• NOTICIAS

      30/10/2019 | Centro de Ciências, Letras e Artes

      CCLA: 118 ANOS RICOS DE VIDA CULTURAL

      Érika Andrade, Natália Hubner, Kohdo Tanaka e José Francisco da Costa (piano)

      Mais que secular, fundada em 31 de outubro de 1901 por César Bierrembach, Prof. Coelho Neto, Sant’Anna Gomes, José de Campos Novaes, entre outros, festeja sua trajetória de contribuições culturais a Campinas. Trata-se do Centro de Ciências, Letras e Artes. Marca essa data no CCLA, quinta-feira, 31/10, às 19h30, no auditório Eng. Marino Ziggiatti (rua Bernardino de Campos, 989, Centro – tel. 3231-2567) a palestra, abordando aspectos específicos da história da instituição, da ex-presidente da entidade, escritora Dayz Peixoto Fonseca e, também, um recital com a participação das sopranos Natália Hubner e Érika Andrade, premiadas no concurso estímulo para cantores realizado no Mês Carlos Gomes, e o tenor Kohdo Tanaka, de Osaka, Japão, com José Francisco da Costa ao piano. Natália Hubner foi vencedora este ano da Melhor Voz Feminina, enquanto que Érika Andrade foi laureada como Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes, em 2015.


      A soprano Natália Hubner é bacharel em canto lírico pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo); Pós-graduada em Canto e Expressão; vencedora da X Edição do Concurso de Canto Nacional Villa Lobos, na categoria de “Melhor Intérprete Capixaba”; semifinalista do Concurso de Canto Lírico Linus Lerner Voice Competition no Festival de Ópera de San Luis Potosì - México 2017; ganhadora do segundo prêmio no Concurso de Canto Lírico de Vinhedo em 2018. Com experiência no cinema e no teatro atualmente está em cartaz no musical “O Fantasma da Ópera” como cover de Carlotta Giudicelli e integra o naipe dos sopranos do Ensemble. Interpretou vários papéis em óperas, oratórios e concertos. Atualmente tem como orientador vocal o Baixo Barítono Lício Bruno. É a Melhor Voz Feminina no XII Concurso Estímulo para Cantores Líricos da Secretaria de Cultura de Campinas, CCLA e ABAL Campinas.


      Érika Andrade é atriz pelo Conservatório Carlos Gomes, Campinas, e bacharel em canto lírico pela UNICAMP. Trabalhou com grandes nomes como Kathryn Hartgroove (USA), Hanz-Peter Schurz (Alemanha) e Isaac Karabtchevsky. Solista nas óperas Bastien und Bastienne; Dido e Eneas, Gianni Schicchi, dentre outras. Foi acompanhada por orquestras de São Paulo, como Sinfônicas de Campinas, Limeira, Americana, Botucatu, Mogi Guaçu, Sorocaba e Orthesp. Em maio de 2011 participou do festival de corais Mundus Cantat, em Sopot – Polônia, com o Coro Academia Concerto. Atuou como cantora do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí entre 2012 e2014. Como camerista, solou importantes concertos como Carmina Burana e Catulli Carmina (Carl Orff), Stabat Mater (Pergolesi) Exultate, Jubilate e Vesperaes Solennes di Confessori (Mozart), dentre outros. Participou do programa Prelúdio, da TV Cultura (2013), com o maestro Júlio Medaglia e da ópera Ártemis (Theatro São Pedro-SP), com os maestros Emiliano Patarra e Luiz Fernando Malheiro. Solista da temporada 2015 do Theatro São Pedro (SP), foi premiada no VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, como Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes, e no I Concurso de Canto de Vinhedo AMUVI. Recebeu em 2016 a Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, da Câmara Municipal de Campinas por sua atividade artística na cidade preservando a obra do maestro em sua terra natal. Atua como cantora, orientadora vocal, produtora, atriz e dubladora.


      A trajetória do Centro de Ciências, Letras e Artes está diretamente associada a momentos e personagens relevantes da história de Campinas e do Brasil. Santos Dumont, Rui Barbosa, José de Castro Mendes, Henrique de Oliveira Júnior, Marino Ziggiatti, Dayz Peixoto são apenas alguns dos muitos nomes de destaque vinculados à história do CCLA. Preservar a memória e a história sempre foi uma preocupação central do CCLA, o que pode ser confirmado pelo seu empenho em sediar dois museus, os dedicados a Carlos Gomes e a Campos Salles. A ativa participação, no seu corpo de colaboradores, de importantes historiadores, torna o CCLA um dos espaços privilegiados para o debate de aspectos e momentos significativos para a história local e nacional. A volumosa biblioteca tem sido fonte para muitos estudos e pesquisas de caráter histórico, robustecendo teses de pós-graduação e doutorado das melhores universidades brasileiras.


      O tenor Kohdo Tanaka é graduado em Música pela Universidade Nacional de Shimane. Em 1968 se apresentou na União Soviética e Europa Oriental. Entre 1970 e 1973 foi bolsista do Conservatório Nacional de Música G. Verdi, de Milão, Itália. Em 1978, participou do Seminário Internacional de Ópera Mario del Mônaco - Grande Tenor do Século. De 1986 a 1987 foi bolsista do Instituto Nacional de Treinamento de Ópera “Carlo Coccia”. Participou de 10 turnês patrocinadas pela Fundação de Intercâmbio Internacional do Japão. Figuram em seu repertório as óperas Cavalleria Rusticana, Pagliacci, Carmen, Ernani, Aida, La Forza del destino, Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Manon Lescaut, Il Tabarro, entre outras.

      Em 2010 realizou trinta e seis vezes o “Recital Comemorativo do Jubileu de Ouro 50 anos do Tenor Kohdo Tanaka”, no Japão e no Brasil. Prêmios: Prêmio Cultural “Mina de Prata Iwami” (Patrimônio Mundial), Prêmio Artístico da Itália, Prêmio Artístico (Prefeitura de Miami, FL), Prêmio da Secretária Geral de Cultura (Assunção, Paraguai), a Câmara Municipal de Campinas lhe outorgou a “Medalha Carlos Gomes”, Prêmio musical da Comemoração do Centenário de Imigração Japonesa ao Brasil, Prêmio pela apresentação no Teatro Palma de Ouro da Estância Turística de Salto, em comemoração aos 120 anos de Amizade Brasil-Japão e dos 107 anos da Imigração Japonesa, Prêmio pela apresentação no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas no “Recital da Amizade Kohdo Tanaka e seus Convidados”, em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade e Comércio entre Brasil-Japão, Homenageado com o Certificado de Agradecimento pela Câmara Municipal de Presidente Prudente. A Câmara de Campinas concedeu-lhe, também, o “Diploma de Mérito Cultural”, Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo seus 80 anos e 20º Turnê pelo Brasil. Homenageado pela Associação Nipo-Brasileira de Salto (SP) pelo Recital de 80 anos - uma vida dedicada ao canto lírico. Recebeu 80 prêmios internacionais, entre as quais, a Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, “Comenda Kasato Maru”. Gravou 10 CDs e 9 DVDs. Realizou 710 apresenta- ções internacionais, sendo no total, aproximadamente 2200 apresentações nacionais e internacionais. É membro da Associação Brasileira de Artistas Líricos (ABAL) e Jurado do Concurso de Cantores de Ópera. Precursor do curso de ópera na Unicamp.


      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •