NOTICIAS
Cia. CPFL de Teatro lembra os 75 anos de morte de Pirandello com Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor; estreia em Jaguariúna, dia 19
Para marcar os 75 anos de morte de Luigi Pirandello (1867-1936), um dos mais importantes e inovadores autores do teatro moderno, a Companhia CPFL de Teatro, no oitavo ano de exercício cênico, apresenta uma livre adaptação do clássico Seis personagens à procura de um autor com o espetáculo Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor. A montagem estreia em Jaguariúna, no próximo dia 19 de novembro (sábado), no Teatro Municipal, com entrada franca.
“A escolha da obra não é apenas pela importância do dramaturgo, ou pelos temas tratados, mas também por aquilo que cenicamente o texto permite e pelo exercício de palco, que possibilita o desenvolvimento dos intérpretes – colaboradores da CPFL e convidados - nesse jogo cênico que foge ao lugar comum do teatro”, afirma o diretor Abílio Guedes.
A adaptação, que recebe o nome de Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor, procurou, segundo Abílio, “manter o âmago da discussão metalinguística proposta por Pirandello, a par da inclusão de uma linguagem mais leve e por vezes humorística colocada nos diálogos dos atores, que na época atual ensaiam no teatro, quando este é invadido por seis (ou 7?) personagens atemporais. A caracterização, figurinos, postura e interpretação desses atores também diferem de maneira flagrante da interpretação e da composição física e emocional das personagens”.
Obra-prima
Escrita em 1921, Seis personagens à procura de um autor é considerada uma das mais representativas da dramaturgia de todos os tempos, encenada periodicamente nos teatros dos grandes centros culturais do mundo todo.
A importância da obra de Pirandello reside no fato de que, além da encenação da tragédia familiar que aflige as seis personagens, as discussões que ocorrem entre o personagem pai e o diretor que ensaia, resultam em uma análise filosófica do teatro e no estudo metalingüístico da arte discutindo a si mesma.
Cia. CPFL de Teatro
A Cia. CPFL de Teatro foi criada em 2003 com o objetivo de reunir colaboradores da CPFL Energia interessados em buscar uma identidade com as artes cênicas.
Para viabilizar esta iniciativa e formar o grupo de teatro amador da empresa, foram oferecidas as dependências da CPFL Cultura em Campinas para um organizado programa de oficinas e ensaios, coordenado pelo diretor teatral Abílio Guedes.
As apresentações da Cia. CPFL de Teatro - que desde 2009 passam a ser abertas à participação do público em geral - ocorrem em diversas cidades da área de atuação da empresa.
No repertório, as montagens “Lisístrata” (2004) de Aristófanes; “Retiro dos Sonhos” (2005) de Marici Salomão, “No Natal a gente vem te buscar” (2007), de Naum Alves de Souza; “Brasil S.A.” (2008), de Antônio Ermírio de Moraes; “Duas Cadeiras e Uma Paixão” (2009), colagens de textos clássicos e “Pérola” (2010) de Mauro Rasi.
Ficha técnica
Autor do Texto: Luigi Pirandello
Direção: Abílio Guedes
Assistente de Direção: Valtinho Froldi
Preparação do elenco infantil: Ruth Elizabeth
Confecção do Figurino: Mary Prais
Iluminação e Operação de Luz: Alessandro Azuos
Elenco:
Pai :Rafael Santin
Mãe:Rosana Laverde
Enteada:Juliana Cimardi
Filho:Duan Sita
Rapazinho:Gabriel Victor
Menina:Mel F. Ortuso
Madame Pace:Márcia Emilia Lourenço
Diretor:Vinicius Lapa
Assistente de Direção:Jó Bichara
Atriz 1:Maria Inês Travaglini
Ator 1:Valtinho Froldi
Atriz 2:Alice Balsas
Ator 2:Jonathan Heitor
Ator 3:Heitor Rogério
Serviço
Seis (ou 7?) Personagens à procura de Autor
Cia. CPFL de Teatro
Data: 19 de novembro (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Jaguariúna (Rua Alfredo Bueno, 1151. Centro. Jaguariúna. SP)
Entrada franca. Distribuição de ingressos gratuitos a partir das 19h30, na data da apresentação, na bilheteria do teatro.
Capacidade: 379 lugares.