NOTICIAS
Prefeito Pedro Serafim abre seminário municipal de resíduos sólidos
Os aspectos que envolvem a participação das cooperativas e as associações voltadas para a coleta e separação de material reciclável foram a tônica do 1º Seminário Municipal de Campinas de Resíduos Sólidos Recicláveis realizado neste sábado, dia 10 de março, no Clube Andorinha, no Jardim Chapadão. O prefeito Pedro Serafim, secretários municipais e técnicos ligados ao tema participaram da abertura do evento.
O seminário é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda que, por intermédio da Coordenadoria de Economia Solidária, busca informar os trabalhadores ligados a cooperativas e associações de reciclagem sobre a participação do setor no sistema da Política Municipal de Resíduos Sólidos, que está sendo desenvolvida por diversas secretarias municipais.
Segundo o diretor da Coordenadoria de Economia Solidário, Flávio Luiz Sartori, o seminário contempla também a Lei de Resíduos Sólidos que estabelece a obrigatoriedade dos municípios de discutir o assunto com a sociedade civil e elaborar um plano local até agosto deste ano.
Esta é o terceiro encontro aberto à sociedade que a Prefeitura realiza sobre o tema. Na pauta do dia foram discutidos assuntos como Legalidade do Trabalho Associado (coperativas e associações), o Direito ao Trabalho Associado e planejamento jurídico da Prefeitura em relação ao pagamento pelos serviços prestados de recolhimento de material reciclável.
Em sua fala de abertura, o prefeito Pedro Serafim ressaltou a importância do sistema de reciclagem para o processo de sustentabilidade ambiental do município. “A reciclagem, hoje, é a solução para deixarmos um planeta melhor para nossos filhos e netos e, por isso, dada a importância do papel de vocês, é necessário que aprendam tudo o que for preciso para se tornarem personalidades jurídicas fortes, através de cooperativas e incubadoras”, disse o prefeito.
A associada Rosineide Aparecida da Silva, que está há quatro anos na cooperativa Santos Dumond, disse ter esperança de mudanças com a nova Política de Resíduos Sólidos que está sendo elaborada. “Estamos aqui para conquistar melhorias dentro do nosso trabalho, e a remuneração do material coletado é um assunto muito importante para ser discutido com a
Prefeitura”, afirmou.
Já Deilda da Silva, que iniciou na área há seis meses, espera descobrir como melhorar os resultados da cooperativa. “É um trabalho muito duro e a gente tem de saber como fazer as coisas direito para conseguir melhores resultados no final do mês”, disse ela.
Além de pessoal ligado às áreas de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Assuntos Jurídicos, Ceasa, Assistência Social e Trabalho e Renda, o seminário contou com a participação também de representantes do Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e da Câmara Municipal de Campinas.