• NOTICIAS

      03/12/2010 | McDonald’s chega ao número 600 no Brasil

      McDonald’s chega ao restaurante de número 600 no Brasil

       Novo restaurante fica em Piracicaba, interior de São Paulo, e conta com novo padrão de decoração e conceitos sustentáveis
       
       Rede alcança recorde em número de pontos de venda do setor
       
       Marca no Brasil consolida a posição da Arcos Dorados como maior operadora de restaurantes da América Latina e a maior franquia do McDonald’s no mundo
       
       
      O McDonald’s Brasil, operado pela Arcos Dorados, maior operadora de restaurantes da América Latina e maior franquia do McDonald’s no mundo, presente em 19 países, inaugura seu restaurante de número 600, em Piracicaba (SP). Com isso, a marca se consolida no Brasil e na América Latina, com um total de 4 milhões de consumidores atendidos diariamente em 1800 restaurantes por 100 mil funcionários.
       
      Neste ano, a Rede chegou a seis novos mercados: Atibaia (SP), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Itaguaí (RJ), Palmas (TO) e Tubarão (SC). Ainda em 2010, a rede  vai chegar a Barretos (SP), consolidando a posição em 23 estados, 143 cidades e 1,6 milhão de consumidores atendidos. Além dos novos pontos de venda, 16 restaurantes passaram a adotar o novo pacote de decoração e seis novas unidades McCafé foram inauguradas.
       
      “Estamos cada vez mais próximos dos nossos clientes e chegar ao restaurante de número 600 demonstra um marco importante para a companhia, após 31 anos de operação no Brasil. Temos a convicção de que contribuímos para o crescimento do País, com geração de empregos – muitos deles o primeiro emprego forma com carteira assinada, com o desenvolvimento de fornecedores e serviços e produtos que fazem a diferença no mercado”, declara Marcelo Rabach, presidente da Arcos Dourados Brasil.
       
      O restaurante de Piracicaba – design moderno e intimista
       
      Localizado na Av. Independência, endereço central da cidade, o restaurante de número 600 da marca funcionará com sistema drive-thru em uma construção de 324 m2. O ponto de venda conta com 76 lugares internos e 28 externos. A nova unidade emprega 126 funcionários, a maioria deles em seu primeiro emprego. Destes, nove vieram promovidos de outros restaurantes, o que abriu a mesma quantidade de oportunidades de carreira nas outras unidades. A marca está presente em Piracicaba há 15 anos e conta com outras duas unidades na cidade.
       
      A abertura do novo restaurante de Piracicaba reforça a aposta da rede na interiorização em todas as regiões do País. Só no Estado de São Paulo, onde a Rede está presente desde 1981, foram inaugurados 11 novos restaurantes, sendo quatro na capital e sete nas cidades de Atibaia, Campinas, Guarujá, Ribeirão Preto e Sorocaba. Em 2009, a Rede ampliou sua atuação nas cidades de Araraquara, Diadema, Guarujá, Osasco, Barueri, Valinhos, Sorocaba e São Paulo, totalizando nove aberturas. Por conta da expansão no interior do Estado, em 2010, foi inaugurado um escritório regional da rede – o quarto no País -, com sede em Campinas.
       
      O McDonald’s de Piracicaba traz um conceito arquitetônico arrojado, seguindo um dos novos layouts de decoração da Rede na América Latina, que tem como principal objetivo tornar os restaurantes aconchegantes e personalizados para atender diferentes públicos, como estudantes, executivos ou famílias. Em estilo citrus green, que prima pela tendência à cor verde, o restaurante traz uma iluminação intimista e mesas mais amplas. 
       
      Entre os maiores e melhores empregadores do país
       
      Neste ano, pela 12ª vez, o McDonald’s está entre as 100 melhores empresas para trabalhar, segundo a pesquisa exclusiva publicada pela Revista Época do Great Place to Work® – instituição global que avalia o nível de confiança dos funcionários no ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das companhias.
       
      A pesquisa mostra o McDonald’s em primeiro lugar no ranking de empresas que mais contratam e em segundo lugar na categoria “Empresas mais Procuradas”. Só no ano passado, a rede recebeu 172.132 currículos e contratou 32.089 funcionários, sendo que 97% já terminaram ou estão cursando o Ensino Médio.
       
      A marca também ficou entre as 20 empresas que mais contratam mulheres e jovens. Os dados mostram que 91% dos funcionários têm menos de 25 anos e mais da metade são mulheres. A empresa não exige experiência, por isso muitos dos contratados estão no seu primeiro emprego formal.
       
      Um item retirado diretamente do questionário da pesquisa dos trabalhadores aponta que 71% estão satisfeitos no quesito “Desenvolvimento Profissional”. O McDonald’s tem vários programas nesta área, como o All Star, uma competição entre os funcionários que premia os vencedores com bolsas de estudos. Além disso, a empresa oferece promoções para quem tem bom desempenho nos estudos e oferece convênios renomadas instituições como Senac, FIA e FGV, além de programas de desenvolvimento contínuo.
       
      Outro destaque é a satisfação dos empregados em relação ao modo como as informações são transmitidas, colocando o McDonald’s entre as 20 melhores empresas. A marca possui diversos veículos de comunicação interna, entre eles o McLand que é um portal exclusivo para funcionários e o McNews, publicação que traz as novidades e destaques da rede.
       
      A pesquisa conduzida pela consultoria Great Place to Work® avalia a cada ano, no mundo, cerca de 5 mil empresas instaladas em 44 países e com mais de 10 milhões de funcionários. Publicada pela Revista Época, a pesquisa reúne empresas para as quais um bom lugar para trabalhar é aquele no qual os integrantes da organização confiam nas pessoas com quem trabalham, têm orgulho do que fazem e gostam dos seus colegas de trabalho.
       
       
      Produtos e inovações
       
      A empresa se destacou em 2010 em várias ações, entre elas produtos e campanhas com o tema da Copa do Mundo da FIFATM. Cerca de 2 milhões de consumidores experimentaram sanduíches inspirados em países participantes da competição e, destes, 137 dividiram um prêmio de R$ 2 milhões com a campanha Palpite Campeão. Além disso, a empresa levou seis crianças (uma delas da Fundação Cafu) para entrarem de mãos dadas com os jogadores da Seleção Brasileira, por meio de um concurso cultural com a participação do pentacampeão Cafu.
       
      A empresa manteve a plataforma Pequenos Preços, que trimestralmente oferece um sanduíche do cardápio ao preço promocional de R$ 5, além de cinco opções a R$ 3 e um novo sanduíche a cada período, o Prazer do Momento. Novos produtos foram criados em todos os segmentos, como a linha Premium com sanduíches a base de frango (Chicken Classic e Chicken Bacon), e uma promoção inédita distribuiu cafés gratuitamente a 1 milhão de consumidores em setembro.
       
       
      Envolvimento comunitário e responsabilidade ambiental
       
      Na área de envolvimento comunitário, o McDia Feliz, a maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, bateu um recorde histórico de R$ 13.004.018,70, que representa um crescimento de 11,5% em relação à arrecadação de 2009. Para chegar a este resultado, foram vendidos no dia 28 de agosto 1,4 milhão sanduíches Big Mac nos 584 restaurantes McDonald’s espalhados pelo Brasil. Também contribuíram para o sucesso da campanha a venda de tíquetes antecipados e a comercialização de produtos promocionais desenvolvidos pelas instituições beneficiadas. Mais de 30 mil voluntários participaram da mobilização e os recursos arrecadados serão revertidos a 69 projetos de 58 instituições em todo o país.
       
      Ainda na luta pela cura do câncer infantojuvenil, foi inaugurada neste ano, na cidade de Campinas, a quarta Casa Ronald McDonald do Brasil. A partir de um longo processo de análise e adequações, a Associação de Pais e Amigos das Crianças com Câncer e Hemopatias – APACC foi licenciada para receber uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities – RMHC, passando a fazer parte do programa de âmbito mundial, que visa oferecer “uma casa longe de casa” a jovens pacientes em tratamento e seus familiares. A unidade de Campinas, somada às já existentes no Rio de Janeiro, Santo André e São Paulo, coloca o País em evidência exercendo um papel estratégico na América Latina com casas  de apoio em importantes pólos de atendimento.
       
      Além disso, os funcionários dos restaurantes e da Corporação também se engajaram na Gincana Bom Vizinho, uma iniciativa da Empresa para estimular o trabalho voluntário de suas equipes em benefício das comunidades do entorno dos restaurantes. Ao todo, foram realizadas mais de 5 mil atividades em todo o País, como patrulhas de limpeza, campanhas de arrecadação, doações e visitas a instituições assistenciais, creches, escolas e asilos e participação em campanhas de vacinação, entre outras ações.
       
      Recentemente, o McDonald’s fechou uma parceria com o projeto Cadê Você?, iniciativa do Instituto Mara Gabrilli que localiza e identifica pessoas com deficiência, residentes nas comunidades de baixa renda do Município de São Paulo, avalia suas condições de vida, recursos de acessibilidade, educação, trabalho e saúde, e cria uma rede de proteção levando informações sobre as políticas públicas e serviços existentes para esta população. Os funcionários McDonald’s participam como voluntários, ajudando a localizar e cadastrar estas pessoas.
       
      Já na área ambiental, o McDonald’s passou a testar o uso de biodiesel produzido a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado nos restaurantes para mover a frota de caminhões que abastecem a Rede. É o primeiro projeto do gênero em ciclo fechado no País: os caminhões da Martin-Brower, parceira no projeto e operadora logística do McDonald's no Brasil, recolhem o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes da Rede.
       
      Esse óleo é levado à sede da Martin-Brower, em Osasco (SP), onde é armazenado e enviado a uma usina que faz o processo de transformação em biodiesel. Para fechar o ciclo do Programa Biodiesel, o combustível assim gerado abastece os caminhões, que fazem as entregas seguintes e recolhem mais óleo para ser usado em uma nova produção de biodiesel. O programa já passou por três fases e, atualmente, cinco caminhões da Martin-Brower rodam pelo Brasil com esse biocombustível. Destes, quatro veículos são abastecidos com biodiesel B20, ou seja, com 20% de concentração de óleo de cozinha transformado, e um com B100, isto é, com 100% de óleo reciclado.
       
      Outra iniciativa que merece destaque é um projeto pioneiro que coleta água condensada no sistema de ar condicionado para reutilizá-la na limpeza externa dos restaurantes e irrigação de jardins. A ação teve sua origem em um restaurante de Natal (RN) e agora está sendo ampliada para mais de 35 unidades em todo o País.
       
      Para permitir o reaproveitamento e reciclagem dos materiais de comunicação visual dos restaurantes, como os banners, o McDonald’s fez uma parceria com o Clube de Mães do Brasil, oficina profissionalizante que atua na capacitação e inclusão social de moradores de rua. Por meio desta parceria, o McDonald’s entrega os banners para a instituição, que os recicla e transforma em itens como nécessaires, aventais e estojos. A própria Empresa compra estes artigos e os distribui como brindes em eventos institucionais. Com esta parceria, o McDonald’s colabora para a preservação do meio ambiente, por meio do reaproveitamento e reciclagem de materiais, e também participa de um projeto de responsabilidade social, que proporciona geração de renda e oportunidades.
       
       
      Fatos marcantes em 31 anos de operação

      1979 – inauguração do primeiro  restaurante da rede, na rua Hilário de Gouveia, Copacabana, Rio de Janeiro. O  Brasil foi o 25º país do mundo a ter um restaurante da  rede.

      1981 – inauguração do primeiro  restaurante da rede em São Paulo, na Av. Paulista.

      1985 – O  McDonald’s foi o restaurante oficial da primeira edição do festival Rock in Rio. 

      1986 - A  Torta de Banana foi lançada em julho de 1986, em  pleno Plano Cruzado. O  McDonald’s fez um jingle para  rádio que dizia algo como “Yes, nós temos  banana. Banana McDonald’s, meu bem”.

      1987  – Inaugurado o primeiro restaurante da Rede em sistema de franquia no  Brasil, no Distrito Federal.

      1988  – Primeira edição do McDia Feliz no Brasil.


      1994  – Inaugurada a primeira Casa Ronald McDonald no Brasil, no bairro da Tijuca,  no  Rio de  Janeiro.

      1997  – É aberta a Universidade do  Hambúrguer, única na América  Latina, que oferece cursos sobre gestão de pessoas, negócios e a operação dos restaurantes da Rede.


      1999  – inaugurada a Cidade do Alimento, que reúne  as  empresas Marfrig-Braslo (processadora de carnes), FSB Foods (fabricante de pães)  e Martin-Brower (logística e distribuição). No mesmo ano, é criado o Instituto  Ronald McDonald, voltado à luta pela cura do câncer infantojuvenil no  País.

      2000 – inaugurado o restaurante de  número 500, em Porto Seguro, no ano em  que o Brasil comemorou cinco séculos de  descobrimento.

      2003 - O  Cheddar McMelt foi lançado em 2003,  como produto sazonal. Criação totalmente brasileira, caiu no gosto do consumidor  e nunca mais saiu do cardápio.

      2007  – É promovido o primeiro evento Kosher, em São Paulo, com um restaurante que por um dia ofereceu cardápio  seguindo os preceitos judaicos.

      2009  – Chegada a Rondônia e abertura do primeiro Ronald Gym, conceito inédito no País, que reúne fundamentos de esporte aliados à tecnologia, em Sorocaba (SP).

      2010 – Chegada ao 23º estado:  Tocantins. Abertura da quarta Casa Ronald McDonald em Campinas (SP). Inaugurado  o restaurante número 600 da rede: Piracicaba  (SP).


      Restaurante 100 – Recife
      Restaurante 200 – Brasília (Eixo Monumental)
      Restaurantes 300 – Rio de Janeiro (Recreio dos Bandeirantes)
      Restaurante 400 – Uberaba (Shopping Uberaba)
      Restaurante 500 – Porto Seguro (500 anos de Descobrimento do Brasil)
       
      Sobre o McDonald's Brasil

       A marca McDonald’s é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 600 restaurantes e 62 unidades de McCafé. Há 31 anos atuando no Brasil, a rede está presente em 143 cidades, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal. No Brasil, o faturamento foi de R$ 3,45 bilhões em 2009, o que representou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação. Em 2010, a marca foi eleita, pela 12ª vez, uma das melhores empresas para se trabalhar pelo guia Great Place to Work/Revista Época, além do Guia Você S/A / Exame, em 2009.
       
      Sobe a Arcos Dorados
       
      Arcos Dorados é a maior operadora de restaurantes da América Latina e a maior franqueadora da marca McDonald’s no mundo. É uma empresa latinoamericana que opera mais de 3.200 pontos de venda McDonald’s na região, com 1800 restaurantes, 1217 quiosques e 263 pontos McCafé, distribuídos em 28 países e territórios (operando diretamente na Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Uruguai e Venezuela e indiretamente prestando consultoria a franqueados da marca em Bahamas, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, San Martin e Suriname). Com mais de 100 mil funcionários, atende a mais de 3,5 milhões de clientes por dia. Além de ser uma das cinco maiores empregadoras da região, Arcos Dorados é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar na América Latina e uma das principais empregadoras de jovens em seu primeiro emprego.
       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •