NOTICIAS
Os projetos sociais Dança e Cidadania e Cia de Dança de Campinas apresentarão nos dias 5 e 6 de dezembro a suíte do balé O Quebra-Nozes, no teatro do SESI, em Campinas. De acordo com a coordenadora dos projetos, Lucia Teixeira, esta montagem conta com 80 bailarinos e foi totalmente adaptada para o espaço. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, para aqueles que estiverem no local.
Há quase uma década, os projetos coordenados por Lucia Teixeira têm mantido a tradição de apresentar O Quebra-Nozes nesta época do ano. “Será um espetáculo grandioso e temos certeza que o público se emocionará, pois esta é uma história que tem a cara do Natal”, disse ela.
“O Quebra-Nozes” é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um quebra-nozes em forma de boneco como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão.
O boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir dai, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e percebe que foi tudo um sonho.
História de Sucesso
Proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização. Esses são os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, que atendem 500 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu. O Dança e Cidadania tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet.
As crianças do projeto, com idade entre 8 e 18 anos, são alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade. As aulas, ministradas por profissionais da área de dança, são realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas e as crianças recebem todo o material necessário (malha, sapatilhas e meias). O projeto oferece oportunidade a crianças talentosas que não têm dinheiro para freqüentar uma academia.
O projeto Companhia de Dança de Campinas tem 25 jovens bailarinos talentosos. Ele foi criado para profissionalizar jovens bailarinos. Os alunos têm de 12 a 18 anos, e muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia.
Serviço
Dança e Cidadania e Cia de Dança de Campinas apresentam:
O Quebra-Nozes
Data: 5 e 6 de dezembro 2011
Horário: 20h
Local: Teatro do SESI
Endereço: Avenida das Amoreiras, 450. Parque Itália
Entrada: Franca