NOTICIAS
Recital Villa-Lobos e os Poetas da Semana de 22
Duo Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis
Esta próxima sexta-feira, dia 28, às 20 horas, no auditório Kay F. Brown, do Conservatório Pro Música (rua Palmital, 41, J. Flamboyant, Campinas, SP), a ABAL-Campinas apresenta recital que homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922, em especial os seus poetas e o compositor Heitor Villa-Lobos, estrelando o Duo Moreira Reis-Janho Abumrad. Sobre o repertório, o baixo Eduardo Janho-Abumrad adianta que, “como intróito, escolhemos como primeira peça do programa uma Modinha Imperial, harmonizada por Mário de Andrade, um dos mentores da Semana de Arte Moderna. As modinhas são a parte ancestral da música de cunho nacional no País e agrupadas por esse autor que também foi um coletor de imenso material das manifestações musicais tradicionais em suas viagens pelo interior do Brasil”.
Acerca do significado do compositor, o baixo Janho-Abumrad considera que “Villa-Lobos viajou por todo o território nacional e sua música está impregnada de elementos de nossa cultura e também das impressões que a exuberância natural causam na alma. Ele, que foi o compositor escolhido para apresentar sua obra na semana de Arte Moderna, norteará esse programa, como um guia. Assim, estarão intercaladas peças para Canto e Piano de importantes compositores brasileiros, nacionalistas ou de inspiração no ideário de nossa cultura”.
As canções foram concebidas sobre poemas de autores que fizeram parte do movimento de 1922, como o próprio Mário de Andrade, além de Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho e outros poetas do período. Inclui ainda a declamação de poemas de Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Osvald de Andrade. Mas, o recital oferece mais – conforme comentou Janho-Abumrad – “composições para duo de Canto e Piano de Lorenzo-Fernandez, Francisco Mignone e dos nossos contemporâneos Edmundo Villani-Cortes e Achille Picchi, além de Heitor Villa-Lobos, numa homenagem àquela manifestação artística e renovadora das artes que completa neste ano de 2022 o seu centenário”.
O duo formado por Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis atua desde 1985. Do início de sua formação vem apresentando obras dos períodos que vão do Barroco ao Romantismo, do Impressionismo ao Modernismo, incluindo os nacionalistas espanhóis e brasileiros. Tal divulgação ocorreu, igualmente, no exterior, por ocasião da estada do duo em Milão, entre os anos de 1989 e 1995. Esse ano marcou a volta do Duo ao Brasil onde, desde então, continuaram a se apresentar em inúmeros recitais por todo o país. Em sua atividade, constam apresentações em salas como Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Teatro Municipal de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Teatros do Sesi e do Sesc, na capital e no interior do Estado, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Auditório Thomas Jefferson em Brasília, Pallazo dei Leoni e Pallazzo Otolenghi, em Asti, Accademia di Musica di Erba, Auditórios RAI de Turim, todos na Itália. O duo ministra, também Master Classes de Canto, como no Festival de Inverno UniBH/Secretaria de Cultura de Sabará, na Escola Municipal de Música em ocasião dos 50 anos da Escola, e pela Secult, em Belém, PA, e ainda, na Universidade Del Cuyo, em Mendoza, Argentina e Encontro Internacional de Canto do Conservatório “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, SP. Recentemente, o Duo ofereceu recital no auditório do Colégio Mackenzie, de Campinas, e participou em vários recitais da ABAL-Campinas.
Diretor artístico: José Francisco da Costa.
Este evento conta com o patrocínio do ProAC Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Entrada gratuita.
Alcides Ladislau Acosta
Jornalista – MT 9533