NOTICIAS
Na próxima sexta-feira, dia 25/3, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, acesso pela rua Conceição), a ABAL Campinas realiza mais um recital da série Encontros Musicais, com a participação do tenor Antoine Kolokathis, baixo Rodrigo Theodoro e a jovem soprano Vanessa Spíndola. O acompanhamento pianístico está a cargo de Chiquinho Costa e o programa árias e canções de câmera de compositores do período belcantista, como Rossini, Bellini e Donizetti e românticos como Umberto Giordano, Ambroise Thomas, Leoncavallo, Puccini, entre outros .
O tenor Antoine Kolokathis formou-se dentro da escola de canto da professora Sandra de Carvalho Morani e, posteriormente, do contralto Gledys Pierri. Foi um dos presidentes da ABAL Campinas e atualmente participa do Conselho Deliberativo. Produtor cultural desenvolve intenso trabalho na empresa Direção Cultura. Tem participado da série Encontros Musicais, tendo sido solista na ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, solista no poema vocal sinfônico “Colombo”, de Carlos Gomes. Hoje aperfeiçoa-se com a professora Neyde Thomas, em Curitiba.
A jovem soprano Vanessa Spíndola, que inicia promissora carreira na música lírica, iniciou seus estudos de canto aos 17 anos no ano de 2006 sob a orientação dos professores Max Costa (Canto) e Teoria Musical, com Tarcísio, da Escola de Artes Pró Música. Foi também orientada pela professora de canto, Carolina Galdames. Desde 2007 integra o Coral Ars Musicalis, sob regência do Maestro Hermes Coelho e em 2007 estudou canto lírico com a professora e cantora Suzana Cabral. Teve orientações de Teoria Musical com a professora Lucielena Terribile. Atualmente segue estudando teoria com a professora e cantora Dalva Torres. Em Julho de 2009 integrou-se ao Coral Collegium Vocale, de Campinas, do Conservatório Carlos Gomes, sob regência de Akira Kawamoto.
O baixo Rodrigo Theodoro participou do Coral Campinas (COCA) sob regência de Eduardo Ostergren e Carlos Fiorini, inclusive da realização de obras eruditas como Réquiem em Ré menor, de W. A. Mozart, Sinfonia Nº 2 (Lobgesang), de F. Mendelssohn e montagens das ópera La Traviata, de G. Verdi e Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni. Em 2001 cursou o técnico de música, na modalidade canto erudito, pelo Conservatório Carlos Gomes, em Campinas e integrou o coral Meninos Cantores de Campinas (MECCA), sob regência de Akira Kawamoto, tomando parte em obras populares e eruditas, entre elas do Gloria, de A. Vivaldi e O Messias, de G. F. Händel. De 2002 a 2003 esteve sob orientação da Professora Gledys Pierri e fez o curso de percepção musical e harmonia sob orientação de Lucielena Terribile; participou da montagem da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, em Campinas, sob regência de Cláudio Cruz, (onde atuou no coro e como solista comprimário). Em 2005 e 2006 passou a ser orientado pela professora Suzel Cabral. Integrou a diretoria da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL Campinas), como diretor artístico. Atuou como solista em diversos recitais promovidos pela entidade em Campinas e região. Em 2006 fez o curso de Opera Studio na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob orientação de Vânia Pajares. Ensinou técnica vocal no Instituto Musical Souza Campos em Campinas. Em 2007, frequentou o curso livre de canto sob orientação do professor Inácio de Nonno, no conservatório Pró Música, em Campinas; em 2008 ingressou no curso de Bacharelado em Música Erudita, modalidade instrumento (Canto) da UNESP. Posteriormente, figurou na ópera Tcheryomushki, de Shostakovich, como corista e na ópera Porgy and Bess, de Gershwin, como solista, no Teatro São Pedro, em São Paulo.