• NOTICIAS

      23/10/2018 | Vila Educa Week trata-se do Estudo do Meio

      Região de Campinas ganha espaço para estudo do Meio de Ciências Naturais e Educação Ambiental

      Programa Vila Educa Week vai oferecer a estudantes e grupos uma experiência científica vivida de forma lúdica

      Localizado numa propriedade rural no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), o Restaurante Vila Paraíso é conhecido por sua excelência gastronômica e exuberante área em meio à natureza para as famílias curtirem os finais de semana. Pensando em utilizar este ambiente natural inserido em Área de Proteção Ambiental (APA), o restaurante lança uma nova proposta pedagógica de estudos relacionados a preservação ambiental: o Projeto Vila Educa Week, que trata o Estudo do Meio.

      O Vila Educa Week é um programa que foi integralmente desenvolvido com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para atender a grade curricular das instituições de ensino, orientando questões de ordem científica e cognitiva que, por sua vez, visa o Estudo do Meio de Ciências Naturais e Educação Ambiental através de visitas monitoradas e pré-agendadas, desenvolvidas das segundas as sextas-feiras.

      Este projeto liderado por Paula Arnoldi, bióloga e educadora ambiental, tem por objetivo a compatibilização e vivência dos conceitos estudados em sala de aula pertencentes à disciplina de ciências naturais, bem como sua transversalidade em educação ambiental, colaborando no desenvolvimento da criticidade de cidadãos mais conscientes.

      "Em função da pluralidade conceitual que o projeto apresenta, o Vila Educa Week possui flexibilidade e autonomia para ser aplicado a todos os anos letivos e grupo de pessoas interessadas nas ações pedagógicas e reflexivas proporcionadas através das obras educacionais", explica Paula. "Nossa proposta é oferecer aos alunos uma vivência única. Trata-se de experimentar a ciência e sentir-se parte dela. É a colaboração para o desenvolvimento intelectual não linear. É aflorar os sentidos, despertar o lado cognitivo e reflexivo relacionados ao ciclo orgânico da natureza, no qual fazemos parte" acrescenta ela, responsável pelo projeto Vila Educa Week.

      O Vila Educa Weekse terá programação em tempo integral, das 8:30h às 16:30h, contemplando café da manhã e café da tarde da Padoca do Vila e o almoço no restaurante. Além de escolar, poderão participar da experiência grupos com no mínimo 10 participantes e máximo de 100 pessoas.

      Dentre as atividades oferecidas pelo programa, destacam-se a vivência em trilha em um fragmento de Mata Atlântica, onde os participantes terão experiências científicas e sensoriais em um trajeto de aproximadamente 2 quilômetros, todo sinalizado e com ampla estrutura de segurança; Container Sensorial; Horta Orgânica, onde os participantes irão estabelecer contato com a terra e plantar sua própria sementinha; compostagem e pomar pedagógico e, por fim, os estudantes irão literalmente colocar a mão na massa, realizando uma atividade de panificação na presença do Chef da casa.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •