• NOTICIAS

      26/06/2018 | Colégio Integral - encontro para líderes da Apple

      Colégio Integral - Cybelle Manzzi Feijó

      Docente do Colégio Integral está entre os 20 educares brasileiros que participam de encontro para líderes da Apple

      Convocação ocorreu depois que professora enviou por escrito os projetos mais relevantes que trabalhou em classe

      A professora do Colégio Integral Cybelle Manzzi Feijó está entre os 20 educadores brasileiros que vão participar do programa Apple Distinguished Educators (ADE), que ocorre de 15 a 19 de julho, no Texas (EUA), com a presença de 400 profissionais de todo o mundo. Os ADEs são docentes de várias partes do planeta especialistas na integração prática de tecnologias aos ambientes de aprendizagem e que trabalham em estreita colaboração com a Apple para promover inovação na educação.

      A educadora Cybelle representa o Colégio Integral no grupo de ADEs desde 2015, quando teve a única seleção da Apple no Brasil. O Integral é precursor no uso de tecnologia multimídia em sala de aula e inovou mais uma vez em 2012 quando substituiu as apostilas impressas pelo conteúdo disponibilizado em iPads.

      De acordo com a organização do evento, os ADEs compartilham sua experiência no uso da tecnologia para motivar os estudantes de novas maneiras, criando atividades, aulas e fomentando trabalhos escolares que exploram as possibilidades digitais na educação.

      Cybelle, professora de Ciências em classes do Ensino Fundamental 2 e de Biologia no Ensino Médio, conta que, durante o evento, os participantes formam grupos de acordo com as afinidades educacionais e desenvolvem um projeto que pode ter continuidade após o encontro internacional. Além disso, treinam novas ferramentas e ouvem palestras proferidas pela equipe da Apple.

      A convocação para participar da edição 2018 do encontro mundial ocorreu depois que Cybelle enviou por escrito os projetos mais relevantes que trabalhou em classe, explicando a metodologia aplicada e os resultados. Os projetos são desenvolvidos a partir de ideias resultantes da troca de experiência com a comunidade dos ADEs e aplicados em plataformas para IOS.

      “Trabalhamos como formiguinhas... Os projetos vão sendo aprimorados ano após ano. Nas instituições em que tem um ADE, os projetos são sempre mais ousados. A parte legal é que podemos acessar projetos desenvolvidos em qualquer parte do mundo e adaptar para a nossa realidade”, ressalta a professora, que propicia 80% de aulas interativas aos seus alunos.

      “O Integral tem extremo orgulho em trabalhar com os mesmos recursos que as melhores instituições do mundo. É muito gratificante pensar que podemos oferecer aos alunos um aprendizado com qualidade compatível com o que há em excelência em educação mundial”, afirma Ricardo Falco, presidente do Instituto Integral.

      Projetos do Integral apresentados para a Apple

      Oscar – 7º anos

      Os alunos dão uma de cineastas, produzem e editam vídeos sobre animais, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Depois há uma noite de premiação que prestigia os estudantes nas categorias de melhor roteiro, apresentador, fotografia, edição e melhor filme, com julgamento feito por um jurado técnico e pelo voto do público.

      Livro de nutrição – 8º anos

      Os alunos estudam sobre os alimentos e a importância deles na saúde. Após a aula sobre o assunto, em duplas, pesquisam sobre os grupos alimentares e escrevem um livro sobre nutrição. Além disso, durante cinco dias, fotografam o almoço ou o jantar e o colega da dupla classifica as refeições e faz a avaliação nutricional, indicando o que poderia ser melhorado. Depois disso, eles tentam na próxima semana seguir as orientações do amigo e relatam como foi a experiência.

      Animação de células em mitose – 9º anos

      A classe se debruça nos estudos da parte molecular e celular e para facilitar o atendimento e fugir do assunto tão abstrato, no momento que vão destrinchar a parte da divisão celular, os alunos fazem todas as etapas com massinha de modelar. A turma fotografa cada movimento e depois cria um vídeo de StopMotion, que é publicado nas redes sociais.

      Sobre o Instituto Integral

      O Integral nasceu em Campinas, em 1980, com o Curso Integral, fruto da iniciativa de um conjunto de estudantes universitários egressos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.

      Desde então, uma ideia orienta aquele que é um dos maiores grupos educacionais do interior de São Paulo: a formação global, do aluno e do indivíduo, com o intuito de preparar para a universidade e para a vida. Busca o equilíbrio entre o prazer no aprendizado e a exigência nos resultados. Desenvolve, assim, a curiosidade e o espírito crítico, a autonomia e a responsabilidade.

      O Integral é destaque na área educacional na Região Metropolitana de Campinas, cidade que concentra um dos maiores polos tecnológicos e econômicos do País, com grandes e excelentes universidades, além de empresas de alta tecnologia. Em Campinas, o Integral tem três unidades, Paineiras, Alphaville e Parque Prado. O Instituto está presente também em Paulínia e Vinhedo.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •