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Azul começa a voar para Serra Talhada e Caruaru, em Pernambuco
Cidades do Sertão e Agreste Pernambucano ganham dois voos diários cada para o Recife, um dos principais centros de conexão da Azul no país; voos comerciais oferecem conexões para toda a malha doméstica e internacional da Azul e contribuem para o desenvolvimento econômico das cidades pernambucanas
O Sertão e o Agreste de Pernambuco agora estão conectados com todos os destinos nacionais e internacionais servidos pela Azul. Nesta quarta (11), os aviões da companhia pousaram pela primeira vez em Serra Talhada (PE) e Caruaru (PE), os dois novos destinos domésticos da empresa no Brasil.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, representantes do município e do estado e executivos da Azul participaram dos voos inaugurais, que foram recebidos em Serra e Caruaru com o tradicional batismo feito com jatos d´água, para marcar o início das operações. A imprensa e a população local também acompanharam a chegada dos aviões Cessna Gran Caravan da Azul Conecta, a empresa sub-regional da Azul, com capacidade para nove Clientes, que serão responsáveis por cumprir as ligações com a capital pernambucana.
A partir de hoje, Serra e Caruaru terão voos diretos e regulares para o Recife, um dos principais centros de conexões da Azul no Brasil, duas vezes por dia.
“Inaugurar duas novos destinos domésticos em meio a um ano desafiador como esse é um feito para poucas empresas aéreas no mundo. A Azul, com a diversidade de sua frota e a flexibilidade de sua malha, pode concretizar o sonho de iniciar as operações regulares em Serra Talhada e Caruaru depois de esses aeroportos ganharem a certificação de operação da Anac. Agora, temos mais duas cidades pernambucanas em nossa malha, deixando nosso centro de conexões do Recife ainda mais conectado, e com mais opções de ligações tanto para Clientes com origem quanto com destino à Serra Talhada e Caruaru. Esse é um dia muito especial e marcante para a história dessa região e da aviação regional brasileira”, diz Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Azul.
Mais que ofertar voos entre as cidades, o início das operações regulares da empresa em Serra Talhada e Caruaru estimula o progresso da região, impulsionando a economia local com o surgimento de novas oportunidades de turismo e de negócios. As novas bases também ampliam a malha de destinos da Azul, que passa a ter 93 destinos atendidos no Brasil e no exterior. As novas operações também seguem os rígidos protocolos sanitários adotados pela empresa desde o início da pandemia.
No Recife, os novos Clientes da Azul que adquirirem passagens para voar de Caruaru e Serra Talhada poderão viajar para as capitais do Nordeste, Norte e Sudeste, além de Juazeiro do Norte, Petrolina, Brasília e Campinas, por exemplo.
O novo padrão de limpeza e segurança da Azul
A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos Tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.
A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da companhia e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio Cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.
A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos.
Além disso, a partir do próximo mês, a Azul adota o sistema de raio ultravioleta da Honeywell na limpeza do interior de suas aeronaves. O UV Cabin System é capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos. A tecnologia representa uma camada a mais de segurança que será gradualmente introduzida na frota da Azul, a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação.
Somando-se a isso e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 916 voos diários e 116 destinos. Com uma frota operacional de 140 aeronaves e mais de 13.000 funcionários, a Companhia possui 249 rotas em 31 de dezembro de 2019. Em 2020, a Azul foi eleita pela primeira vez a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento na história da premiação. A Azul foi eleita em 2019 como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo nono ano consecutivo pela Skytrax. Adicionalmente, em 2019, a Azul ficou entre as dez primeiras companhias aéreas de baixo custo mais pontuais do mundo, de acordo com a OAG. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri