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BELA ALIANÇA
Comércio e serviços apostam nos bairros para se estabelecerem no pós-pandemia
Além dos moradores, os comerciantes afetados pela crise do coronavírus também buscam fugir dos aglomerados urbanos para retomar as atividades em bairros mais planejados
Os bairros abertos planejados atraem cada vez mais comerciantes, prestadores de serviços e profissionais de várias especialidades que buscam fugir dos aglomerados urbanos no cenário pós-pandemia. Em alguns empreendimentos, o aumento da procura chegou a 30% nos últimos meses depois que a Covid-19 agravou a economia e as pessoas começaram a optar por um estilo de vida com mais conforto, longe das áreas centrais.
Com lotes projetados para moradias horizontais, áreas comunitárias, de lazer e esportes, os bairros abertos planejados atendem ao anseio de quem passou a se preocupar com comodidades que vêm se tornando fundamentais nos dias de hoje, como um espaço para home office.
No cenário econômico que se ressente diante da Covid-19, também o empreendedor tem mudado o seu comportamento. Somente em Campinas, pelo menos 100 lojas localizadas em shopping centers encerraram as atividades durante a pandemia, devido ao alto custo de locação, principalmente quando se somam ao aluguel o condomínio e o fundo de promoção. Neste cenário, o comércio de bairro se mostra como alternativa sustentável nos bairros abertos planejados. Como vantagem, os clientes de lojas de rua têm à disposição estacionamento grátis, que também se destaca como diferencial.
Uma proposta que segue essa tendência imobiliária da atualidade, o Bela Aliança Bairro & Parque, em Campinas (SP), projetou uma estrutura completa com 1.715 lotes residenciais para construção de imóveis horizontais e 128 lotes comerciais. Às margens da Avenida John Boyd Dunlop, uma das vias mais movimentadas de Campinas, o empreendimento tem atraído não apenas moradores, mas também comerciantes e empreendedores.
Neste conceito de bairro aberto planejado, na Região do Campo Grande, a mais populosa de Campinas, a infraestrutura para negócios contempla um projeto para dois malls, um supermercado e dezenas de empreendimentos nas áreas de comércio.
Contando exclusivamente com o movimento do bairro, a estrutura prevista para comércio e serviços conta com cerca de 5.400 prováveis consumidores. Os compradores potenciais, que circulam diariamente pela Avenida John Boyd Dunlop, passam de 40 mil pessoas.
No período de pandemia de Covid-19, a procura por lotes comerciais cresceu 30%, de acordo com Júnior Cabrino, sócio-presidente da Montana Urbanismo, que junto com a Montante Urbanismo está à frente do Bela Aliança. “Os comerciantes estão percebendo que as pessoas estão migrando para os bairros para morar com mais espaço e este movimento pode ser uma grande oportunidade para levar os negócios mais perto da população”, afirma. “Neste momento, a escolha de um lugar planejado é mais vantajosa, por oferecer mais estrutura e segurança para quem opta por montar ou levar um negócio para o bairro”, diz Cabrino.
O bairro planejado tem demarcado no planejamento da área lotes a partir de 250m2 para pequenos negócios, como café, pizzaria delivery, floricultura, lavanderia, frutaria, salão de beleza, mecânica, entre outros.
Franquias de academias, minimercados, escola de idiomas, bancos e demais empreendimentos de médio porte também têm áreas contempladas a partir de 1.846m2, de acordo com a logística do bairro.
Também os negócios de grande porte, a exemplo de hipermercado, atacarejo, loja de departamentos, hortifruti, têm seus lotes definidos no projeto. A maior área conta com 16.480m2.
SERVIÇO
Bela Aliança Bairro & Parque
Av. John Boyd Dunlop, 4.700 (próximo ao Shopping Parque das Bandeiras)
http://www.belaalianca.com
(19) 2042-2000