• NOTICIAS

      08/11/2010 | I Mostra de Arte Afro-Brasileira e Indígena

      A I Mostra de Arte Afro-Brasileira e Indígena promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta terça-feira, dia 9 de novembro, com atividades abertas ao público em geral. Já os servidores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar do I Colóquio Temático Educar para Igualdade. Os eventos fazem parte das atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra e acontecem no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – CIS (antiga Estação Guanabara), que fica na Rua Mário Siqueira, nº 829 – no Guanabara.

      O objetivo desta primeira edição da Mostra de Arte é enfocar a cultura material através da diversidade de itens que fazem parte do dia a dia dos povos indígenas e afro-brasileiros, buscando exibir as mais variadas soluções cênicas para retratar a beleza estética e a funcionalidade que cada povo imprimiu a seus artefatos.

       

      Os curadores da I Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira e Indígena vêm há mais de 15 anos desenvolvendo um intenso trabalho de divulgação da cultura indígena e da arte popular através de atividades no Brasil e no exterior, acumulando ao longo de anos de estudos e pesquisas, inclusive de campo, consistência museológica e qualidade estética, possibilitando a realização de eventos voltados ao público estudantil, profissionais e visitantes.


      Nesta edição de 2010, o evento disponibilizará ao público presente um pequeno recorte da coleção particular de Ruben Pereira de Ávila, que ao longo de três décadas coleciona valiosas peças que compõem várias exposições significativas sobre o tema.

      Ávila destaca a influência desses povos na cultura do nosso País. “Sem dúvida, índios e afro-descendentes contribuíram muito para a cultura nacional se caracterizando como um subproduto importante para nos identificarmos como brasileiros”.

       
      É importante lembrar que os eventos vêm ao encontro da legislação pertinente, regulamentada pelas leis federais 10.639/03 e 11.645/08 que modificam artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -lei nº 9.394/96 - para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, e pela lei municipal 11.128/02 que institui o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como feriado municipal em Campinas, e a 12.480/06, que institui o Mês da Consciência Negra na cidade.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •