NOTICIAS
A Campanha dos Cofrinhos, que conta com a doação do troco depositado pelos clientes da rede McDonald’s para ajudar no combate ao câncer infantojuvenil por meio de projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald, bateu um recorde de arrecadação no mês de agosto, somando R$ 439.603,31. Desde o início da campanha, em 1999, o valor máximo arrecadado em um único mês havia sido R$ 357.898,00, em novembro de 2005.
A soma obtida em agosto de 2011 é 66% superior à do mesmo período de 2010 e 37% maior que a meta inicialmente prevista. A arrecadação da Campanha dos Cofrinhos é a principal fonte de recurso do Programa Diagnóstico Precoce, que busca capacitar profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como os médicos do SUS, para suspeitarem precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescente. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Ronald McDonald, em parceira com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e visa contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil, uma vez que a forma mais efetiva de curar a doença é garantir o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado.
Só no primeiro semestre de 2011 os cofrinhos já arrecadaram mais de R$ 1,5 milhão. O valor é 33% maior que o arrecadado no mesmo período do ano passado.