• NOTICIAS

      14/02/2019 | Vera Cruz recebe Acreditação com Excelência

      Hospital Vera Cruz recebe Acreditação com Excelência da ONA, órgão referência em certificação hospitalar no Brasil

      Certificação ONA 3 é o nível máximo da acreditação, com foco em segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde

      O Hospital Vera Cruz conquistou a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) com o nível máximo: “Acreditado com Excelência”. Só recebem essa categoria de avaliação os serviços de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança dos pacientes.  A homologação ocorreu em dezembro de 2018, ano em que o Vera Cruz completou 75 anos de fundação.

      De acordo com a gerente de qualidade do Vera  Cruz, Claudia Matias, a atual Acreditação vem coroar a busca do Hospital Vera Cruz, que integra a Rede Hospital Care, pelo aperfeiçoamento constante de forma sistêmica e integrada. “A diretoria procurou voluntariamente um órgão externo de certificação para agregar valor aos seus serviços e aprimorar práticas, com um olhar a mais e diferente do nosso. A Acreditação provoca um avanço nas melhorias por referenciar com indicadores e evidências os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação. Além disso, a metodologia mantém avaliação regular e sistêmica para que todos os processos tenham o padrão esperado e resultados continuamente refinados. A meta final o bem-estar e cuidado centrado no paciente”.

      Claudia explica que o Hospital Vera Cruz sempre se diferenciou por buscar melhorias de seus sistemas e práticas inovadoras, com adesão a programas e iniciativas de qualidade desde a década de 1990. A conquista da Acreditação com Excelência é consequência do amadurecimento da estrutura, dos processos e dos resultados, compromisso da liderança e engajamento de todos os times de trabalho e profissionais envolvidos.

      Neste rol de atividades validadas e padronizadas estão todas as interfaces do Hospital num trabalho multidisciplinar e de sustentabilidade da organização, mapeados em 56 macro processos do Vera Cruz.  A gestão organizacional, a atenção ao paciente e suas famílias, as áreas de diagnóstico e terapêutica e toda gestão de apoio, bem como a relação com profissionais, responsabilidade sócio ambiental, com fornecedores, a tecnologia envolvida são algumas das esferas abordadas na metodologia, com ênfase em segurança e satisfação do pacientes e seus familiares.

      Claudia atribui a conquista da Acreditação com Excelência à constância de propósito de melhoria contínua e aprendizado que o Hospital ganhou em todo este tempo de experiência e busca pelo aprimoramento: “A mentalidade de estar alerta e vigilante e em prol de superação de resultados a todas as partes interessadas é permanente”, observa.


      Soma de esforços

      A chegada da Hospital Care, holding administradora de hospitais, ao Vera Cruz em junho de 2017 somou esforços à busca por oferecer os melhores serviços de saúde em Campinas. Referente à Acreditação com Excelência, Felipe Kotait Borba, diretor executivo de Mercado da Hospital Care, afirma: “Os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Hospital a um outro nível. O resultado dessa vitória traz incontáveis benefícios para a população de Campinas e região”.


      ONA

      A Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental. Não deve ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

      A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ONA conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

      O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência no País. O órgão certifica hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de Pronto Atendimento, home care, serviços de Hemoterapia, de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear, serviços odontológicos e programas de Saúde e Prevenção de Riscos.

      Informações: www.ona.org.br


      Sobre o Hospital Vera Cruz

      Em 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 157 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

      Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz tendo 65% das ações. Os outros 35% se mantém com 115 médicos acionistas. Em pouco mais de um ano, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.

      Há 30 anos o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

      Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br

      linkedin.com/company/hospital-vera-cruz





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •