NOTICIAS
Enquanto 30 bailarinos do Projeto Paulínia Ao Vivo realizado pela Prefeitura Municipal de Paulínia através da Secretaria de Cultura se apresentavam nos palcos do Festival de Joinville 2011 (SC), a aluna de ballet clássico Katemann Akemi, “amarrava as sapatilhas aqui mesmo”, em São Paulo.
Através de mais uma parceria do Projeto, desta vez com a Perfil Produções, nossa “jovem e talentosa promessa clássica”, acaba de participar do III Pas de Cuba, evento que acontece no Brasil desde 2009, e que tem como objetivo, difundir a forma latino-americana de dançar o ballet, conhecida também como escola cubana, considerada uma das mais virtuosas, limpas e dramáticas do mundo.
Durante todo o mês de julho, a aluna teve a oportunidade de conviver com grandes mestres do ballet cubano, aperfeiçoando e desenvolvendo a técnica clássica com mestres consagrados como : Félix Rodríguez, Miguel Rodríguez Pozo, Sahyly Presmanes e Maria Del Carmen Hechavarria Álvarez.
“Acredito que este incentivo ao intercâmbio e a implantação da técnica clássica de qualidade em Paulínia, colha frutos a curto prazo. Nossas crianças tem se interessado cada vez mais pela disciplina e tem apresentado outra postura em sala de aula. Um grande presente para toda a equipe que participa do Paulínia Ao Vivo”, diz a professora Makena, responsável pelas aulas de ballet clássico do projeto.
Este ano, os workshops e aulas do Pas de Cuba foram realizados no Centro Cultural Professor “Vicente Musselli”, também conhecido como “Casa da Cultura”, na cidade de Valinhos. O encerramento aconteceu no dia 30 de julho, no Theatro Municipal de Paulínia, com uma belíssima apresentação do espetáculo “ Momento Itália no Brasil” e a participação de todos os alunos inscritos no evento.