NOTICIAS
[ I N S T A N T E ]
[ EXPERIÊNCIA / ACONTECIMENTO EM ARTE E TECNOLOGIA ]
Projeto do SESC Campinas reúne, pela primeira vez, obras de 22 artistas e coletivos de arte que desafiam a percepção sensorial dos visitantes, e programação paralela de cursos, oficinas, mesas de debate e performances audiovisuais
Uma exposição inédita no Brasil, concebida e realizada pelo SESC Campinas, que privilegia o encontro entre arte e tecnologia e promove a interação do visitante com a obra. Assim é “Instante”, que terá abertura no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 20h, no recém-inaugurado Galpão Multiuso do SESC, trazendo objetos, vídeos, instalações, esculturas sonoras e performances, além de apresentações de live arte, que são obras únicas e instantâneas; e exibições de videomapping, projeções em edifícios da cidade, previamente mapeados pelo artista.
A mostra reúne trabalhos de 22 artistas, projetos e coletivos de arte, formando um panorama histórico por meio de obras conceituais, que trouxeram como novidade a apropriação de suportes tecnológicos, comuns ao cotidiano, como o rádio, o vídeo e a televisão e, mais recentemente, suportes digitais interativos.
“Instante” perpassa os últimos 50 anos da produção visual no Brasil, com obras de artistas que se destacam desde os anos 1960 e que romperam não somente com as mídias tradicionais da pintura e escultura – expandindo os limites da arte contemporânea por meio de suportes tecnológicos, audiovisuais e de fácil produção e reprodução –, como foram além da forma, confrontando valores e comportamentos vigentes em cada época.
São nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Letícia Parente, Chelpa Ferro, Ricardo Basbaum e Otávio Donasci (alguns dos quais participaram de mostras importantes como as bienais de São Paulo e de Veneza e a Documenta de Kassel) e que desenvolveram carreiras nos institutos e núcleos de faculdades de arte e tecnologia de Campinas e demais cidades paulistas.
Para a abertura, estão agendados três experiências/acontecimentos no foyer do Galpão: as videoperformances “A Ledcriatura Sobrevive ao Videotango” e “A Videocriatura Passeia de Videocleta”, ambas do artista multimídia Otávio Donasci, que desenvolve, há 30 anos, as Videocriaturas – seres híbridos, metade homem, metade máquina; e a projeção “OSMOS”, uma intervenção de videomapping dos grupos audiovisuais e de ambiência sonora Laborg e Liquidus Ambiento, que simularão efeitos de luz sobre detalhes cenográficos da exposição e da arquitetura do galpão do SESC. Como prévia da programação, dia 26/09 a partir das 18h, Guigga Tomaz e Jodele Larcher apresentam o projeto Homemáquina | VideoAtaq Itinerante, uma intervenção urbana que percorrerá as ruas de Campinas.
“Instante” também permite ao visitante criar experimentos através de dispositivos eletrônicos, mesas de luz e som; e oferece uma programação paralela à exposição, com oficinas e bate-papos com artistas e especialistas como Marcio Harum, Christine Mello, Luis Dinis, Silvio Ferraz, Ana Godoy, André Parente, Antonio Carlos Amorim e Daniel Lins fim de discutir e desenvolver temas e processos de trabalho em arte e tecnologia.
Fruto de uma proposta curatorial colaborativa do SESC Campinas, “Instante” teve como ponto de partida e referencial conceitual o pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze, de que o instante de uma transformação não localizável, aquela que torna uma experiência singular, vale não pelo que acontece, mas pelo que nos acontece. instante fugaz, inenarrável.
[ SERVIÇO DO PROJETO ]
– Prévia do Projeto: 26/09, 18h Apresentação de live arte pelas ruas de Campinas.
– Abertura: 28/09 (quarta-feira), 20h
– Dias de exposição: de 29 de Setembro a 27 de Novembro/2011.
– Horário de funcionamento: 9h às 21h (terça a sexta); 9h30 às 18h (finais de semana e feriados).
– A exposição e suas atividades são gratuitas e livres para todos os públicos, exceto os cursos e oficinas, que custam de R$ 5,00 a R$ 20,00.
– Presença de equipe de educadores para receber e atender o público.
– Visitas de grupos com duração aproximada de duas horas (uma hora de visita + uma hora de atividade extra de aprofundamento/vivência em produção artística).
– Visitas agendadas: marcadas com antecedência, no SESC Campinas.
– Atividades paralelas à exposição: oficinas e cursos de apresentação, familiarização e experimentação de diversos procedimentos abordados no projeto.
– Local: Galpão Multiuso do SESC Campinas: Rua Dom José I, 333, Bonfim, 3737-1500.