• NOTICIAS

      01/06/2018 | CCLA - Homenagem ao Combate de Venda Grande

      CCLA

      Homenagem ao COMBATE DE VENDA GRANDE


      DATA: 07/06/2018 
      HORA: 10h
      Local: Monumento no final da Av. Dário Freire Meireles, Jd. dos Amarais

      Realização: Centro de Ciências Letras e Artes
      Presidente: Alcides Ladislau Acosta

      Trecho copiado do site http://ccla.org.br :

      "A Revolução teve curta duração e pode parecer à primeira vista, inexpressiva. Todavia, o fato vale, ao menos, pela grandiosidade dos vultos participantes que jamais se comprometeriam levianamente, como vale também, pelo objetivo que eles nutriam, empenhados somente na conquista do melhor para o Brasil."

      "Quem mais se empenhou foi o ex-regente do império, padre e senador Diogo Antonio Feijó, então residente em Campinas. Totalmente avesso às desordens, forneceu pleno apoio a Tobias e aos revolucionários paulistas. Doente, hemiplégico, deslocou-se, mesmo assim, a Sorocaba, onde se postou ao lado do amigo e fez imprimir o jornal “O Paulista” na tipografia que conseguira de seu amigo Hércules Florence – também chamado de o inventor da fotografia – com a finalidade de estimular os ânimos sediciosos. Feijó dava assim início à imprensa no interior paulista. Amigo de Caxias, não foi preso. Apenas lamentava que a revolução não tivesse começado na capital da província."

      " Compreender o combate de Venda Grande, portanto, é compreender a grandiosidade dos homens campineiros, é olhar para o passado e para o presente e ver a envergadura de nossos cidadãos, sua altivez, sua visão libertária e sua ação no sentido da construção de uma sociedade livre e produtiva, sentimentos que nunca nos fizeram arrefecer diante de tantas ações retrógadas. O progresso de hoje é semente plantada por homens honrados como Rafael Tobias de Aguiar, Boaventura do Amaral e Teófilo Ottoni. O liberalismo está no coração de todos os paulistas e mineiros que, juntos, até hoje, lutam pelo engrandecimento da Pátria brasileira. "

      Fonte: http://ccla.org.br/2014/09/o-combate-de-venda-grande/





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •