• NOTICIAS

      14/09/2019 | Maternidade de Campinas-Dia Mundial da Segurança

      Hospital Maternidade de Campinas promove campanha por maior segurança dos pacientes

      A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 134 milhões de pacientes sofram eventos adversos decorrentes dos períodos de internação e de prestação de assistência à saúde. Em países de baixa e média renda, são mais de dois milhões de mortes causadas por esses eventos e, nos de maior renda, um em cada dez pacientes sofre alguma consequência por não ter ou não seguir as orientações corretas. A campanha da instituição envolverá colaboradores, corpo clínico e pacientes

      Na semana de 16 a 20 de setembro, a fachada do Hospital Maternidade de Campinas receberá a iluminação em laranja, cor oficial do “Dia Mundial da Segurança do Paciente”, comemorado em 17 de setembro e instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em apoio a uma estratégia global - envolvendo as pessoas enfermas -, que prioriza a redução das ocorrências dentro e fora das instituições. O tema da campanha de 2019 é “Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global” com o slogan “Vamos lutar pela segurança do paciente!”.

      Consideram-se riscos à segurança do paciente atitudes simples, como a sua identificação incorreta por meio de pulseiras, até eventuais quedas pela não observância da elevação das barras do leito, por exemplo. O paciente, por sua vez, também se coloca em risco ao não informar corretamente os seus sintomas à equipe de saúde ou ao não cumprir fielmente as recomendações médicas durante e após o atendimento - como ingerir corretamente medicamentos e evitar esforços, entre outras.

      O assunto é preocupante, pois estima-se que, por ano, 134 milhões de pacientes sofram eventos adversos decorrentes dos períodos de internação e de prestação de assistência à saúde. Em países de baixa e média renda, são mais de dois milhões de mortes causadas por esses eventos. Em países de maior renda, um em cada dez pacientes sofre alguma consequência por não ter ou não seguir as orientações corretas. Com a proposta de reduzir os eventos adversos com pacientes decorrentes da prestação de assistência de saúde, a OMS definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Todas as instituições de saúde foram convocadas a aderir à campanha.

      O Hospital Maternidade de Campinas, além da iluminação da fachada, intensificará a comunicação visual com displays nas mesas do refeitório, no almoço e no jantar, para a colocação de cartazes oficiais da campanha nos quadros de comunicação interna. A instituição utilizará suas redes sociais em uma ampla ação com o público externo. Com os colaboradores, será realizada uma campanha de criação de frases de incentivo à segurança dos pacientes para posterior divulgação nas redes sociais, usando as hashtags oficiais do movimento #segurançadopaciente e #diamundialdasegurança. Haverá premiação para as frases mais votadas pelo público interno.

       “Vamos conversar não somente com profissionais de saúde, mas com os pacientes e familiares, explicando sobre a importância de cumprimento dos protocolos e das ações seguras durante o período de internação. A participação do paciente e dos familiares é fundamental”, lembra Karen Lopes de Vasconcelos Wilden, gerente de Qualidade do Hospital Maternidade de Campinas.

      A conscientização do paciente passa pela informação clara e real dos sintomas ao procurar os profissionais de saúde e pelo cumprimento de suas orientações e instruções no momento da alta.

      “Ações e atitudes simples fazem a diferença. Há casos em que o paciente é orientado, por exemplo, a chamar a enfermagem quando necessita ir ao banheiro. No entanto, sob o pretexto de não “incomodar” os enfermeiros, ele se levanta sozinho e pode apresentar tonturas e sofrer uma queda. Ele precisa conhecer os riscos do não cumprimento das orientações para também contribuir com a redução desses números”, exemplifica Karen.

      Padrão mundial

      O Hospital Maternidade de Campinas está dentro dos padrões mundiais de qualidade e segurança do paciente, sendo certificado nacionalmente como “Acreditado Pleno Nível 2”, que tem como um dos pilares a segurança do paciente.

      Trata-se de um processo voluntário de avaliação externa. Para receber essa acreditação, são identificados e notificados todos os eventos adversos relacionados à saúde para o mapeamento das oportunidades de melhoria e execução dos planos de ação que promovam o aperfeiçoamento contínuo dos processos. Além disso, o hospital precisa comprovar o respeito a todas as exigências legais da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/15, que prevê, entre outras normas, a criação de um Núcleo de Segurança do Paciente para implantação, acompanhamento e cumprimento das práticas recomendadas.

      Sobre o Hospital Maternidade de Campinas

      O Hospital Maternidade de Campinas foi fundado em 12 de outubro de 1913 diante da necessidade de se ter um hospital que atendesse as mães carentes. Foi o primeiro hospital de Campinas com condições de oferecer às mulheres o apoio e o cuidado necessários no momento do parto. São mais de 100 anos de portas abertas, 24 horas ininterruptas por dia.

      Hoje, o Hospital Maternidade de Campinas é um hospital filantrópico sustentável de referência regional e representatividade nacional no atendimento à saúde da mulher. Promove mais de 23 mil internações mensais e cerca de 900 partos por mês, que representam praticamente a metade de todos os nascimentos ocorridos na RMC – Região Metropolitana de Campinas.  Mais de 60% dos atendimentos são dedicados ao SUS.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •