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O Boticário, unidade de negócio do Grupo Boticário, comemora hoje 35 anos e anuncia os bons resultados alcançados em 2011. A maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, que conta com mais de 900 franqueados, faturou R$ 5,5 bilhões com as 3.260 lojas da marca, crescendo 19% em relação a 2010. Em três anos, a rede praticamente dobrou seu faturamento – em 2008, o montante foi de R$ 2,8 bilhões. A cifra elevou O Boticário à primeira posição do ranking das maiores redes de franquias em faturamento no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para 2012, a expectativa é manter o ritmo de crescimento e abrir cerca de 250 lojas no Brasil. A marca também realiza até o final do ano uma série de ações voltadas ao consumidor para comemorar seus 35 anos de história.
“O ano de 2011 foi excelente para a empresa. Crescemos acima da média do mercado. Soubemos aproveitar o aumento do consumo de cosméticos e itens de perfumaria no Brasil colocando em prática projetos importantes que contribuíram para esse resultado”, explica a diretora executiva de Marketing e Vendas de O Boticário, Andrea Mota. “O novo posicionamento e logomarca O Boticário, a abertura de novas lojas, lançamentos de produtos, ações com consumidores, investimentos consideráveis em marketing e a participação nas duas edições do São Paulo Fashion Week são alguns exemplos de ações bem-sucedidas. Tudo isso, claro, com o apoio e trabalho dos nossos franqueados”, complementa a executiva.
No ano passado foram abertas 240 novas lojas, contra 180 em 2010. Atualmente, O Boticário está em 1.650 municípios brasileiros com 3.260 unidades, que empregam mais de 22 mil funcionários.
“Desde março de 2011, quando anunciamos o novo posicionamento e logomarca, nossas lojas estão sendo adaptadas. O novo formato do logo O Boticário e a assinatura ‘A vida é bonita, mas pode ser linda’ mostram como a marca se mantém atual e sofisticada, com portfólio amplo para todos os gostos e bolsos”, acrescenta Andrea.
A marca lançou 428 produtos em 2011, entre itens de linha e coleções limitadas. Atualmente, o portfólio da marca é composto por mais de 800 itens, divididos em perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo e para o rosto, protetores solares, desodorantes, sabonetes e shampoos. Com a assinatura “A vida é bonita, mas pode ser linda”, O Boticário se apresenta como uma marca atual, moderna e sofisticada, mas acessível para todos os bolsos e gostos.
No mercado internacional, O Boticário está em oito países – Portugal, Estados Unidos, Japão, Angola, Moçambique, Arábia Saudita, Venezuela e Paraguai –, com 65 lojas e mais de 100 pontos de venda. Portugal, país onde a marca está presente há 25 anos, é o maior mercado fora do Brasil. Para este ano, a meta da empresa é consolidar cada vez mais a presença nestes países em que já atua, ampliando o número de lojas e a participação em pontos de vendas parceiros.
Foco no Brasil
O Boticário ainda tem como plano para 2012 dar continuidade a projetos iniciados nos dois últimos anos e que vão contribuir para a manutenção do ritmo de crescimento da empresa. O canal venda direta, que foi iniciado em 2010 como projeto-piloto, em parceria com franqueados de uma cidade do Sudeste e outra do Nordeste, se expande para outras regiões do país. Já o projeto-piloto de lojas da linha de cuidados pessoais Nativa SPA, iniciado em março de 2011 também em parceria com franqueados, se mantém nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto, Salvador e Curitiba e terá a ampliação de portfólio Nativa SPA exclusivo para esses pontos de venda.
“O Futuro em nossas mãos”, programa desenvolvido pela franqueadora há pouco mais de um ano para capacitar os sucessores dos atuais franqueados (filhos e outros parentes), segue a todo vapor com a previsão de desenvolver as competências dos sucessores para a futura gestão das franquias e, conseqüentemente, a perenidade dos negócios em família.
O e-commerce O Boticário também foi reformulado no ano passado com um sistema mais moderno, fácil de navegar e comprar. Para se ter idéia, em outubro de 2011, primeiro mês com a nova cara, o volume praticamente dobrou na comparação com o mesmo período de 2010.
O Boticário também se consolidou como marca de beleza em linha com o universo da moda ao participar das três últimas edições do São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda da América Latina. A marca ainda volta à mais importante passarela paulistana este ano e também participará, pela segunda vez, do Fashion Rio. A maquiagem premium Make B. é a linha ativada no lounge O Boticário do evento da capital paulista. Já no encontro de moda carioca, os produtos de Nativa SPA são expostos e experimentados pelos visitantes do espaço da marca.
Comemoração 35 anos
Para comemorar os 35 anos de história, celebrados em 22 de março, O Boticário realiza uma série de ações ao longo de 2012, envolvendo colaboradores, franqueados e consumidores. Uma delas destaca a perfumaria, origem da marca. O projeto inovador que vai rodar o país a partir de 23 de março, o estande itinerante Essências de O Boticário, proporcionará aos visitantes conhecer a história da perfumaria de maneira totalmente interativa, aprender como são criadas as fragrâncias e identificar quais delas combinam com a sua personalidade. A ação tem como proposta levar informações e curiosidades sobre os perfumes aos brasileiros, maiores consumidores do item no mundo, segundo dados da Euromonitor.
A viagem ao mundo da perfumaria passa, ainda, por um laboratório de emoções, no qual os visitantes vão identificar a personalidade por trás dos diferentes cheiros em uma experiência sensorial. O Essências de O Boticário começa em São Paulo, no Shopping Eldorado, e depois segue para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Recife.
Os consumidores já estão participando de uma promoção iniciada em fevereiro deste ano que também comemora os 35 anos. Dividida em cinco fases, a promoção sorteará mais de R$ 1 milhão em prêmios até dezembro. No segundo momento, que segue até 13 de maio, os clientes que comprarem R$ 160 em produtos ganharão um kit Floratta ou Malbec (a escolher). Eles poderão ainda concorrer a 35 cartões-presente no valor de R$ 1.500 cada.
Para reforçar a data, a marca criou um selo comemorativo de 35 anos que já está estampado nas lojas, nas sacolas e em toda a comunicação de O Boticário. A fragrância ícone Acqua Fresca ganhou uma edição limitada, com nova embalagem, para marcar o aniversário. A novidade estará nas lojas da rede a partir de 9 de abril.
A página de O Boticário na rede social Facebook também entra na comemoração e ganha uma aba comemorativa especial, na qual será possível conhecer a história da marca. Nela também serão postados vídeos com declarações de consumidores contando suas experiências com os produtos da empresa.
A história de O Boticário
A história de sucesso de O Boticário começou em 1977 com uma pequena farmácia de manipulação instalada no Centro de Curitiba (PR). Além do aviamento de receitas, começaram a ser produzidos cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno. Rapidamente as fórmulas conquistaram os consumidores da cidade.
Dois anos depois, uma segunda loja foi aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A nova unidade impulsionou as vendas e a disseminação da marca pelo Brasil – pessoas que passavam pelo aeroporto conheciam os produtos e os levavam para presentear ou revender em suas cidades. Esse foi o primeiro passo para, em 1980, O Boticário abrir a primeira franquia, em Brasília (DF). O início da operação da fábrica ocorreu em 1982, em São José dos Pinhais. Em 1990, foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, organização sem fins lucrativos totalmente dedicada à conservação do meio ambiente.
Nesses 35 anos, a história da marca se mistura com a história da perfumaria brasileira. Acqua Fresca, criada em 1979, foi a primeira fragrância cítrica feita no Brasil. De lá para cá, O Boticário vem desenvolvendo produtos ícones na perfumaria que estão entre os mais vendidos no país. Desenvolvido a partir de uma técnica inovadora de uso do álcool vínico, Malbec chegou em 2011 ao topo do ranking dos perfumes masculinos mais vendidos no Brasil. Em 2002, a empresa resgatou a técnica enfleurage - forma artesanal de obtenção de óleos essenciais das flores - para criar Lily, primeiro eau de parfum feminino da marca.