NOTICIAS
Agência Make comemora sucesso da campanha de lançamento da tecnologia POWERCORE™
Nova tecnologia já estará disponível em todos os híbridos de milho da Dow AgroSciences para a safrinha 2013
A agência Make – Inteligência Criativa comemora o sucesso da campanha publicitária de lançamento do POWERCORE™, tecnologia inovadora para o controle das principais pragas do milho, desenvolvida para a Dow AgroSciences.
Sucesso que pode ser comprovado em números: 70% da oferta das novas sementes para a safrinha 2013 já estão comercializados. Não bastassem as vendas, quem pesquisa sobre o assunto no Google encontra mais de 18 mil citações da palavra-chave POWERCORE™.
E mais: balanço das matérias mais acessadas nos últimos 12 meses divulgado em agosto pelo site RuralBr, um dos mais completos portais de conteúdo e serviços relacionados ao agronegócio da América Latina, apontou que a notícia do lançamento de POWERCORE™ está entre as dez mais lidas no período. O destaque é ainda maior visto que a Dow AgroSciences é a única empresa do setor que aparece no ranking em meio a notícias sobre o Código Florestal e o Plano Safra 2012/2013.
Segundo Vitor Porto Cunha, gerente de marketing para a cultura do milho da multinacional, a repercussão da chegada da tecnologia ao mercado foi imediata e surpreendente graças à combinação de bom planejamento e definição estratégica com uma mensagem simples e direta para o produtor.
“A Make foi muito feliz em estabelecer uma estratégia de passo a passo para o lançamento do produto”.
A diretora de planejamento da Make, Thaís Parodi, conta que o desafio foi lançar a tecnologia inovadora de genes combinados em um mercado em que a tecnologia transgênica avança aceleradamente entre os produtores e é grande a demanda por informações para a escolha das melhores práticas. “Precisávamos conscientizar o mercado sobre os benefícios do produto antes mesmo de ele estar disponível nos distribuidores”, explica.
O trabalho começou na safrinha 2011/2012, com chamadas que diziam “Nossa Tecnologia não para de crescer” e já mencionando, em teaser, “Aguarde. Prepare-se para uma revolução na safra de 2012”.
A equipe de criação aproveitou a força da inovação do POWERCORE™, associando-o à marca Dow AgroSciences e ampliando o vínculo com o produtor através de uma identidade que coloca a empresa sempre à frente, junto com o produtor, para a obtenção dos melhores resultados na cultura do milho.
Vanguarda representada nas peças pela evolução do Trem convencional para o Trem Bala, que atravessa plantações e cidades, contrastando com o cenário rural e trazendo modernidade.
No filme produzido para a TV, com toque de humor, o motorista de uma camionete antiga e o menino de bicicleta aguardam a passagem do trem, que já pode ser ouvido de longe e parece seguir vagarosamente, em uma pacata cidade interiorana. Surge então o Trem Bala, em altíssima velocidade, renovando o visual do motorista, transformando o carro antigo em uma moderna picape e o rádio velho em digital. E ainda arrepia os cabelos do garoto, que se surpreende com as transformações.
Na sequência, entram ilustração e locução, com o texto: “POWERCORE. A evolução que vai transformar o dia a dia no campo. Tecnologia que controla mais e melhor pragas aéreas e do solo e garante mais segurança no manejo de ervas daninhas. Dow AgroSciences: Tecnologia que não para de avançar”.
Além do filme para TV, o plano de mídia inclui anúncios escalonados em jornais e revistas de todo o país. Paralelamente, também foram realizados dias de campo para apresentação da nova semente aos produtores.
Expertise
A Make – Inteligência Criativa possui ampla expertise em agronegócio. Com sede em Campinas (SP), a agência é comandada pela publicitária Simone Rodrigues. Integrante do Conselho da Associação Brasileira de Marketing Rural há mais de uma década, Simone ultrapassa 20 anos de experiência nesse setor.
Antes de fundar a Make, durante 18 anos esteve à frente da Saviezza Propaganda – maior e mais premiada agência de agro do Brasil. O currículo de Simone e sua equipe inclui o atendimento às principais empresas do segmento no país, como Merial, FMC do Brasil, Cargill, Purina, Guabi, Chemi Nova, Sipcam, Tortuga, Kleffmann, Agroconsult e Gerdau.
Depois de um amplo histórico com a Saviezza, Simone Rodrigues desenvolve agora com a Make um novo modelo de agência. “Além da comunicação em si, trabalhamos com mais números. A estratégia, hoje em dia, depende muito de uma análise bem feita”, explica.
Segundo Simone, trabalhar com publicidade no segmento dos agronegócios no Brasil hoje é um grande desafio. “O mercado e o produtor evoluíram muito, há uma grande cadeia de profissionalismo, que inclui o agricultor, os institutos de pesquisa, as empresas. É preciso passar essa imagem de inovação, de estar presente nessa evolução do perfil do mercado.
Ela explica que existe um desafio constante de se manter à frente, sustentar a imagem de inovação. “Hoje existem ferramentas de gestão de inovação que usamos na nossa estratégia, de acordo com o perfil de cada cultura”, conta. Ela acrescenta que a experiência da equipe em agro agiliza muito o trabalho. “É mais fácil para uma empresa brifar uma agência com 20 anos de expertise, sem ter que explicar termos como dia de campo e safrinha.”
Confira o filme da campanha no link abaixo:
http://www.sendspace.com/file/k82k5y
Make – Inteligência Criativa
Avenida Selma Parada, 201, Edifício 2, 2º andar, Campinas, SP
(19) 3203-6751
www.makeid.com.br