NOTICIAS
A presidente da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi ao lado de Natanael Miranda dos Anjos, da Facesp, Marcos Ambrosano, do Walmart Brasil e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho.
Inovações no varejo pautaram o 1º Fórum Regional de Varejo
O 1º Fórum Regional de Varejo realizado pela ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas reuniu mais de 320 pessoas nessa terça-feira, 30 de abril, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, em torno do tema “Capitalismo Consciente”. A presidente da ACIC, Adriana Flosi, fez a abertura oficial do evento e deu as boas-vindas ao público presente. Em seguida, o superintendente da ACIC, Luiz Eduardo Drouet, abriu o primeiro painel e passou a palavra aos convidados, entre os quais Natanael Miranda dos Anjos, da Facesp - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, e Marcos Ambrosano, vice-presidente executivo de Produtividade, Reabastecimento e Logística do Walmart Brasil, que traçou uma visão sobre o tema por parte da companhia que conta atualmente com 10.500 lojas espalhadas por 27 países e 2,2 milhões de colaboradores, sendo que, no Brasil, são mais 500 unidades. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, representou o prefeito Jonas Donizette e ressaltou a importância do evento.
O primeiro painel – Tendências para o Varejo – mediado por Jacques Meir, do Grupo Padrão, contou com a palestra de Frederico Trajano, diretor executivo de operações do Magazine Luiza. Ele destacou a importância das mídias sociais para o varejo e explicou o sucesso do canal de vendas Magazine Luiza Você, na qual qualquer usuário do Facebook pode vir a ser um vendedor em potencial e projeta atingir um milhão de usuários/vendedores até o final do ano. Ele reforçou também a tendência do varejo multicanal, no qual a loja física continua sendo um aspecto muito importante. Em seguida, Luis Rasquilha, da AYR Consulting, abordou as tendências do varejo e falou da importância do treinamento para engajar os funcionários, feito pelas próprias empresas, para que o vendedor conheça e entenda cada produto à venda.
E finalizando o painel da manhã, falaram Rodrigo Palermo e Gustavo Carrer, ambos do Sebrae-SP - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Eles mostraram as tendências e inovações do varejo adaptadas para pequenas e médias empresas, entre elas, as novidades no atendimento e fidelização de clientes como, por exemplo, um cantinho para crianças. Outro exemplo de inovação é a criação do “estacionamento” para os maridos, um espaço implantado em centros comerciais para entreter os homens enquanto suas esposas fazem compras. Eles relataram também como as pequenas e médias empresas estão se adaptando a essas novidades e apresentaram dados sobre o setor: em torno de 12 a 14 mil empresas são abertas no estado de São Paulo por mês, a maior parte delas de serviços.
Mediado por Eliane Kullock, do Grupo Foco, o primeiro painel da tarde – Gestão de Pessoas no Varejo – teve Emilia Telma Geron, do Magazine Luiza e José Domingos Alves, das Lojas CEM, que abordaram tópicos como a valorização humana, treinamento e de como conseguir o engajamento dos profissionais nas operações comerciais e no atendimento aos clientes. No mesmo painel, Ruy Shiozawa, do Great Place to Work, expôs as práticas adotadas nas empresas que estão no ranking das melhores para se trabalhar e Paulo Santos, da Viavarejo, controladora das Casas Bahia e Ponto Frio, contribuiu com a experiência da nona maior empresa de eletroeletrônicos do mundo.
O último painel – Panorama Econômico e Gestão de Risco no Varejo – contou com a moderação de Roseli Garcia, diretora da Boa Vista Serviços e foi aberto pelos economistas Tatiana Pinheiro, do Banco Santander e Flávio Calife, da Boa Vista Serviços, que abordaram as perspectivas em relação ao crescimento da economia, inflação e outros assuntos relevantes para as empresas da região. José Rodrigues, da Riachuelo, contribuiu com a sua extensa experiência na gestão de crédito e cobrança, expondo as melhores práticas e recursos disponíveis para a gestão do risco no varejo, que permitem o crescimento das vendas através do crédito, com um controle rigoroso da inadimplência.
O principal objetivo do Fórum foi compartilhar as principais tendências apresentadas na 102ª edição da NRF Retail´s Big Show. Segundo Adriana Flosi, a adesão maciça por parte dos empresários a esta primeira edição do evento foi decisiva para reforçar a importância de canais de diálogo com o segmento. “Nosso objetivo é promover formas de reciclagem e aprimoramento. Entendemos que o mundo mudou e o cliente mudou com ele. Hoje ele tem à disposição infinitas possibilidades de compras à sua volta e o varejo precisa estar atento a essas transformações. Precisamos compreender e atender a todos, do cliente tradicional à geração Y, com suas necessidades específicas. Somente assim tornaremos nossos negócios competitivos”, afirma. O evento foi patrocinado pelo SEBRAE SP - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Desenvolve SP e Boa Vista Serviços e teve apoio da FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Campinas, PKT Desenvolvimento Empresarial, Grupo GM7, Sicoob e TOTVS Interior SP.