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      10/02/2011 | Programa de Internacionalização de Empresas

      Esclarecer o processo de comércio exterior e ajudar o empresário a se estabelecer fora do país são os objetivos do Programa de Internacionalização de Empresas, lançado nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, numa iniciativa em parceria da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cooperação Internacional, da Câmara de Comércio de Tampa e da IBE Business Education. É o primeiro passo para quem deseja começar um empreendimento com foco internacional e os participantes ainda poderão ter a chance conseguir investidores americanos para seus negócios.

      A ideia do projeto é selecionar cerca de 50 empresas (micro, pequenas e médias) de Campinas e região e que já tenham um produto desenvolvido para que os empresários participem de workshops ministrados por Jefferson Michaelis, da Câmara de Comércio de Tampa, e convidados ligados a temas específicos.

      Até o final do ano, serão realizados 8 workshops, uma vez por mês. A aula inaugural será em 15 de março. Todos os workshops serão ministrados em salas cedidas pela IBE Business Education, da Fundação Getúlio Vargas, na Rua José Paulino, 1369, no Centro.

      O conteúdo programático abrange temas ligados ao comércio exterior que vão preparar os interessados para entrar no competitivo mercado norte-americano. Assim, a cada mês, um tema será abordado pelo palestrante. De acordo com Michaelis, as aulas pretendem ser interativas e dar feed-back para todas as dúvidas do empresariado. Quem participar de todos os workshops receberá uma certificação internacional emitida pela Florida International Business School.

      “Pela primeira vez em Campinas o empresário tem uma grande oportunidade como esta para obter uma orientação prática de como começar um relacionamento nos negócios internacionais”, declarou o secretário de Cooperação Internacional, Sinval Dorigon, sobre a realização deste trabalho em Campinas.

      O papel da Secretaria de Cooperação Internacional, segundo Sinval, é dar apoio governamental para micro e pequenas empresas que já estejam com seu produto estabelecido e queiram entrar num mercado fora do Brasil, mas não sabem por onde começar. “Campinas é um celeiro de empreendedores. A vantagem do micro e pequeno empresário é que ele permanece fiel à cidade na qual a empresa foi criada e se desenvolveu e isso alavanca a economia”, justifica o secretário.

      Além dos workshops, o programa vai oferecer a Clínica do Negócio, realizada a cada 15 dias, e na qual a Câmara de Comércio de Tampa visitará as empresas e irá direcioná-las para o comércio internacional, abrindo portas de empresas brasileiras nos Estados Unidos. “Entrar no mercado norte-americano é mais fácil do que a maioria imagina. E esta é uma época bem propícia, porque a economia americana está estagnada e o dólar está em baixa”, disse Jefferson.

      As empresas participantes que tiverem ideias e produtos diferenciados vão ser apresentadas a empresários americanos pela Câmara de Comércio de Tampa e poderão ir ainda mais longe: segundo Jefferson, o governo dos Estados Unidos tem acordos com 14 câmaras de comércio do mundo todo, então, a partir dos Estados Unidos, poderão irradiar seus negócios para outros países além dos EUA. “No exterior existem vários investidores querendo fazer negócio com empresas de fora dos Estados Unidos porque o Brasil tem um poderoso mercado consumidor”, explica o presidente da Câmara de Comércio de Tampa.

      Segundo Michaelis, o Brasil tem aumentado as relações comerciais com os Estados Unidos. “Americanos estão de olho no Brasil, principalmente com o evento da copa do Mundo de 2014, então é importante para os empresários estejam preparados para o desenvolvimento de negócios internacionais”, destaca o presidente da Câmara de Comércio de Tampa.

      Inscrições

      As empresas interessadas em participar do Programa de Internacionalização devem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro. por meio do site da Secretaria de Cooperação Internacional. O site é operação internacional.

      As inscrições também podem ser feitas por meio do telefone 2116.0864. Tanto a inscrição, quanto a clínica e o workshop são gratuitos.

      A Secretaria de Cooperação Internacional vai selecionar as empresas que mais se enquadram no objetivo deste projeto. As características da empresa que serão levadas em consideração na hora da seleção são: o empresário já deve ter um produto ou serviço estabelecido; uma visão de negócio internacional; estar ciente que o Brasil é uma potência e que está sendo visto no exterior como economia forte além de ter “gordura extra” para queimar, ou seja, um pequeno excesso de produção que possa ser oferecido ao entrar no mercado americano.

      Confira o conteúdo programático mensal do workshop

      MARÇO

      Considerações para o desenvolvimento de um negócio internacional (visão pratica)

      1 - O impacto da nova economia mundial em seu negócio

      2 - A hora certa para atrair investidores;

      3 - Iniciando e/ou expandindo seu negócio com capital estrangeiro;

      4 - O Brasil é a bola da vez! Até quando?

      5 - Networking. Seu negócio crescendo exponencialmente

      6 - Quais as novas áreas bilionárias

      7 - Tendências do mercado.

      8 - Por que sua ideia é a melhor

      A posição estratégica de Campinas em relação a Florida (sinergias entre as

      2 regiões)


      ABRIL


      Os 10 mandamentos do comércio internacional que você deve conhecer:

      1. Por que você está pensando em iniciar um negócio internacional? Quais

      são seus objetivos?

      2. Você planeja atrair investidores, expandir operações p. USA, importar,

      exportar ou ambos?

      3. Você planeja trabalhar como um trader, um agente, um broker ou alguma

      combinação dos três?

      4. Qual seu mercado alvo e como você planeja vender para esses clientes?

      5. Qual(is) tipo(s) de produto(s) você planeja negociar?

      6. Quais regulamentos dos governos estrangeiros e/ou dos EUA serão

      aplicáveis a você? Como a Apex pode ajudar.

      7. Qual será o nome de sua companhia e a forma de organização?

      8. Como você irá se comunicar com o mundo lá fora?

      9. Quais prestadoras de serviços você irá precisar e como irá selecioná-las?

      10. Onde você irá buscar informações e ajuda para o desenvolvimento de seu

      negócio?
       

      MAIO


      Como demonstrar:

      1. O que "ganho" significa para o seu cliente ou parceiro internacional

      2. Demonstrar os fatores que atraem clientes

      3. Persistência

       

      Como pesquisar sua ideia ou produto:

      1. Estratégias online para o sucesso de seu negocio internacional

      2. Câmara de Comercio - Como utilizar gratuitamente recursos das Câmaras

      de comércio no exterior

       
      JUNHO
       

      Encontrando inspiração, sugestões e ideias para importar/exportar:

      1. Adquirindo conhecimento (palestras e seminários de comércio internacional)

      2. Conseguindo e cedendo exemplares para testes

      3. Passo a Passo para realizar reuniões internacionais que gerem

      resultados positivos

      Encontrando compradores, fornecedores e potenciais parceiros comerciais:

      1. Viajando para os Estados Unidos (dicas de possibilidades de lucrar

      mesmo na sua primeira viagem)
       

      JULHO
       

      Critério a considerar para selecionar compradores, fornecedores e

      parceiros de negócio:

      1. Comunicação

      2. Respostas aos requisitos

      3. Como é o crédito deles

      4. Aparência pessoal - isto é importante?

      5. Sistemas de gerenciamento de qualidade
       

      AGOSTO
       

      Esclarecendo pontos na busca de idéias para produtos e servicos

      (internacionalizando sua empresa):

      1. Ad Hoc deals

      2. Investindo em seu próprio produto ou serviço

      I) Trabalho em Equipe (Workshop)
       

      SETEMBRO

      Marketing nos EUA

      1. Encontrando seu nicho de mercado

      2. Vendas e distribuição para mercados específicos (Ex: Moda)

      3. Franquias

      4. Case Study
       

      OUTUBRO
       

      Critérios para selecionar as melhores alternativas de marketing:

      1. Análises

      2. Comunicação - Como os americanos se comunicam com o mundo real

      3. Anúncios online X anúncios em jornais e revistas

      4. Promovendo ONLINE sua pequena grande empresa para o mercado Internacional



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