NOTICIAS
Mostra de Cinema, com filmes que abordam a cultura negra, será realizada de 21 a 24 de novembro no Theatro Municipal de Paulínia
20 de novembro é data da morte do importante líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado o símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil.
Muito da riqueza da cultura e das tradições afro-brasileiras não têm sido respeitadas. A discriminação racial ainda se manifesta em nosso país, entre frases, olhares e atitudes. E se revela cruel sob a forma de segregação social: mais de cem anos depois da abolição da escravatura, os cidadãos afro descendentes não têm as mesmas condições e oportunidades que os euro descendentes.
Neste ano, a Secretaria de Cultura de Paulínia elegeu o cinema para celebrar a Semana da Cultura Negra, com exibição gratuita de filmes.
As curadoras do evento, Adriana Almeida e Fernanda Viacava, escolheram como fio condutor para a seleção de curtas e longas-metragens a palavra superação, por acreditarem que os diferentes olhares propostos pelos filmes selecionados podem ampliar a reflexão que se pretende, na homenagem à Cultura Negra. “Uma justa homenagem. Quem ganha com isso é a população de Paulínia, que terá acesso as exibições gratuitas dos filmes e poderá se enriquecer culturalmente ainda mais”, diz o prefeito José Pavan Junior.
Programação:
Segunda-feira, 21 de novembro, às 19h
Tempo de Criança
Curta-metragem, 12 min, livre
Direção: Wagner Novais
Elenco Ketellen Coutinho, Luciana Bezerra, Manoela Rosa, Pablo Vinícius, Roberta Valente, Rodrigo Cardoso
Ficção: Uma construção poeticamente dramática sobre o cotidiano de uma menina, que tem que ser grande quando a mãe não está em casa.
Uma História do Futebol
Curta-metragem, 21 min, livre
Direção: Paulo Machline
Elenco Andréa Di Maio, Anselmo Stocco, Eduardo Santos, Frederico Betcher, José Rubens Chachá, Magda Miranda, Marcos Leonardo Delfino, Tina Rinaldi
Ficção: O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. Participou do Oscar 2001.
O Contador de Histórias
Longa-metragem, 105 min, 12 anos
Direção: Luiz Villaça
Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio Ribeiro, Paulo Henrique Mendes, Cleiton dos Santos da Silva, Victor Augusto e Chico Diaz
Ficção: Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.
Terça-feira, 22 de novembro, às 19h
Minha Rainha
Curta-metragem, 11 min, Livre
Direção: Cecília Amado
Elenco: Pablo Ramos, Paloma Ramos
Ficção: É noite de carnaval no Rio de Janeiro, as escolas-de-samba mirins se preparam para entrar na Avenida. A pequena Joseane vê seu sonho de ser porta-bandeira vir abaixo ao descobrir que ninguém encontra o seu estandarte. Sozinha no seu mundo, Joseane repassa mentalmente toda a expectativa criada entorno deste momento. Mergulhamos no seu universo particular para descobrir como uma criança pode perceber as imagens, os sons, o tempo.
Jorjão
Curta-metragem, 18 min, livre
Direção: Paulo Tiefentaler
Documentário: Um documentário sobre Jorge Oliveira, o Mestre Jorjão Mestre de bateria de escolas de samba Jorjão fala da sua relação com os ritmistas, da sua criatividade na hora de criar as famosas "Paradinhas", da polêmica que causou ao introduzir uma batida funk na bateria durante um desfile na Avenida Marquês de Sapucaí e de como começou por influência do pai na Mocidade Independente de Padre Miguel, onde foi criado. O vídeo ainda traz fortes imagens da bateria da Mocidade evoluindo na concentração da Avenida Marquês de Sapucaí sob comando do Mestre Jorjão.
Orfeu
Longa-metragem, 111 min, 14 anos
Direção: Cacá Diegues
Atores: Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Zezé Motta.
Ficção: O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval e é uma história romântica sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e Eurídice. O amor entre eles é impedido por Lucinho, chefe do tráfico local.
Quarta-feira, 23 de novembro, às 19h
Barka
Média-metragem, 52 min, livre
Direção: Carlinhos Antunes e Márcio Werneck
Documentário: O filme documenta o dia a dia das pessoas de Burkina Faso, mostrando como vivem, o que comem, como se vestem, o que sonham, onde estudam e o papel que a música exerce em suas vidas. Barka, que na língua local more significa “obrigado”, é o resultado de uma rica experiência e do contato profundo com o povo daquele país.
5x Favela - Agora por Nós Mesmos
Longa-metragem, 103 min, 14 anos
Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro
Elenco: Silvio Guindane, Juan Paiva, Pablo Vinicius, Gregorio Duvivier, Hugo Carvana, Ruy Guerra, Flavio Bauraqui, Dila Guerra, Roberta Rodrigues, Fátima Rodrigues
Ficção: Cinco episódios, totalmente concebidos e realizados por jovens moradores de favelas, refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores dessas comunidades, fugindo dos estereótipos violentos.
Quinta-feira, 24 de novembro, às 19h – SESSÃO INFANTIL
Doido Lelé
Curta-metragem, 17 min, Livre
Direção: Ceci Alves
Elenco: Jussara Mathias, Maurício Pedrosa, Nonato Freire, Vinícius Nascimento
Ficção:
Caetano sonha em ser cantor de rádio na década de 50 e foge todas as noites de casa para tentar, sem sucesso, a sorte no programa de calouros. Até que, uma noite, ele aposta tudo numa louca e definitiva performance.
Alma Carioca - Um Choro de Menino
Curta-metragem, 5 min, Livre
Direção: William Côgo
Animação: História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.
Kiriku e a Feiticeira
Longa-metragem, 71 min, Livre
Direção: Michel Ocelot
Animação: Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.
Serviço:
LOCAL: Prefeitura Municipal de Paulínia - Sala de imprensa
Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500
Evento GRATUITO
Realização:
Prefeitura Municipal de Paulínia
Secretaria de Cultura
Apoio: Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
http://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Agradecimentos:
A todos os diretores, produtores e distribuidores que cederam suas obras para que este evento se realizasse.