• NOTICIAS

      13/10/2011 | Concerto de ópera e câmera na Sala Carlos Gomes

      Soprano e tenor fazem concerto de ópera e câmera na Sala Carlos Gomes

      A jovem soprano Laura Duarte e o tenor Arthur Raymundo dividem recital da série Encontros Musicais, da ABAL Campinas, nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, tel. 3232-4168). O repertório contém obras de Robert Schumann, Alban Berg, Eva Dell’Acqua, A. Carlos Gomes, F. P. Tosti, Amy Woodforde-Finden, Heitor Villa-Lobos, no segmento de peças de Câmera, e Giacomo Puccini e Gaetano Donizetti, sendo focalizadas suas óperas La Bohème e L’ Elisir d’ amore.

      Os acompanhamentos ficam sob a responsabilidade de Gabriel Longuinhos e Guilherme Coelho Godoi.


      A soprano Laura Duarte cursa desde 2007 o bacharelado em Música, com Habilitação em Canto na Unicamp) na classe da Profª Adriana Kayama. Também estuda com os barítonos Inácio de Nonno (desde 2009) e Ângelo Fernandes, além de ter sido orientada pelo tenor Lenine Santos. Participou de masterclasses com Marília Vargas, Bartira Bilego e Luciano Simões. Em 2011 foi bolsista do festival La Musica Lirica, em Novafeltria (Itália), onde foi orientada pelo mezzosoprano Kathryn Hartgrove (Universidade da Georgia) e participou de masterclasses com o maestro Joseph Rescigno (EUA) e o tenor Robert Breault (Univerdade de Utah). Junto ao Núcleo Universitário de Ópera (NUO) interpretou a titã Bia na ópera Prometeu (G. Fauré) e no final de 2011 cantará Gianetta na operetta Os Gondoleiros (Gilbert & Sullivan). Também em 2011 interpretou Rosa na ópera Don Bucefalo (A. Cagnoni) durante o festival La Musica Lirica. É integrante do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, com o qual participou do festival internacional de coros em San Juan, na Argentina, além de cantar como solista na Missa Lord Nelson (J. Haydn) e no Stabat Mater (G. Pergolesi). Foi a terceira colocada no Bauru Atlanta Competition em Bauru-SP, no ano de 2010; em 2010 e 2011 foi finalista no Concurso "Carlos Gomes" Estímulo para Jovens Cantores Líricos, em Campinas-SP.

       
      Já o tenor Arthur Raymundo ingressou no bacharelado em música com habilitação em canto erudito na Unicamp em 2009 na classe de canto da Profª Adriana Kayama. Recebeu orientação em canto e/ou música de câmara na própria universidade e em festivais pelo Brasil com Rúbia Santos, Sheila Glasser, Maria José Carrasqueira, Pamela Pyle (EUA), Edmundo Hora, Ângela Barra, Lenine Santos, Luciano Simões, Bartira Bilego, Marília Vargas, Adriana Fernandez (Argentina/Suíça), María Cristina Kiehr (Argentina/Suíça), Dominique Visse (França) e Hopkinson Smith (Suíça). Em Julho de 2011 foi contemplado com uma bolsa para participar do Dartington International Summer School, em Totnes, na Inglaterra, onde trabalhou sob orientação da soprano Emma Kirkby, do contratenor Nicholas Clapton e cursou repertório renascentista com David Miller. Participou da montagem e gravação da ópera Dido and Aeneas (H. Purcell) na UNICAMP, dirigida pelo violinista Luís Otávio Santos. Solou a frente da Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba, e junto ao coro Ventos dos Sul, gravou os 12 Madrigais do compositor brasileiro Bruno Kiefer sob a orientação do regente Demerval Keller. Cantou com o Coro Contemporâneo de Campinas, sob a regência de Ângelo Fernandes, apresentando-se em diversas cidades. Participou do Ópera Estúdio realizado na UNICAMP, em 2010, pela professora Kathryn Hartgrove (Georgia State University – EUA). Em 2011, seu projeto de Iniciação Científica sobre pesquisa, análise e performance de Modinhas luso-brasileiras foi aceito sob a orientação da Profª Drª Adriana Kayama e com o apoio do PIBIC/CNPq. No mesmo ano, começa o trabalho com o Trio Trovatori dell'Anima, onde desenvolvem pesquisa e performance do repertório renascentista e barroco para voz e cordas dedilhadas.

       
      Gabriel Longuinhos, pianista, começou a estudar piano em 2005, aos 17 anos, em Santos, onde fez suas primeiras apresentações. Em 2007, ingressou no Conservatório Lavignac. No mesmo ano, participou do 18º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, em Master Classes com a prof.ª Ruth Serrão, e aulas de Cravo com o prof. Alessandro Santoro. Em 2008, ingressou na Unicamp, na classe da Prof. Dra. Maria José Carrasqueira, sob cuja orientação vem desenvolvendo seus estudos de Piano e Música de Câmara. Vem participando ativamente de master classes com vários professores, entre eles Rúbia Santos (Brasil-USA), Pamela Viktoria (USA), Scheilla Glaser (Brasil), Cristina Gerling (Brasil), Marcelo Amaral (Brasil-Alemanha) e Thibault Delor (Brasil-França). Em 2010, após masterclass com o pianista Fábio Luz (Brasil-Itália), foi convidado a participar da sexta edição do Laboratori Estivi Internazionale di Perfezionamento Musicale, em Cortanze, Itália. No mesmo ano, foi selecionado como pianista-acompanhador bolsista na Unicamp, para atuar junto ao curso de Canto, sob a orientação dos Profs. Drs. Luciano Simões e Adriana Kayama. Apresenta-se continuamente como recitalista e camerista, constando entre suas atividades em 2011 a realização de um recital solo no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) e outro de canto e piano juntamente com o cantor e professor Luciano Simões, ambos em São Paulo, capital.
       

      Já o pianista campineiro Guilherme Coelho Godoi iniciou no piano aos 12 anos com Mauren Blini, passando a estudar com Gabriel Rebolla três anos depois. Obteve experiência com acompanhamento e regência de coros na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Campinas, bem como no coral Canarinhos da Terra. Ao entrar na Unicamp estudou com Mauricy Martin, exercendo intensa atividade como colaborador e camerista, dentro e fora da Unicamp. Tocou sob as regências de Carlos Fiorini, Lutero Rodrigues e Simone Menezes, com quem solou com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Premiado em concursos nacionais, também já estudou em masterclasses com Eduardo Monteiro (USP), Sérgio Gallo (EUA), Fábio Luz (Itália), Maria del Pico Taylor (EUA), entre outros.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •