NOTICIAS
Projetos Sociais Dança e Cidadania e Talentos da Dança apresentam o balé Coppélia na RMC
Os 550 bailarinos dos projetos sociais Dança e Cidadania e Talentos da Dança apresentarão nos dias 12 e 13 novembro o balé Coppélia. O espetáculo será encenado no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, em Campinas. No feriado do dia 15 de novembro os bailarinos repetirão esta apresentação no Centro Cultural de Mogi Guaçu. A entrada é franca.
Segundo a coordenadora dos projetos, Lucia Teixeira, o espetáculo está imperdível, pois a coreografia, cenário e figuro estão impecáveis e cheios de detalhes. “Quem for assistir irá se surpreender. Além disso, a história que vamos contar no palco é divertida e muito lúdica”, disse ela.
Todos os alunos atendidos pelo projeto participarão do balé. “Como são muitos jovens, faremos um rodízio entre eles, para que todos pisem no palco”, contou Lucia.
Coppélia é um balé cômico. A história se passa em uma aldeia camponesa, onde mora Franz, noivo de Swanilda. Certo dia ele se encanta por uma linda jovem sentada ao lado de janela, lendo um livro. O que ele não sabe é que esta moça na verdade é uma boneca. A partir daí a história de desenrola com muitas surpresas.
História de Sucesso
Proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização. Esses são os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, que atendem 500 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu. O Dança e Cidadania tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet.
As crianças do projeto, com idade entre 8 e 18 anos, são alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade. As aulas, ministradas por profissionais da área de dança, são realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas e as crianças recebem todo o material necessário (malha, sapatilhas e meias). O projeto oferece oportunidade a crianças talentosas que não têm dinheiro para frequentar uma academia.
O projeto Companhia de Dança de Campinas tem 25 jovens bailarinos talentosos. Ele foi criado para profissionalizar jovens bailarinos. Os alunos têm de 12 a 18 anos, e muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia.
Serviço
Ballet Coppélia
Apresentação em Campinas
Data: 12 e 13 de novembro
Horário: 16h e 19h
Local: Centro Cultural Maria Monteiro (Teatro da Padre Anchieta)
Endereço: Avenida Cardeal Dom Agnello Rosso, s/n. Vila padre Anchieta
Entrada Franca
Apresentação em Mogi Guaçu
Data: 15 de novembro
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Mogi Guaçu
Endereço: Avenida dos Trabalhadores, 2.651
Entrada Franca