• NOTICIAS

      08/10/2010 | Sinfônica apresenta obras de Elgar e Brahms

      A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realiza neste final de semana mais um Concerto Oficial da Série Azul. As apresentações acontecem no sábado, dia 9, às 20 horas e no domingo, dia 10, às 11 horas.
       
      Sob a regência do maestro Jamil Maluf, serão executadas a obra Variações Enigma, de Edgar Elgar, peça composta por 14 variações elaboradas a partir de um tema que Elgar jamais revelou; e também o Concerto para Piano No. 2 de Johannes Brahms. A apresentação contará, ainda, com o pianista Fernando Lopes.
       
      No sábado, às 10h, a Sinfônica realiza um ensaio geral aberto à população. Realizado em parceria com o Banco de Alimentos de Campinas, os ensaios visam à conscientização social e a popularização da música erudita. Os interessados em participar do evento devem entregar, como entrada, um quilo de alimento não perecível.
       
      Convidado
       
      Fernando Lopes, natural do Rio de Janeiro, teve como mestres Arnaldo Estrella, Magda Tagliaferro e Bruno Seidlhofer. Foi destaque no Concursos Internacional do Rio de Janeiro, em 1957, recebeu o Prêmio Presidente da República e de Genebra, em 1961. O sucesso foi evidenciado quando conquistou o Grande Prêmio Schelling, concedido pelo Cômite de Organização de todo o Concurso Internacional, com sede na Suíça.
       
      Como educador, lecionou na Universidade Federal da Bahia, dirigindo a Escola de Música e Artes Cênicas, e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se aposentou como Professor Titular.
       
      Tem se apresentado em todo o Brasil, além de Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Alemanha e Romênia, sempre com amplo sucesso de público e da crítica especializada.
       
      Em 2003 recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte o prêmio de melhor instrumentista do ano.
       
      Maestro
       
      Nascido em Piracicaba, Jamil Maluf estudou em São Paulo e completou sua formação musical na Alemanha. De volta ao Brasil, foi regente titular da Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Sinfônica Jovem Municipal e da Sinfônica do Paraná. Recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra em 1985, pela Ordem dos Músicos do Brasil e por quatro vezes (1980, 1986, 2000 e 2003) pela APCA. Em 1996 recebeu do Governo do Estado o Prêmio Carlos Gomes na categoria de Regente de Ópera e, em 1997, o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano.
       
      Como compositor de trilhas sonoras para teatro, Jamil recebeu, em 1999, o prêmio Apetesp pela peça Espias. Em 2000 o APCA por Imago e, em 2002, o Prêmio Panamco pela peça A Mão. Maluf criou ainda o programa Primeiro Movimento (TV Cultura), Palheta (Cultura FM), as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto. Em 2005 assumiu a direção artística do TMSP até o ano de 2009



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •