• NOTICIAS

      28/05/2019 | Centro de Ciências, Letras e Artes dia 31/05

      Nádia Zanotello canta canções ciganas no CCLA


      A soprano indaiatubense Nádia Zanotello, radicada na Alemanha, em Leipzig, onde desenvolve sua carreira de cantora lírica, se apresenta no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), na próxima sexta-feira, dia 31, às 20 horas, com um recital solo, acompanhada pelo pianista José Francisco da Costa. Para esse programa, Nádia selecionou canções ciganas, escritas por grandes mestres da Música, como: as Canções Ciganas n⁰s. 1, 2 4 e 5, de Antonin Dvörak; Hör ich Cymbalklange -  Ziegeunerlieb (O Amor Cigano), de Franz Lehar; Spiel auf deiner Geige – (Venus in Seide - Vênus em Seda), de R. Stolz; Canções Ciganas n⁰s. 1 e 2, de J. Brahms; Les filles de Cadix, de Leo Delibes; Klänge der Heimat – (Die Fledermaus - O Morcêgo), e So elend und so true, – Zeigeunerbaron (O Barão Cigano), ambas de J. Strauss; Il Bacio, de Arditi; Meine Lippen sie Küssen so Heiss – (Giudita), de F. Lehar; Heia in den Bergen – (Csardasfürstin - Princesa das Csárdás) e, Höre ich Ziegeunergeige – (Gräfin Mariza - Condessa Mariza), estas duas do compositor Emmerich Kálmán.
       

      "Ao longo dos séculos, os ciganos conservaram muito bem a tradicional música e dança características de seu povo. Sob influência forte das culturas espanhola e do leste europeu, esse ritmo tem presença marcante do violino em quase todas as obras conhecidas. Por sua rica diversidade, a música cigana encantou até os clássicos Liszt e Beethoven, que buscaram inspiração no ritmo para suas composições. Tanto a música, quanto a dança cigana, sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. Há exemplos na literatura, na poesia e na música que retratam muito do mistério que envolve a arte, a cultura e a trajetória desse povo. Entre os clássicos, destaque para a obra de Franz Liszt que se inspirou na cultura cigana para a composição de sua vasta obra", (Concertino).

       

      Nádia Zanotello é bacharel em música, com habilitação em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Complementou seus estudos de canto na École Normale de Musique, de Paris, com Alfred Cortot. Atualmente integra a classe de canto do Soprano alemão Regina Werner Dietrich. Dentre suas amplas experiências profissionais foi solista em obras como "O Messias" de G. F. Händel junto à Orquestra sinfônica da Unicamp e a "Missa em dó Maior" de L. van Beethoven junto à orquestra do Festival de música de Londrina. Interpretou o poema sinfônico "Colombo - Isabel de Castela" de Carlos Gomes na reinauguração do Teatro Castro Mendes junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob Regência de Victor Hugo Toro (Chile).
       

      Tem se apresentado em recitais e concertos no Brasil e Europa, além de ter participado de vários Masterclass com renomados professores do mundo todo. Foi destaque no festival de Bel Canto 2014 sob orientação do Mezzosoprano Fiorenza Cossotto em Viena - Áustria. Solou junto à Leipziger Symphonie Orchester, em Torgau, na Alemanha, na Sächsicher Oper Akademie. Destacou-se no papel de Vitellia na Ópera 'La Clemenza di Tito', de Mozart, no castelo de Henfenfeld, na Alemanha. Agora, em junho, estreará no papel título da Tosca, de G. Puccini, também no castelo de Henfenfeld. Nádia ganhou o prêmio de "Melhor intérprete de Carlos Gomes", no concurso Incentivo à jovens cantores líricos em 2012, em Campinas, certame este realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, CCLA e ABAL Campinas; prêmio de incentivo no "Bauru – Atlanta Competition – 2013" e condecorada com a Medalha Carlos Gomes – 2013, pela Câmara de Vereadores de Campinas.
       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •