• Gastronomia

      05/02/2021 | Abrasel RMC-Bares e Restaurantes abertos

      Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RMC)

      Empresários de restaurantes da RMC enxergam com alívio e apreensão a reabertura neste final de semana

      Segmento espera bom movimento no almoço; abertura à noite, até 20h, deverá ter baixo impacto, avaliam

      Com o fim da fase vermelha do Plano São Paulo, que fechou o comércio no último final de semana e dois finais de semana em dezembro, restaurantes e bares voltam a abrir as portas para atendimento presencial neste final de semana na região de Campinas. A expectativa dos empresários do setor é de alívio por poder movimentar a casa e gerar vendas para pagar as contas e trazer de volta os funcionários. Ao mesmo tempo, causa apreensão o movimento no período noturno, já que o setor poderá receber clientes somente até às 20h.

       
      Fechado no último final de semana, até mesmo para delivery ou retirada, o Restaurante Vila Paraíso ficou sem faturamento. A abertura da casa neste final de semana é vista como um fator positivo pela Gerente de Marketing Fernanda Barreira. “A expectativa é de um movimento bom no horário de almoço de sábado e domingo”, acredita. Porém, a noite, com restrições de horário, é uma incógnita, segundo ela. “No período da noite o movimento anda bem baixo”, acrescenta.
       

      O empresário Sérgio De Simone, da churrascaria Rancho Colonial Grill, também acredita em um movimento bom na hora do almoço. “Se tivermos um dia quente, é possível ter um sábado com cara de domingo e um domingo com movimento normal da casa”.
       

      Já o funcionamento noturno causa apreensão no empresário. “A noite não espero nada. As pessoas estão mais recolhidas, sem grande movimento nas ruas, sem euforia”, explica, acrescentando: “não vejo dinheiro circulando na praça”. A casa funcionará com sistemas de delivery e retirada nos dois períodos.


      Dino Ramos, sócio do Dom Brejas, vê a reabertura com alívio. “A expectativa de retomada é boa e deve ajudar muito neste momento delicado. “Com a reabertura, mesmo com as limitações, podemos voltar a comprar de nossos fornecedores e chamar funcionários extras novamente Pra gente deve ajudar muito.
       

      Com cerca de 100 unidades no Brasil divididas em várias marcas, como Lanchão, Old Dog, XPicanha e Mix Potato, o diretor do Lanchão Brasil Roger Domingues vê a reabertura em duas perspectivas. No caso das lojas localizadas em shoppings centers, a expectativa de retomada é boa, já que elas permaneceram fechadas no último final de semana e com funcionamento restrito nos dias de semana. “Com o shopping reabrindo sábado e domingo, as lojas poderão ter faturamento em um momento delicado”, explica, ressaltando que as vendas não deverão ser grandes, com o receito das pessoas. “Tirar o pensamento negativo e de medo das pessoas ainda vai ser um pouco difícil. Todo o quadro da pandemia gerou um caos para os negócios”.


      Para as lojas de ruas, ele diz que a fase laranja, onde o recebimento de clientes está limitado a até 20h, ele não enxerga um cenário positivo. “A parte noturna continua ruim para nós, uma vez que 20 horas é o horário em que as pessoas costumam sair de casa, mas não poderemos receber nos salões”. Para estes estabelecimentos, a aposta continua sendo as vendas por delivery, retirada e consumo no carro.
       

      De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), a cada final de semana fechado com a fase vermelha o setor tem um prejuízo de R$ 80 milhões somente na RMC.
       

      Com a regressão de fase nesta semana, com o comércio podendo funcionar, com restrições de horário à noite, este prejuízo deverá cair para R$ 60 milhões. Isso porque os bares, constituídos por sua grande maioria por micro e pequenos negócios e que representam cerca de 30% do setor, continuam impedidos de abrir para atendimento presencial. Outro fator importante é que o movimento noturno responde por 54% do consumo do setor de alimentação fora do lar, com pico entre 20h30 e 22h.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •