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PROGRAMAÇÃO CIRCUITO MIS DE CINEMA - MAIO/ 2013
(debate após exibição)
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
PRIMEIRO DE MAIO
OS COMPANHEIROS (I Compagni)
Sexta-feira, 03 de Maio - 19h
Direção de Mario Monicelli.
Operários de uma indústria italiana no final no final do século XIX
lutam pela redução da jornada de trabalho. Os patrões reagem. Um dia
aparece no lugar um professor socialista chamado Sinigaglia (Marcello
Mastroianni), disposto a ajudar na organização dos operários . Começa
uma greve. Os donos da fábrica resolvem apelar para a violência como
forma de conter o movimento. O filme foi candidato ao Oscar de
roteiro, ganhou os prêmios principais do Festival de Mar del Plata e
do Sindicato dos Jornalistas Italianos. Itália/França. 1963, p&b,
126min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CICLO: “CINEMA & LITERATURA”
Curadoria: Ricardo Pereira
Sábado, 04 de Maio – 16h
INOCÊNCIA
Direção de Walter Lima Jr.
No Brasil imperial, um médico itinerante em suas andanças conhece uma
moça acometida de malária por quem se apaixona, sendo correspondido.
Entretanto, o pai da jovem a prometeu para um rico fazendeiro da
região e não admite ter sua vontade contestada. Com Edson Celulari e
Fernanda Torres. Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator
Coadjuvante para Sebastião Vasconcelos no Festival de Brasília.
Brasil, 1983. Colorido, 115 min.
CICLO: REVISÃO CRÍTICA DO CINEMA NOVO
Curadoria: Curadoria: WWW.boletim-lanterna.blogspot.com
Sábado, 04 de Maio – 19h30min
O GRANDE MOMENTO
Direção de Roberto Santos
Conta a história de um jovem filho de imigrante italiano, Zeca
(Gianfrancesco Guarnieri) que, às vésperas de seu casamento, sai em
busca de dinheiro para pagar as despesas com os preparativos. Foi
rodado no bairro paulistano do Brás, e é considerado um precursor do
Cinema Novo. Brasil, 1958, Preto e Branco, 80 min.
CINeClube DOC 360°
Segunda-feira, 06 de Maio – 19h
(X) NÃO FAZ RESTRIÇÃO: Um retrato da adoção tardia especial
O documentário aborda casos de adoções atípicos como os de crianças e
adolescentes com deficiências físicas ou mentais, portadores de
doenças tratáveis ou não e grupos de irmãos. Além de retratarmos um
pouco da história de algumas famílias que optaram por esse tipo de
adoção, também abordamos os aspectos jurídicos e psicológicos desses
casos. São três blocos divididos nas seguintes temáticas: Gestação -
aborda o período que vai da decisão pela adoção à escolha por uma
criança fora do perfil mais procurado; Processo de adoção - análise
do sistema judiciário e os problemas enfrentados no processo de
adoção, muitas vezes escalonados para os casos de adoções especiais;
Convivência - aborda o momento da chegada da criança à nova família, o
processo de adaptação e os preconceitos que a nova família pode vir a
enfrentar.
Produção / Roteiro / Direção: Fernanda Domiciano da Silva, Karina
Alves Pilotto e Raquel Gomes Hatomoto.
Orientação: Marcel Cheida
Imagens: Carlos Mendonça, Danilo Leone, Emiliano Vassoller, Francisco
Silva, Marco Doretto, Rafael Turchetti.
Montagem e Finalização: Diohny C. Andrade
Realização: LabIS (Laboratório de Imagem e Som )
Projeto Experimental desenvolvido no 8° semestre da Faculdade de
Jornalismo, PUCC Campinas de agosto a novembro de 2012.
Duração: 26'30''
Sessão: MOSTRA ICONOCLÁSSICOS
no Brasil nas Telas
Curadoria: Cineclube Catavento
Quinta-feira, 09 de Maio – 19h30min
ASSIM É, SE LHE PARECE
Direção de Carla Gallo.
O artista plástico Nelson Leirner revela-se neste documentário
despojado sobre a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. "Eu
não queria ser artista, eu não queria ser nada", afirma, ironicamente,
ao relembrar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos
tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem
preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a
criação artística. Brasil/SP, 2011, 75 min.
Sexta-feira, 10 de Maio – 19h30min
Mr. SGANZERLA – OS SIGNOS DA LUZ
Direção de Joel Pizzini.
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por
meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel
Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a
musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena
Ignez que revolucionou a mise en scène no cinema, a parceria com Júlio
Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor
atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção
vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de
imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua
obra, Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz revela a cosmovisão do autor
catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo. Brasil/RJ, 2011,
90 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CICLO:” O CINEMA DO NOSSO TEMPO”
Curadoria: Ricardo Pereira
Sábado, 11 de Maio – 16h
CINCO CÂMERAS QUEBRADAS
direção de Emad Burnat e Guy Davidi.
Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro,
construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de
proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a
tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad,
morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas
pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras. Indicado ao
Oscar 2013 de Melhor Documentário. França, Israel, Holanda, Palestina,
2011. Colorido, 94 min.. França/Alemanha/Finlândia, 2011. Colorido, 93
min.
Sessão: MOSTRA ICONOCLÁSSICOS
no Brasil nas Telas
Curadoria: Cineclube Catavento
Sábado, 11 de Maio – 19h30min
EX ISTO
Direção de Cao Guimarães.
Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O
poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse
vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João
Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e
contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando
questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente
estranho.. Brasil/MG, 2011, 86 min
CINeClube DOC 360°
Segunda-feira, 13 de Maio – 19h
PADRE MILTON SANTANA: religioso, político, social
Direção de Juliana Siqueira
Brasil/Campinas, 2013, 28min
”MOSTRA: AMÉRICA LATINA E SOCIEDADE
Arte e Violência no cinema de Paul Leduc
Curadoria: CINECLUBE INVERT
FRIDA: natureza viva
Sexta-feira, 17 de Maio – 19h
Direção de Paul Leduc.
Dirigido por Paul Leduc, é o primeiro de dois filmes sobre a pintora
mexicana Frida Kahlo (Ofelia Medina). Considerado como uma obra
excepcional do cinema mexicano, o longa se destaca tanto pela figura
em que se centra quanto pela forma em que penetra em seu universo. Em
seu leito de morte, a pintora Frida Kahlo recorda sua vida. Por sua
mente desfilam os personagens e situações mais significativos de sua
atormentada existência: sua infância, sua doença, o comprometimento
político, sua agitada vida sentimental, a amizade com Trotski e o
pintor Siqueiros, o casamento com Rivera. México, 1985. 108 min
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CICLO:” O CINEMA DO NOSSO TEMPO”
Curadoria: Ricardo Pereira
Sábado , 18 de Maio – 16h
PINA
Direção de Wim Wenders
Neste documentário em 3D, o cineasta alemão Wim Wenders conduz o
espectador por uma viagem sensorial no espetáculo de encantamento que
é a dança. Acompanhamos as conduções de Pina Bausch e o movimento do
corpo de dança. O longa é o resultado das filmagens de Wenders de três
trabalhos diferentes da coreógrafa: Café Müller, Le Sacre du Printemps
e Volimona. Indicado ao Oscar 2012 de Melhor Documentário.
Alemanha/França/Reino Unido, 2011. Colorido, 106 min. Canadá, 2011.
Colorido, 94 min. Indicado
”MOSTRA: AMÉRICA LATINA E SOCIEDADE
Curadoria: CINECLUBE INVERT
O COBRADOR - Cobrador, in God we trust.
Sábado, 18 de Maio – 19h30min
Direção de Paul Leduc.
O Cobrador apresenta cinco histórias de violência que se cruzam com
personagens muito diferentes e desconhecidos entre si, mas que acabam
formando uma mesma trama. Com trilha de Tom Zé, o enredo desta
produção se inspira livremente em passagens e personagens de livros do
escritor Rubem Fonseca onde a violência assume a forma de crítica aos
valores do capitalismo globalizado. México, 2006, 92 min
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CINeClube DOC 360°
Segunda-feira, 20 de Maio – 19h
NOSTALGIA DA LUZ
Direção de Patrício Guzman
No deserto do
Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos tiram
proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em
busca de vida extra-terreste. Paralelamente, aproveitando a secura do
solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos,
arqueólogos estudam múmias e outra relíquias pré-colombianas, enquanto
um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos
durante o período da ditadura militar no país sob o regime de
Pinochet. Alemanha/Chile/França, 2010, 90min
CICLO:”DIVERSIDADE CULTURAL,outras linguagens; outros olhares ”
Curadoria: Adriano de Jesus
O ANIVERSÁRIO DE LAILA (Eid Milad Laila)
Sexta-feira, 24 de Maio - 19h
Direção de Rashid Masharawi.
O juiz Abu Laila (Mohammed Bakri) trabalha como taxista desde que o
governo parou de pagar por seus serviços. No dia do aniversário de sua
filha, sua esposa lhe pede que volte para casa mais cedo e traga um
presente e um bolo, mas tudo pode acontecer na Palestina. Palestina.
2008, 71 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CICLO:” O CINEMA DO NOSSO TEMPO”
Curadoria: Ricardo Pereira
Sábado , 25 de Maio – 16h
RESPIRAR
Direção de Karl Markovics
Roman Kogler tem 18 anos e está preso em um centro de detenção
juvenil. Ele já cumpriu parte de sua pena e pode ser solto em
liberdade condicional, mas tem poucas chances de se reabilitar: não
tem família e parece incapaz de lidar com a sociedade. Depois de
muitas tentativas fracassadas, Roman encontra um trabalho no
necrotério de Viena. Um dia, ele se depara com o cadáver de uma mulher
morta que leva o nome de sua família. A descoberta leva o rapaz a se
interrogar sobre seu passado pela primeira vez e a iniciar uma busca
por sua mãe. Escolhido pelo júri o Melhor Filme da 35ª Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo. Áustria, 2011. Colorido, 95 min.
CICLO:”DIVERSIDADE CULTURAL,outras linguagens; outros olhares ”
Curadoria: Adriano de Jesus
ACADEMIA DE PLATÃO (Akadimia Platonos )
Sábado, 25 de Maio - 19h30min
Direção de Philippos Tsitos
Em Atenas, num cruzamento do bairro Academia de Platão, ficam três
tabacarias. Stavros é dono de uma das lojas. Sua mulher o deixou e se
recusa a voltar, e sua mãe sofreu um derrame e precisa de cuidado em
tempo integral. O hobby preferido dos três balconistas é contar os
chineses, que montam suas lojas do outro lado da rua e parecem se
multiplicar a cada dia. Eles só param de contar quando um albanês
passa, e então apostam se o cachorro vai latir ou não para ele - seu
segundo passatempo preferido. Até que um dia um albanês passa pelos
três homens e reconhece na mãe de Stravros sua mãe há muito tempo
desaparecida.. Grécia. 2009, 103min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CINeClube DOC 360°
Segunda-feira, 27 de Maio – 19h
VINICIUS DE MORAIS
Direção de Miguel Faria Junior.
Brasil, 2005. 110 min.
A realização de um pocket show em homenagem a Vinícius de Moraes por
dois atores é o início da reconstrução da carreira do cantor e
compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes
testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade,
tendo criado para si um dos percursos mais relevantes da cultura
brasileira no século XX. Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema
Brasil, nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Trilha Sonora.
Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro
Original e Melhor Som. Ganhou o Prêmio ACIE de Cinema de Melhor
Documentário. Ganhou o prêmio de Melhor Documentário, no Prêmio
Contigo! de Cinema.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: WWW.blogErratão.spaceblog.com.br
Terça-feira, 28 de Maio - 19h – Debate após a Exibição
PAT GARRETT AND BILLY THE KID”
Direção de Sam Peckinpah
O xerife Par Garrett tem que matar Billy the Kid, um velho amigo que
se tornou fora-da-lei. Um clássico do faroeste dirigido pelo poeta da
violência Sam Packinpah.. EUA, 1973, colorido, 122 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Sexta-feira, 31 de Maio – 19h
A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO - (La Société du Spectacle)
Direção de Guy Debord.
É um documentário que ressalta o aspecto de espetacularização da
sociedade. O documentário foi rodado em cima de um livro de mesmo nome
e também de Guy Dubord. O espetáculo se apresenta, simultaneamente,
como representação da própria sociedade. Enquanto parte da sociedade,
ela é o foco de toda a visão e de toda consciência. Mas por ser algo
separado, ela é, na verdade, o domínio da ilusão e da falsa
consciência: a unificação que realiza não é outra coisa senão a
linguagem oficial da separação. França, 1973. 88 min.
LOCAL
Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859
Programação sujeita a alterações
Entrada Franca (60 lugares)