NOTICIAS
Regente Simone Menezes destaca os geniais provocadores do som do século 20, em concerto nesta quinta (7)
Apresentação acontece na Casa do Lago (Unicamp), às 19h; entrada franca
Qual é o som do século 20? Com a batuta apontada para o contemporâneo, a regente Simone Menezes conduz a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) com um programa que contempla a intrigante e rica produção criada há mais de 100 anos. O concerto acontece nesta quinta-feira (7), na Casa do Lago, na Unicamp, Campinas. A entrada é franca.
O concerto tem a proposta de trazer ao público um olhar sobre o período de transição que fomentou a composição do século 20. São obras com forte conexão entre si, e linguagens musicais completamente distintas que criam para o público um rico panorama da estética contemporânea.
O repertório é “belíssimo”, define a regente, inclusive para o público leigo. “Reúne algumas das principais obras deste período, tais como Prélude à l'après-midi d'un faune, de Claude Debussy, Ragtime, de I. Stravinsky, e Apalachian Spring, de Aron Copland. Nosso objetivo é dar ao público uma visão geral das diversas
tendências musicais que surgiram desta época”, reitera.
O programa conta ainda com uma obra do violonista e compositor Mario da Silva, que terá a participação especial da pianista Cintia Albrecht.
Simone Menezes
Pulso firme, Simone Menezes tem marcado território na cena nacional. Formada pela Universidade Estadual de Campinas, com estudos na École de Musique de Paris, foi aluna de John Neschling e Colin Metters (Royal Academy of Music em Londres). Iniciou sua carreira como maestrina assistente da Orquestra Sinfônica da USP, e realizou especialização voltada à área de regência em música contemporânea como residente junto ao Ensemble Multilaterale em Paris. Atuou como regente convidada junto a orquestras e ensembles na França, Portugal, República Tcheca e Rússia.
À frente da Sinfônica da Unicamp, Simone voltou seu olhar à vanguarda estética, com projetos de concertos na área de música sinfônica, como o Panorama da Música Brasileira (em parceria com o Sesc, homenageia renomados compositores brasileiros vivos, nascidos entre os anos de 1920 e 1940) e Projeto Performance (concertos de cunho inovador que dialogam com dança, tecnologia, teatro, entre outros).
É também autora do projeto Novos Universos Sonoros (patrocinado pela Petrobras), realizado com músicos e intérpretes de oito universidades brasileiras.
Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Simone Menezes
Data: 7 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Campinas.)
Entrada franca