• NOTICIAS

      12/09/2019 | Expoflora - chefs confeiteiros e suas criações

      Na Expoflora, chefs confeiteiros criam doces inspirados em flores

      No Parque de Flores e Sabores da Expoflora a gastronomia exerce, também, uma forte atração de visitantes. Por isso, os chefs dos restaurantes e confeitarias instalados no evento criaram, entre outros doces, a tulipa de chocolate. O evento acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, localizada a 140 km de São Paulo

      Não apenas as flores de Holambra atraem os mais de 300 mil turistas ao evento, todos os anos. A gastronomia holandesa, também. Por isso, os chefes das confeitarias e restaurantes instalados no parque sempre oferecem sugestões “de encher os olhos e de dar água na boca”. Este ano, as flores também serviram de inspiração para os doces que podem ser saboreados como sobremesa, ou acompanhados por um delicioso cafezinho enquanto o visitante contempla o parque nas confeitarias ou sentado nas mesas sob a sombra das árvores.


      O chef Pablo Schoenmaker, do Casa Bela Restaurante apresenta a “Tulipa de chocolate”. Trata-se de um doce de chocolate com creme de avelã com flocos de arroz e de baunilha no formato da flor símbolo da Holanda. Outras novidades do Casa Bela são o pavê de stroopwaffel e as novas versões do poffertjes (fofinhos) com cobertura de requeijão cremoso com goiabada e, na opção salgada, com requeijão cremoso e bacon crispy. Tradicionalmente, essa espécie de panquequinha feita em frigideira especial com pequenas cavidades de cerca de 3 cm de diâmetro para dar o formato ideal ao doce, é servida com manteiga e açúcar (tradicional) ou com morango e chantilly.
       

      A curiosidade é que esse doce vendido nas ruas das principais cidades da Holanda desde século XVIII, é, na verdade, francês.  Na época de Napoleão, com a escassez de farinha de trigo e sobra de trigo sarraceno, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas para a produção de hóstias, dando origem ao poffertjes. Com o passar do tempo a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa por seus “fofinhos”.


      O chef Frank Martin Gerritsen, da Confeitaria Martin Holandesa criou, este ano, o “Schuim gebak” (merengue holandês), uma base de suspiro recheado com creme de baunilha, frutas, geleia de brilho e chantilly. Para o restaurante Pannekoek, Frank Gerritsen elaborou o “Kipsatê”, um filet de frango ao molho satê (à base de amendoim, pimenta, leite de coco e molho de soja) servido com arroz típico holandês e batatas fritas.

       

      A Confeitaria Doce de Rosas também traz novidades: o “Kersen strudel”, uma tradicional massa holandesa recheada com geleia de cereja. E a Oma Beppi introduziu mais dois recheios ao stroopwafel - café e abacaxi com gengibre -. O recheio tradicional é o caramelo, mas há anos a própria Oma Beppi já criou a bolacha com recheio também de chocolate. Conta-se que o stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda, única a produzi-lo até 1870. Teria sidocriado pelo padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, com as sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com um caramelo.
       

      Área de alimentação

      O parque da Expoflora conta com uma ampla área de 250 mil metros quadrados onde funcionam duas grandes praças de alimentação com 16 lanchonetes, além de sete restaurantes (desde fast-food a comidas nacionais e típicas holandesas) e duas confeitarias. O evento acontece entre 30 de agosto e 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, localizada a 140 km de São Paulo. Os ingressos custam R$ 52,00 e são vendidos nas bilheterias, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br



      Sobre a Expoflora

      A Expoflora é realizada entre agosto e setembro para dar as boas-vindas à primavera. Trata-se da maior exposição de arranjos florais da América Latina, promovida em Holambra, antiga colônia holandesa - hoje um município de 15 mil habitantes - que responde por quase a metade de todo o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.

      Entre as atrações do evento estão a Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, o Passeio Turístico (que inclui city tour por Holambra e visita a uma fazenda produtora de flores), danças típicas e a culinária holandesa, além de parque de diversões, minissítio e visita ao Museu de Holambra. Grande parte da área do parque é coberta para conforto dos visitantes. O evento tem o patrocínio da Amstel, Coca-Cola Femsa, Água Mineral Crystal e Ultragaz, com o apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.


      Serviço
      38ª Expoflora
      Localização: Holambra – SP
      Data: 30 de agosto a 29 de setembro de 2019, de sexta a domingo
      Horário: das 9h às 19h
      Ingressos: R$ 52,00 na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br
      Ingressos para grupos: (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168- 3600 e centraldereservas@expoflora.com.br, laercio@expoflora.com.br e reservas@expoflora.com.br.
      Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

      #Expoflora #chef #confeitaria #doces #gastronomia #vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •