• NOTICIAS

      15/09/2018 | Mês Carlos Gomes e a Sinfônica de Americana

      Sinfônica de Americana realiza concerto no Teatro Castro Mendes e executa obras Gomesianas


      Dentro da programação do Mês Carlos Gomes, a Orquestra Sinfônica de Americana, em parceria com a ABAL Campinas, apresenta na próxima sexta-feira, dia 21/09, às 20 horas, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, um concerto comemorativo. Sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, a soprano Marina Gabetta, os barítonos Nelson Nicola Dimarzio e José Luiz Águedo-Silva; os tenores Kohdo Tanaka, João Gabriel Bertolini e Vicente Montero interpretarão árias das óperas Il Guarany, Lo Schiavo e Colombo, além de conhecidas canções do compositor. A orquestra apresenta, também, a Protofonia, da ópera Il Guarany e a Sonata em Ré, conhecida como Burrico de Pau.

      O programa desse concerto inclui a Protofonia, da ópera Il Guarany; os Primeiro e Quarto Movimentos da Sonata em Ré (solos da orquestra); as canções Ave Maria, Realtá, Rondinella, Addio e Quem sabe?!; e as árias Sospettano di me... Sogni d’amore e Come serenamente, (da ópera Lo Schiavo); Vanto io pur e Senza tetto, senza cuna... (da ópera Il Guarany), e Era un tramonto d’oro, (do poema vocal sinfônico Colombo) e, como gran finale, o dueto Sento una forza indomita (Il Guarany).

      Carlos Gomes, autor da ópera Il Guarany, foi o primeiro compositor brasileiro a ter obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália. Com estilo romântico e épico, o maestro empolga quem ouve suas obras.

      Uma das primeiras instituições do gênero a surgir numa cidade do interior, a Sinfônica de Americana passou por muitas transformações no decorrer dos anos, desde o trabalho inicial de seus pioneiros, que eram movidos pelo amor à arte musical no melhor dos sentidos. Merecem destaque, sem dúvida, o maestro Danunzio Benencase e o violinista e luthier, Agostinho Paparotti. A Sinfônica contou com a contribuição de músicos de diferentes perfis, que imprimiram cada qual sua marca atuando como regentes titulares - a exemplo de Carlos Kaminsky, Parcival Módolo e Carlos Lima. Já atuaram junto à Orquestra grandes nomes da música erudita, tanto solistas como regentes, e também artistas e grupos consagrados de nossa música popular. A Orquestra é mantida integralmente pela administração municipal de Americana, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).

      Ingressos na bilheteria do teatro, das 16 às 21 horas, (20 e 10 reais, inteira e meia, respectivamente).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •