• NOTICIAS

      21/09/2011 | Chuva de pétalas na Expoflora

      Primavera começa na sexta-feira e é recebida com chuva de pétalas na Expoflora
           
      Espetáculo de rara beleza emociona os visitantes, todos os dias, às 17hs . A Expoflora convida o público para participar da festa que termina no próximo domingo, 25 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo.

      Uma chuva mágica, que não molha, mas emociona por ser feita com pétalas de rosas, cairá dos céus de Holambra, interior de São Paulo, para receber a primavera, que começa na próxima sexta-feira, dia 23. Reza a tradição que quem consegue apanhar uma de suas "gotas" antes que atinja o chão, tem os seus desejos realizados. A Chuva de Pétalas é uma das atrações da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais realizada para dar as boas-vindas à Primavera. O evento termina no próximo domingo, 25 de setembro

      A magia da chuva de pétalas ocorre sempre às 17h. Até domingo, quando termina o evento, cerca de 300 mil pessoas deverão ter visitado a exposição. As demais atrações são a exposição de arranjos florais, a mostra de paisagismo e jardinagem, culinária holandesa e as danças típicas. Holambra é uma antiga colônia holandesa que hoje responde por 40% do comércio de flores e plantas ornamentais de todo o Brasil. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

      Chuva de pétalas emociona os visitantes da Expoflora

      Para produzir o espetáculo da chuva, os organizadores lançam ao ar, por um equipamento especial, cerca de 150 quilos (18 mil rosas, aproximadamente) de pétalas por dia. A chuva multicolorida e perfumada flutua no céu e baila ao sabor do vento, atraindo crianças, jovens e adultos, que disputam as flores em busca da realização de desejos. As pétalas não recolhidas no ar, por mãos, bolsas, lenços, bonés, camisas ou sacolas da plateia, quando atingem o solo formam um encantador tapete, divertindo a todos.

      A realização diária da chuva de pétalas só é possível devido à união dos produtores de rosas de Holambra que, durante os 17 dias do evento, doam 2,55 toneladas da flor. O espetáculo acontece em uma área aberta, ao lado do parque de diversões. Para que seja realizado no fim da tarde, os preparativos do evento começam bem cedo.

      Às 7h da manhã as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas está preparada para despetalar as flores uma a uma. O trabalho manual é necessário para a retirada das impurezas e para evitar que espinhos misturem-se às pétalas. Depois, para que não murchem, as pétalas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo.

      Até o convite para acompanhar a Parada das Flores é um espetáculo à parte. O público começa a ser atraído às 16h30 por artistas, bandas itinerantes, dançarinos e performistas para o desfile de carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais, que leva os visitantes até o local onde acontece a chuva de pétalas.

      Trevo de 4 Folhas
      Esse ano, para quem não conseguir pegar uma pétala ainda no ar, existe a opção de levar para casa um Trevo de quatro folhas. O único produtor no Brasil, André Boersen, está em Holambra. Cada folha representa um dos quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra, as quatro fases da lua ou as quatro estações do ano. Cada folha possui um significado: esperança, fé, amor e sorte. Por isso, diz a lenda que quem o recebe de presente terá muita sorte. Suas histórias remetem ao ano 300 A.C..

      Dizem que os druídas que habitavam a região onde hoje está a Inglaterra obtinham poderes da natureza quando encontravam um Trevo de quatro folhas. Os druídas eram os sacerdotes e magos, mestres e juízes do povo celta. Desde o início da história celta foram uma classe educada e respeitada por sua sabedoria e conhecedores de seus próprios poderes como intermediários entre as tribos e os deuses. Comercialmente, o desenvolvimento do Trevo de quatro folhas no Brasil teve início em 1980. Foram quase 30 anos de melhoramento genético e controle de produção, já que a planta, originariamente, possui apenas três folhas (trifolium sp).

      Serviço:
      30ª Expoflora
      Data: de 01 a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo e no dia 07 (quarta-feira – feriado da Independência do Brasil),
      Horário: das 9h às 19h
      Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
      Na bilheteria, os ingressos custarão R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
      Informações: (19) 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •