NOTICIAS
Instituto Ronald McDonald fecha o ano com mais de 15 milhões arrecadados
Valor será destinado a 88 instituições por meio dos Programas Atenção Integral, Diagnóstico Precoce e Casas Ronald McDonald
2010 foi um ano de conquistas para crianças e adolescestes com câncer beneficiados pelos projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald. A instituição arrecadou mais de R$15 milhões em campanhas e eventos promovidos durante o ano, beneficiando 88 instituições em todo o Brasil.
A maior parte desse valor é proveniente do McDia Feliz, principal campanha no país em prol do combate ao câncer infantojuvenil que superou o recorde registrado na edição anterior e, neste ano, arrecadou R$13 milhões. Para chegar a este resultado, foram vendidos no dia 28 de agosto 1,4 milhão de sanduíches Big Mac em quase 600 restaurantes McDonald’s espalhados pelo Brasil. Também contribuíram para o sucesso da campanha a venda de tíquetes antecipados e a comercialização de produtos promocionais desenvolvidos pelas instituições beneficiadas.
O segundo maior evento em arrecadação de 2010 foi o II Jantar de Gala. No dia 4 de novembro, o Instituto Ronald McDonald reuniu cerca de 600 convidados entre empresários, executivos e celebridades no Buffet Torres, em Moema, São Paulo. A arrecadação de cerca de R$ 615 mil será destinada à obra de expansão da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro. A instituição oferece hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades.
Uma nova Casa Ronald McDonald no Brasil em 2010
Neste ano, a Associação de Pais e Amigos das Crianças com Câncer e Hemopatias – APACC, que hospeda crianças e adolescentes em tratamento de câncer em hospitais da cidade de Campinas, no interior paulista, se tornou a quarta Casa Ronald McDonald do Brasil. A partir de um detalhado processo de análise e adequações, a instituição foi licenciada para receber uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities – RMHC, passando a fazer parte do programa de âmbito mundial, que visa oferecer “uma casa longe de casa” a jovens pacientes em tratamento e seus familiares.
A unidade de Campinas, somada às já existentes no Rio de Janeiro, Santo André e São Paulo, coloca o Brasil em evidência exercendo um papel estratégico na América Latina com casas em importantes pólos de atendimento. A expectativa é que até 2015 o Brasil tenha 10 Casas Ronald McDonald.
Golfe, Cofrinhos e Coleta de Óleo também arrecadaram fundos para a causa
Outra ação que representou uma das principais iniciativas realizadas pelo Instituto Ronald McDonald para levantar recursos pelo combate ao câncer infantojuvenil foi o Invitational Golf Cup - Instituto Ronald McDonald, que está entre os maiores torneios de golfe beneficente da América Latina. A sétima edição do evento foi realizada no dia 25 de setembro, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu, e arrecadou mais de 150 mil reais com a soma das cotas adquiridas pelos patrocinadores, doações e leilões de camisas de futebol.
Vale destacar ainda a Campanha dos Cofrinhos, ação em que clientes da rede de restaurantes McDonald’s podem colaborar depositando o troco nos cofrinhos presentes nos caixas. O valor arrecadado com a campanha ao longo de 2010 foi de cerca de R$ 2,6 milhões, 20% a mais que no ano passado. O Programa Coleta de Óleo também contribuiu para a soma total de arrecadação do Instituto Ronald McDonald com R$385 mil e mais de 1,1 milhão de litros doados.
Os recursos serão repassados às instituições por meio dos programas coordenados pelo Instituto Ronald McDonald: Programa Atenção Integral, Programa Diagnóstico Precoce e Programa Casas Ronald McDonald.
Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald - que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald’s. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação e desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 130 milhões destinados a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, suporte a capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.