• NOTICIAS

      24/07/2019 | Hospital Vera Cruz - Lei Lucas

      Curso gratuito para professores

      Hospital Vera Cruz colabora para cumprimento da Lei Lucas e ensina primeiros socorros para profissionais da rede pública de ensino

      Capacitação da Fundação Roberto Rocha Brito, mantida pelo Vera Cruz, orienta ao atendimento de emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas
      curso primeiros socorros vera cruz campinas

      A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas, promove treinamento gratuito em Primeiros Socorros para professores e monitores da rede pública de ensino em 31 de julho, em três turmas, com duas horas e meia de duração cada. Neste formato, a capacitação abrange o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória, como infarto, AVC e engasgo. O aprendizado do curso pode ser aplicado em adultos, crianças e bebês.

      O objetivo é colaborar com a aplicação da Lei Lucas, sancionada em Campinas em maio de 2018, replicada posteriormente em diversos municípios do Brasil, culminando como Lei Federal em outubro do ano passado. A lei estipula que funcionários e professores de escolas públicas e privadas, de ensino infantil em todo o País, conheçam os procedimentos de primeiros socorros.

      De acordo com a coordenadora administrativa da Fundação, Eliane Pinheiro, a expectativa é a de que perto de 100 educadores participem da iniciativa. "O curso permite a rápida identificação do problema – se infarto, AVC e engasgo –, conduz à correta sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar e prepara a pessoa para usar o DEA, Desfibrilador Externo Automático", adianta.

      O curso de primeiros socorros é uma das diversas capacitações na área de saúde que a Fundação Roberto Rocha Brito oferece. Criada por médicos do Hospital Vera Cruz há 30 anos com o objetivo de garantir atualização e especialização da equipe do hospital, a FRRB abre ainda a possibilidade de profissionais de outros hospitais e também a população de que participem de cursos com os mais variados temas do segmento.

      A FRRB é credenciada da American Heart Association e mantém o Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli, que oferece salas de aula, anfiteatro, equipamentos e professores qualificados.

      Lei Lucas

      A Lei Lucas – Nº 15.595, sancionada em Campinas em 2 de maio de 2018 e que inspirou a regulamentação para todo o País, foi motivada pela morte do menino campineiro Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu ao engasgar com a comida em um passeio escolar em 2017. Ninguém sabia como socorrê-lo. Naquela ocasião, especialistas que examinaram o corpo do estudante afirmaram que manobras de salvamento feitas por alguém que tivesse conhecimento básico de socorrismo poderiam evitar a sua morte.

      Só em 2016, com base nos registros do Ministério da Saúde, mais de 2,3 mil crianças de zero a 14 anos morreram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar os primeiros socorros. Destas vítimas, mais de 800 foram por sufocamento.

      Serviço
      Curso de primeiros socorros
      Treinamento prático de RCP e uso do DEA em adultos e crianças e manobras para desobstrução de vias aéreas
      Data: 31 de julho
      Horários: Turma 1– das 8h às 10h30/ Turma 2: das 10h30 às 13h/ Turma 3, das 13h às 15h30
      Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Inclui certificado da FRRB
      Capacidade: mínimo de 12 pessoas e máximo de 30 pessoas por turma
      Informações e inscrições: frrb@hospitalveracruz.com.br ou pelos telefones (19) 3734.3196/ 3122/ 3349/ Whatsapp: (19) 99213-2429
      Local: Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz - Rua Marechal Deodoro, 423, Centro - Campinas
      Mais informações: http://frrb.com.br

      Sobre o Hospital Vera Cruz

      Em 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

      Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz tendo 65% das ações. Os outros 35% se mantém com 115 médicos acionistas. Em pouco mais de um ano, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.

      Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br
      linkedin.com/company/hospital-vera-cruz





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •