.


      16 de abril (segunda)

      19h – Sessão de Cinema com o filme "Benvenuto, Presidente", uma comédia tipicamente italiana dirigida por Riccardo Milani, na Casa D´Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.


      17 de abril (terça)

      20h – Entrega do Título de Cidadão Campineiro a Paulo Moretti, na Casa D´Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Só para convidados do homenageado.


      18 de abril (quarta)

      19h – Palestra sobre a imigração italiana com a pesquisadora da Unicamp Ana Carolina Muniz, na Casa D´Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.

      20h – Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), na Casa D´Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.


      20 de abril (sexta)

      18h – Abertura da 2ª Mostra Internacional de Cinema Italiano nas salas de Cinema do Shopping Iguatemi Campinas. Só para convidados.


      21 de abril (sábado)

      Das 08h às 12h – Prova Tiradentes de Ciclismo, na Avenida Mackenzie em Sousas. Inscrição na Secretaria Municipal de Esportes.


      22 de abril (domingo)

      11h – Missa celebrada em italiano com o Coral Santana na Igreja São Joaquim e São Roque em Joaquim Egídio.

      12h – Tradicional Spaguettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio. Entrada grátis.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •