NOTICIAS
O soprano Érika Andrade, o barítono Rafael Novello e o tenor Maurício dos Santos - todos jovens solistas líricos do curso de graduação em Música na Unicamp – serão as atrações principais do Encontro Musical a ser promovido pela ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, a partir das 20h desta sexta-feira, dia 11 de novembro, na Sala Carlos Gomes, que fica na Praça Imprensa Fluminense, s/nº.
Com entrada franca, o evento – segundo o presidente da ABAL, Alcides Acosta – será uma oportunidade para o público relembrar páginas da música brasileira de compositores eruditos como Waldemar Henrique (Violeiro da Estrada e Acalanto), Cláudio Santoro (Em Algum Lugar e Pregão da Saudade), Francisco Mignone (Alma Adorada), Heitor Villa-Lobos (Modinha e Cantilena das Bachianas Brasileiras nº 5), Alberto Nepomuceno (Soneto e Trovas) e Lorenzo Fernández (Berceuse da Onda).
Alcides Acosta observou que no próximo daia 18 de dezembro a ABAL celebrará 30 anos de criação da série Encontros Musicais, quase todo o tempo realizada na Sala Carlos Gomes, com exceção de um breve período em que foi explorada comercialmente por um estabelecimento.
A ABAL é declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas por meio da Lei nº 5.844, de 16/10/1987. O Legislativo também agraciou a ABAL por duas vezes com a Medalha de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao engrandecimento da cultura campineira.
O presidente informou que a entidade mantém relacionamento estreito com todas as escolas de canto da cidade, e também com o Centro de Ciências, Letras e Artes, Banda Carlos Gomes, Academia Campinense de Letras, Academia de Ciências, Letras e Artes das Forças Armadas, Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, Centro de Poesia e Artes de Campinas, Clube dos Poetas e outras instituições culturais.
Alberto Dini
Prefeitura Municipal de Campinas