NOTICIAS
Câmara Municipal de Campinas abre as comemorações dos 80 anos da Revolução de 32.
Com uma sessão solene na Câmara Municipal de Campinas nesta quinta-feira (28/06) - onde serão homenageadas 32 personalidades - a Policia Militar abre as comemorações pelos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, a serem completados agora em 9 de julho.
Para marcar a data, a PM vai entregar a Medalha Guilherme de Almeida a um grupo de pessoas que de alguma forma contribuiu para a preservação da memória do movimento armado ocorrido em São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
De acordo com o cabo Antonio José Soares dos Santos, a PM prepara uma série de eventos ao longo do ano para marcar os 80 anos do conflito. A ideia, segundo ele, é abrir o Museu da Revolução à população, em especial às escolas. Hoje, o Museu, que funciona no 8º BPMI, mantém um grande acervo, como fardamentos, armamentos, munições, uma réplica de canhão, matracas (que imitavam o barulho de uma metralhadora), além de fotos, filmes e documentos.
“Pretendemos a partir do segundo semestre, trazer escolas para que as crianças e adolescentes possam ter contato com a história da revolução”, disse o cabo Sores.
A entrega da Medalha Guilherme de Almeida está marcada para o Plenário da Câmara, a partir das 20 horas e é aberta ao público. O acesso ao plenário poderá ser feito pela Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro da Ponte Preta.
A Medalha Guilherme de Almeida tem por objetivo condecorar àqueles que participaram do Movimento Constitucionalista de 1932, ou mesmo como homenagem póstuma à seus familiares e também àqueles que se destacaram em atividades à memória e ao ideal de civismo da Revolução Constitucionalista.
Homenageados:
Autoria Vereador Francisco Sellin
- Arita Damasceno Pettená
- Pedro Serafim Júnior
- Sebastião Carlos Torres – Sebá
- Sylvino de Godoy Neto
Autoria Vereadores Francisco Sellin e Sebá Torres
- Agostinho Toffoli Tavolaro
- André Luiz Pacheco Pereira
- Anísio Araújo dos Santos
- Antonio José Soares dos Santos
- Aristides Carpino
- Benedito Pereira Costa Júnior
- Edmundo Carlos Chiavegatto
- Edson Bellini Chiavegatto
- José Francisco Guimarães dos Santos
- José Gomes de Araújo Filho
- Lincoln de Oliveira Lima
- Lucimara Françolin Antonelli
- Luis Marcos Theodoro de Souza
- Luiz Antonio Alves Torrano
- Mário Fonseca Ventura
- Natanael Soares dos Santos
- Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada
- Paulo Barros Camargo
- Paulo Barros Camargo Filho
- Rafael Cambuí Mesquita Santos
- Ronaldo João Roth
- Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva
- Vladimir Ribeiro
- Zilda Antonia de Souza Garcia
Autoria Vereador Sebá Torres
- Flávio Sanna
- Francisco Sellin
- Roberto Frati
- Thiago de Moraes Ferrari