NOTICIAS
CPFL Cultura recebe o coreógrafo Ivaldo Bertazzo e o escritor João Cezar, na próxima semana
A programação de maio traz nomes importantes das artes e do pensamento; no Cine CPFL Cultura, um repertório de clássicos; agenda com entrada gratuita
Na CPFL Cultura, maio chega com uma programação pulsante. Um elenco de nomes importantes das artes e do pensamento irá apresentar temáticas que sugerem reflexões de como anda a vida contemporânea a partir do contexto histórico.
O público poderá participar das conversas no Invenção do Contemporâneo (quintas-feiras) com João Cezar de Castro Rocha, Paulo Roberto Pires, Nelson Aguilar e Jorge Coli, e no Café Filosófico (sextas), com Ivaldo Bertazzo, Angel Vianna, Hélia Borges, Luciana Ayer, Jorge Forbes. Todos os encontros têm transmissão online pelo cpflcultura.com.br
O Cine CPFL Cultura de maio exibe clássicos que foram selecionados a partir de quatro temas: crime, sindicalismo, conflito armado (interminável) no Oriente Médio e o cinema visto pelo cinema. A série irá exibir oito obras produzidas em diversas épocas, como Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder), Sindicato de Ladrões (Elia Kazan), Lawrence da Arábia (David Lean), Chinatown (Roman Polanski), A Rosa Púrpura do Cairo (Wood Allen), Hoffa - Um Homem, uma Lenda (Danny Devito), Los Angeles, cidade proibida (Roman Polanski), Valsa com Bashir (Ari Folman).
De quarta a domingo
A programação da próxima semana tem início logo na quarta (2) com o longa Chinatown, de Roman Polanski, às 17h30 e 20h.
No Invenção do Contemporâneo (quinta, dia 3), o escritor João Cezar de Castro Rocha apresenta um panorama da ficção brasileira nos últimos 100 anos a partir de duas obras fundamentais para a cultura brasileira: Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha, que ajudam a compreender a força que a ficção teve para pensar o país.
Um dos mais conhecidos coreógrafos brasileiros, Ivaldo Bertazzo participa do Café Filosófico CPFL da próxima quinta (4) com o tema Corpo e Saúde.
Bertazzo trabalha a educação do corpo e a transformação do gesto como manifestação da própria individualidade. Optou por trabalhar com pessoas comuns, de diferentes classes e profissões, por ele denominadas de “cidadãos dançantes”, na década de 1970. O trabalho idealizado em plena juventude culminou, anos depois, com a criação da Companhia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, na qual capacita jovens para atuarem na área e tornarem-se multiplicadores do conhecimento adquirido, por meio da arte e da educação.
No domingo (6), o Cine CPFL Cultura apresenta outra obra autoral de Roman Polanski, Los Angeles, Cidade Proibida, às 17h30 e 20h.
Memória e Altar
Na Galeria de Arte da CPFL Cultura, o público poderá conhecer as coleções de arte africana e da América pré-colombiana na mostra Memória e Altar, de um dos maiores acervos privados existentes no país, criado pelo professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite.
O acervo traz mais de 400 peças, entre esculturas, máscaras, objetos de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, bronze, entre outros, de seis centímetros a 1, 70 metro), com curadoria de Marcos Tognon (professor de História na Universidade Estadual de Campinas) e Renata Sunega (arquiteta e historiadora da arte). A mostra permanecerá aberta no feriado de 1º de maio (terça-feira).
Programação
Cine CPFL Cultura
Data: 02/05 (quarta-feira), 17h30 e 20h
Série: "Cine CPFL (1912 / 2012): o contexto contemporâneo interpretado pelo cinema"
Filme: Chinatown, de Roman Polanski. Policial. 130 min. 12 anos.
Invenção do Contemporâneo
Data: 03/05 (quinta-feira), 19h
Série Evolução das Artes
Tema: Ficção brasileira: missão ou entretenimento. Com João Cezar de Castro Rocha (escritor e professor de Literatura Comparada da UERJ)
Café Filosófico CPFL
Data: 04/05 (sexta-feira), 19h
Série: Corpo e Saúde
Com Ivaldo Bertazzo (educador corporal, bailarino, diretor