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Dia 22, é o Dia Internacional da Terra e o McDonald’s dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. O fundador da rede, Ray Kroc, defendeu em 1955 que, “Temos a obrigação de retribuir às comunidades onde operamos”, filosofia que é seguida globalmente pela empresa até hoje.
· A cultura dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos nossos restaurantes.
· Embalagens: exigimos que a matéria-prima para a fabricação das embalagens utilizadas em nossa operação sejam provenientes de áreas de reflorestamento.
· Política de Redução: as embalagens primárias e secundárias utilizadas em nossa operação são cuidadosamente projetadas para minimizar a quantidade de material utilizada.
· Política de Estoques: nos restaurantes da rede aqui no Brasil, temos implementada uma prática de trabalho com estoques reduzidos. Esta prática tem como resultado prático, além da garantia de sempre servirmos alimentos frescos e com qualidade, a diminuição considerável dos desperdícios de matéria-prima, reduzindo assim a quantidade de material que é descartada em nossa operação.
· Destinação dos Resíduos: os resíduos provenientes da operação dos nossos restaurantes são encaminhados a aterros sanitários devidamente licenciados ambientalmente, minimizando assim o impacto na natureza.
· Reciclagem de Papel: os cadernos utilizados nos escritórios corporativos aqui no Brasil são feitos de material reciclado coletado nos próprios escritórios.
· Coleta Seletiva: O sistema de separação de resíduos foi lançado como projeto piloto na capital de São Paulo em 2007 e agora, conta com 90 restaurantes trabalhando com o sistema na Grande São Paulo. Uma lixeira foi projetada especialmente para o projeto, com três compartimentos: um para resíduos recicláveis (papel e plástico), outro para resíduos orgânicos e um terceiro para líquidos. Os resíduos são recolhidos por uma empresa que leva o material reciclável para uma cooperativa em Guarulhos (SP). Os resíduos não-recicláveis são direcionados diretamente ao aterro sanitário.
· Restaurante Conceito: O primeiro restaurante da América Latina a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) encontra-se no Brasil e foi implantado pela rede McDonald's. O restaurante de Bertioga, na Riviera São Lourenço (SP), é uma das poucas construções no Brasil a obter até o momento a certificação concedida pelo U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendam critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. Este é o mais importante certificado para atestar a qualidade ambiental de prédios residenciais e comerciais.
· O restaurante da Riviera reúne uma série de ações sustentáveis, como, por exemplo, o sistema de captura de água pluvial, para utilização na lavagem de pisos e descargas em toaletes, o que permitiu a redução do consumo de água potável em 50%. Além disso, a irrigação dos jardins também é feita com a água das chuvas, o que significou uma economia de 100% de água potável utilizada para essa finalidade.
· Programa Biodiesel - Um importante projeto está em fase de testes para que os caminhões que abastecem os restaurantes McDonald's do Brasil sejam movidos a biodiesel produzido de maneira inédita no país. Em um processo de logística reversa, os caminhões da Martin-Brower - empresa de Logística e Distribuição para o food service - ao entregar os produtos, recolhem o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes da rede.