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Começa em 28 de maio o agendamento para o Sistema Ponto a Ponto na SP-75
Neste primeiro estágio da operação podem se cadastrar moradores da cidade de Indaiatuba; equipamento e instalação são gratuitos
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 28, que o Sistema Ponto a Ponto, de pagamento de pedágio por trecho percorrido, abriu o cadastro para usuários da SP-75 (Rodovia Santos Dumont).
Neste primeiro estágio poderão se cadastrar os moradores no município de Indaiatuba – o cadastro já pode ser feito a partir de hoje. Tanto o equipamento quanto sua instalação serão gratuitos, e também não haverá taxa de adesão. O agendamento deve ser feito pelo site do projeto, no endereço www.artesp.sp.gov.br/pontoaponto. A instalação dos tags nos veículos que estiverem cadastrados e início de operação estão previstos para a primeira quinzena de junho.
“Em Itatiba, onde o sistema Ponto a Ponto já foi implantado, temos um índice de satisfação de 90%. Nove em cada 10 usuários aprovaram o modelo”, informa o governador Alckmin.
Saiba mais: Ponto a Ponto é avaliado positivamente por 9 em cada 10 usuários (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/salaimprensa/home/imprensa_lenoticia.php?id=219532)
Os moradores de Indaiatuba interessados em aderir ao Sistema Ponto a Ponto devem acessar o site do programa e fazer primeiramente o cadastro de usuário e senha do site. A seguir, irá receber um e-mail de confirmação dos dados. O passo seguinte é a inserção de dados do veículo. Por fim, o usuário escolhe data e horário para a instalação do tag (que será em Indaiatuba). Com o agendamento feito, os usuários devem se dirigir ao posto de instalação no dia e horário indicados. O posto de instalação fica no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, na Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia, Indaiatuba.
Com o sistema, os moradores de Indaiatuba serão beneficiados com uma redução de 60,4% nas viagens até Campinas. Hoje, o percurso custa R$ 10,10, com o Ponto a Ponto o usuário irá desembolsar apenas R$ 4. O mesmo vale para quem sair de Indaiatuba e for até a Rodovia dos Bandeirantes. Será obrigatória carga inicial de R$ 20 para veículos de passeio. A cada recarga será cobrada uma taxa de R$ 1 por veículo. Neste primeiro estágio serão beneficiados somente veículos de passeio de Indaiatuba. Os veículos comerciais entrarão no programa nos próximos estágios do projeto.
O Sistema Ponto a Ponto na SP 75 vai permitir a redução do valor da tarifa para quem percorre apenas trechos da Rodovia Santos Dumont. Serão instalados seis pórticos na estrada. A instalação do pórtico do km 66,7 e dos equipamentos na praça de pedágio do km 60,8 foram realizadas em abril e maio. Com o resultado positivo dos testes ao longo desse mês, foi possível antecipar o benefício para os moradores de Indaiatuba, antes mesmo da implantação total do projeto na SP 75. Assim, a viagem entre Campinas e Indaiatuba já custará R$ 4, ao invés dos R$ 10,10 atuais, a partir da primeira quinzena de junho. A previsão é de que os demais pórticos sejam instalados até o final de julho.
Neste primeiro estágio de implantação do projeto, o valor do pedágio na praça no km 60,8 e nas praças de bloqueio no km 62, para o Sistema Ponto a Ponto, será de R$ 3,20. Com a entrada em operação do pórtico do km 70,6, estes pontos terão valor reduzido para R$ 1,80. A diferença de R$ 1,40 será cobrada no pórtico do km 70,6.
Pioneiro
O Sistema já está em operação, desde o dia 9 de abril, na SP 360, entre Itatiba e Jundiaí. Nesta rodovia, a redução na tarifa de pedágio chegou a 70%, com uma economia média mensal de R$ 44 reais por usuário. O Ponto a Ponto faz parte das políticas públicas de transporte da Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo. A partir de 2013, o novo modelo, pioneiro no Brasil, será levado a outras rodovias paulistas.
Redução de custos
Os pórticos fazem a leitura automática de tags colocados nos veículos, os identifica e registra a cobrança. A nova tecnologia é operada com tags em rádio frequência de 915 Mhz. O sistema atual adota a frequência de 5,8 Ghz, implantado há mais de 11 anos.
Quem não aderir ao projeto piloto poderá continuar utilizando o atual sistema de pagamento de pedágio eletrônico ou pagar em dinheiro, manualmente, nas cabines.