• NOTICIAS

      22/11/2022 | ABAL Campinas - Homenagem 40 anos

      A ABAL Campinas recebe hoje, dia 22/11, uma homenagem da Câmara Municipal de Campinas, o Diploma de Mérito Cultural "Guilherme de Almeida" pelos 40 anos de sua fundação. O autor da honraria é o Vereador Luiz Rossini, através do Dec. Leg. 5209, de 23/2/2022. A entrega do pergaminho ao atual presidente, tenor João Gabriel Bertolini, acontece no auditório da Casa d’Itália, às 20h, na presença de público convidado. Na parte musical apresentam-se os solistas Marina Gabetta, Nunno Dellalio, José Luiz Águedo-Silva e João Gabriel Bertolini, com acompanhamento do pianista José Francisco da Costa (Chiquinho Costa).

      Em sua trajetória na vida cultural da cidade, a entidade vem se dedicando a promover a música lírica, a revelar novos cantores para os palcos de ópera e a difundir as canções e óperas de Antônio Carlos Gomes. “Campinas, berço do compositor de óperas, Antônio Carlos Gomes, precisa assumir sua vocação para a música lírica”, esse é o pensamento que move a ABAL Campinas, entidade fundada por cantores líricos da cidade, reunidos em torno do movimento “Para nossa voz, Queremos Vez”. Cidade predestinada ao cultivo da música de ópera desde o início do século XIX, com a chegada de Manoel José Gomes, pai de Sant’Anna Gomes e Carlos Gomes, a Vila de São  Carlos da época, deles herdou a tradição musical.

       

      Uma das principais motivações da ABAL Campinas – segundo seu idealizador, um dos fundadores e atual vice presidente da entidade,     o tenor Alcides Ladislau Acosta “é conservar e zelar por esse aspecto histórico, estabelecido como herança cultural pelos geniais Gomes: Maneco, o pai; Antônio Carlos e Sant’Anna Gomes, os filhos. Mais que as conquistas econômicas dos Barões do Café, de seus intelectuais, artistas e inventores, como Hercules Florence e Santos Dumont, a música sacra escrita por Maneco Gomes, as páginas operísticas de Carlos Gomes e de Sant’Anna Gomes, foram fatos que tornaram conhecido o nome de Campinas no mundo no século XIX. Tal patrimônio artístico está preservado hoje nos museus, mas continua a ser muito pouco valorizado e restaurado no País”.

       

      A série Encontros Musicais, que chegou à marca dos 40 anos de existência em 18 de dezembro de 2021, registra 1.250 recitais concretizados. Em 09/12/2021, com o EM nº 1.232 estrelado pelo soprano Nádia Zanotello e pianista Chiquinho Costa, a ABAL-C comemorou a importante conquista. O primeiro Encontro Musical foi realizado em 18/12/1981 nas escadaria do Centro de Convivência. Desde sua criação, a ABAL Campinas empenhou-se em estimular, todos os anos, o aprimoramento das Semanas de Carlos Gomes, finalmente, transformadas pela Secretaria de Cultura, na década de 2.000, em Mês de Carlos Gomes, comemorada sempre em setembro. A ABAL preconiza que sejam montadas as óperas do Maestro e executadas suas modinhas e canções. Por exemplo, as cortinas líricas das óperas “Il Guarany” e “Colombo” foram apresentadas pela ABAL em 1982 e 1983. Em 2010, a ópera “Il Guarany” teve os momentos principais apresentados durante o Mês de Carlos Gomes. Em 2011 foi a vez de “A Noite do Castelo”, primeira ópera de Carlos Gomes, na comemoração de seu sesquicentenário. A obra foi apresentada por solistas líricos, coral Collegium Vocale e a Orquestra Companhia de Ópera, regida pelo maestro Hermes Coelho. O registro desse evento foi feito em DVD.

       

      A ABAL Campinas mantém relacionamento e colaboração com escolas particulares de canto e, também, com Conservatórios Carlos Gomes e Pro Música, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Academia Campinense de Letras, Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas, Clube dos 21 Irmãos Amigos, Rotary Clube de Campinas Carlos Gomes e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas integrou todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes) e o Mês Carlos Gomes. Mais de 500 diferentes cantores líricos, brasileiros e internacionais, e cerca de 30 conjuntos  corais diversos se apresentaram até hoje no palco dos “Encontros”. Muitos pianistas correpetidores, como Fausto Massaini, Hely Rodrigues, Joseida Frizarini, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Rafael Casalânguida, Alexsander Amaral, Antenor Arruda de Moraes Camargo, Carlos Wiik, José Francisco (Chiquinho) Costa, Gabriel Rebolla, Ana Carolina Sacco, Alexsander Magno dos Reis, Katia Cavaggioni, Gabriel Longuinhos, Leandro Gouveia, entre outros, acompanharam centenas de recitais feitos, segundo registros existentes na entidade.

       

      Um dos maiores compromissos cumpridos pela ABAL, em nível internacional, foi levar o poema vocal “Colombo”, de Carlos Gomes, para ser apresentado por seu elenco de cantores na cidade de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, em 1992, por ocasião dos festejos do Quinto Centenário da Descoberta da América. Essa audição ocorreu no Teatro Bob Carr Performing Arts Centre, de 2.500 lugares, localizado no centro de Orlando.

       

      A colaboração com a Câmara Municipal de Campinas tem sido constante em recitais líricos, onde figuram seus solistas e cantores convidados, especialmente no aniversário da cidade, em 14 de julho, ocasião das Sessões Solenes para entrega da Medalha  Carlos Gomes e, em setembro, para o recital em homenagem a Carlos Gomes em seu mês comemorativo,

      Em 2016 a ABAL foi convidada pelo, então, Maestro Victor Hugo Toro, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a indicar os solistas líricos para dois concertos operísticos - Gala Lírica, um na cidade de Indaiatuba no dia 19/08/2016 e outro, em Campinas, no Teatro Municipal José de Castro Mendes no dia 08/10/2016. Também no dia 03/09/2016, no Concerto Carlos Gomes da OSMC,  solistas da ABAL-C Atuaram nestes concertos, os sopranos Ana Beatriz Machado, Laura Duarte, Érika de Andrade, Marina Gabetta, Joyce Lima Martins; a mezzo Melissa Sofner; o tenor Matheus Pompeu; os  barítonos Nelson Nicola Dimarzio, Willian Donizetti, o baixo Rafael Leoni; o tenor  Gustavo Cayres e o baixo Volnei dos Santos.

       

      Durante este recesso de concertos presenciais, a ABAL Campinas criou no YouTube o CANAL ABAL CAMPINAS, onde vem disponibilizando recitais realizados recentemente e alguns do passado, com grandes vozes como os tenores Benito Maresca e Anderson Marks, e Teresa Godoy, soprano coloratura. O canal cada dia tem mais inscritos e o nível de visualizações dos concertos atinge, em média, 100 expectadores havendo espetáculos que somam mais de 300 visualizações.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •