• NOTICIAS

      15/05/2018 | CCLA - Exposição sobre o caricaturista Zék

      CCLA EXPÕE CARICATURAS DE ZÉK

      O historiador e desenhista José de Castro Mendes

      Com uma seleção de trabalhos gráficos, criados por José de Castro Mendes, o Zék, compilada pelo jornalista João Antônio Buhrer de Almeida, o Departamento de Artes Gráficas, do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) abre oficialmente seus trabalhos em 2018, na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, às 19h30, na galeria da entidade (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567). Segundo João Burher, “o objetivo desta mostra é divulgar mais este aspecto da figura deste importante campineiro. A expectativa é de que ele passe a ter mais significado para o campineiro, além do nome do conhecido teatro da cidade”.

      José de Castro Mendes nasceu em Campinas em 1901, vindo a falecer em 1970. Foi importante historiador, artista plástico e jornalista. O objetivo da exposição é jogar luzes numa atividade pouco conhecida que ele exerceu, a de artista gráfico, mais precisamente de caricaturista.

      Muitos sabem que Castro Mendes dá nome ao teatro municipal, localizado na Vila Industrial, mas é pouco conhecido o fato dele ter sido funcionário do Instituto Agronômico de Campinas. Nele, sua tarefa era desenhar cientificamente as plantas, no departamento que estudava o café. Sobre este detalhe há, no mezanino do teatro, uma pequena amostra desses trabalhos.

      Também desenhou à maneira dos artistas viajantes Debret ou Rugendas, aspectos históricos de nossa cidade, além de ajudar a fixar em aquarelas as antigas fazendas de café, que ainda restavam nos anos 1940. Publicou o livro Velhas Fazendas Paulistas (1947), pelo Departamento Estadual de Informações, reeditado pela Xerox em 1983.

      Mas, o que nos interessa nesta exposição é a produção gráfica do artista, que atuou a partir dos anos 1920 em revistas de cultura e de caricaturas. Eram periódicos da fase modernista, que usavam, além do texto, a linguagem gráfica dos desenhos humorísticos. Castro Mendes assinava suas caricaturas com o pseudônimo Zék. Elas saíam com mais regularidade nas revistas A Onda, Nirvana e Mogyana. Esta exposição reúne desenhos publicados basicamente nestas três publicações. Se fixa mais em A Onda, pois nela colaborou com maior intensidade, inclusive pertencia à equipe editorial do quinzenário.

      Além de estarem expostos os desenhos destas revistas também será exibida outra faceta do Zék, a de “capista” de livros, atividade de ilustrador que nos anos 1920 estava ainda apenas começando no país. Criou a capa do livro Favorina, Memorias duma Pulga, do escritor e humorista Victor Caruso, seu colega na redação de A Onda. Também desenhou o ex-libris do escritor e professor Sólon Borges dos Reis, nos anos 1930. Todas estas facetas gráficas do Castro Mendes esperamos que sejam agora melhor conhecidas, pois aqui na cidade é mais lembrado hoje como historiador, autor do livro Retratos da Velha Campinas (1951). Sobre a vida de Castro Mendes, de uma maneira geral, esta exposição contará na abertura com a palestra do historiador Duílio Battistoni Filho.

      Ainda mostramos aqui uma curiosa história em quadrinhos batizada de História de Campinas, cujo texto é de Castro Mendes e os desenhos de Henrique Zambelli. Esta série foi publicada pelo jornal Diário do Povo no período de 13/09 a 13/11/1966. Estará exposta aqui também a tira Nego da Sanfona, de Mauricio Squarizi, que homenageou Zék numa série de tiras. O mesmo cartunista e animador Squarizi dirigiu o filme curta metragem Zeca (2014), igualmente recordando a figura de Castro Mendes, lembrado aqui nesta exposição pelo cartaz e uma cena do filme.

      Legenda – Capa da revista “A Onda”, com ilustração do Zék

      Serviço:

      Que: Exposição sobre o caricaturista Zék

      Quando: 16 de maio, 2018, às 19:30 horas (abertura)

      Onde: Galeria de Artes do CCLA (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas, SP. Tel. (19) 3231-2567)

       

      Alcides L. Acosta

      Jornalista – MT 9533





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •