NOTICIAS
A Secretaria Municipal de Cultura encerra nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a inspeção está sendo realizada desde o dia 17 de fevereiro no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.
A inspeção foi feita por técnicos que terão de apresentar um relatório ao secretário municipal de cultura, Arthur Achilles Gonçalves, para apontar quais os principais problemas do Centro de Convivência. Durante o processo, técnicos de iluminação desceram todas as varas de iluminação e de cenário do palco, além das varas de iluminação da plateia, trocaram cordas e também instalaram cabos de aço. “Atualmente é difícil encontrar teatros que utilizem cabos de aço para prender os refletores. Será mais um item de segurança”, explicou o secretário.
Os refletores devem ser instalados até o final deste mês, quando o palco do teatro Luis Otavio Burnier receberá nova pintura.
Iluminação
O teatro possui seis varas de iluminação no palco e duas na plateia, além de nove varas de cenário. Das varas de iluminação de palco, cinco são móveis e uma é fixa. Cada vara tem capacidade para receber dez refletores.
Setenta e dois refletores chegam no Centro de Convivência até o início da semana que vem, quando também serão instalados. O secretário explica que nem todos os refletores serão instalados. “Não existe essa necessidade. Porém os refletores que não forem instalados estarão guardados no próprio teatro para atender a necessidade de cada peça, pois cada espetáculo usa um número de refletores diferente”, explica.
Limpeza
Durante a inspeção, o Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes também passou por uma faxina geral, realizada por meio do reeducandos. A limpeza inclui também os camarins, que receberam atenção especial e a caixa d'água.
Os dois lustres localizados no saguão do Centro de Convivência passaram por manutenção e tiveram trocadas as lâmpadas queimadas. “Estamos procurando também uma empresa que faça um trabalho de restauro nesses lustres que estão no teatro desde sua inauguração”, revelou Achilles.
Segundo o secretário, essa inspeção é apenas o começo do que vai ser feito no local. “Sabemos dos problemas do nosso teatro, mas estamos fazendo tudo o que é possível para que todos sejam bem recebidos”, disse se referindo aos processos licitatórios da impermeabilização do teatro e para a compra do ar condicionado, que estão em andamento.
Bruno Sgambato
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Campinas