NOTICIAS
Comunicado Abrasel RMC – Coronavírus
Abrasel RMC recomenda novas medidas para bares e restaurantes no combate ao coronavírus
Pensando primeiramente na saúde pública dos clientes e funcionários – e familiares - de bares e restaurantes diante da crise do coronavírus (COVID-19), que tem mobilizado as autoridades públicas e sanitárias de todo o País, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) decidiu encaminhar diversas recomendações aos associados e estabelecimentos da região.
As medidas sugeridas - funcionamento, atendimento e boas práticas de saúde - têm como finalidade manter maior distância entre os clientes dentro do estabelecimento e garantir a saúde de cada um, neste momento delicado mundialmente. Vale lembrar que o setor de Alimentação Fora do Lar conta com cerca de 12 mil estabelecimentos ativos na RMC, empregando mais de 60 mil funcionários.
A Abrasel, através de suas diretorias nacional e regional, têm mantido contato constante com as autoridades públicas, com o objetivo de ajudá-las a encontrar soluções. Nesta segunda-feira, o Presidente Executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, esteve reunido com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministros, para levar as preocupações do setor de alimentação fora do lar com esta crise provocada pelo coronavírus.
Medidas recomendadas:
- Distância mínima de 1 metro entre as cadeiras;
- Manter uma distância mínima de dois metros entre as mesas;
- Reduzir aglomeração de clientes dentro de casa;
- Manter e ampliar as normas de higienização, com vista a garantir o mínimo de segurança do cliente durante sua estadia no estabelecimento;
- Orientar os funcionários do atendimento para que não tenham contato com os clientes – evitar cumprimentar com aperto de mão ou outro tipo de contato;
- Orientar o funcionário a aumentar a higienização com maior freqüência.
Para o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason,a entidade entende que estas medidas podem ser de grande valia neste momento, impulsionando as boas práticas de saúde e ajudar o Brasil e a região a superar este momento delicado.
Além das novas recomendações, a Abrasel também disponibilizou aos associados, donos de bares e restaurantes e clientes, um manual com boas práticas de higiene. O material, gratuito, está disponível no site: https://abrasel.com.br/
PRINCIPAIS PONTOS DO GUIA:
Converse com os funcionários - Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Oriente para que eles se vacinem contra a gripe comum - isso não evita o contágio por coronavírus, mas diminui os casos de gripe (que podem ser confundidos com Covid-19) e desafoga o sistema de saúde.
Lavar as Mãos - É um dos itens mais importantes para todos - desde o pessoal da cozinha, salão/atendimento e até os clientes. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.
Higienização - Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas - ao retirar restos de alimentos, por exemplo. Ao disponibilizar talheres, pratos ou copos para os clientes é preciso seguir as boas práticas, também. O funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.
Ar condicionado - Mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e manutenção em dia.
Notícias Falsas - Desde o aparecimento da Covid-19, diversas notícias falsas têm surgido. Algumas delas fazem referência a falsas soluções e remédios caseiros inúteis. Evite passar adiante informações que não vieram de fonte confiável. Na dúvida, consulte o canal disponibilizado pelo Ministério da Saúde para combater as chamadas fake news: https://saude.gov.br/fakenews .
A indicação é que o material seja colocado em lugar de evidência para o conhecimento dos clientes e também divulgado entre a equipe de atendimento e cozinha.