NOTICIAS
Joe & Leo´s Campinas recebe prêmio nacional por práticas de sustentabilidade e gestão ambiental
‘Planet Sierra Tenant Award' é uma ação do Grupo Sonae Sierra Brasil que envolve todas as operações no Brasil
Campinas, 14 de maio de 2013 – As ações em prol da sustentabilidade e gestão ambiental desenvolvidas pelo Joe & Leo´s Restaurant Family de Campinas, instalado no Parque D. Pedro Shopping, foi coroado com o ‘Planet Sierra Tenant Award'. O vencedor da segunda edição do prêmio foi revelado na manhã de hoje pelos executivos da Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers no Brasil.
O prêmio ‘Planet Sierra Tenant Award', criado pela Sonae Sierra, é uma iniciativa inovadora e pioneira no setor e abrange todos os centros comerciais da empresa nos sete países em que opera. O objetivo é reconhecer os lojistas com o melhor desempenho ambiental e que ao longo do ano desenvolveram ações positivas nesta área.
A cada edição, a premiação contempla apenas duas lojas por país. “A sensibilização dos lojistas e parceiros para uma correta gestão ambiental é uma prioridade para a Sonae Sierra, já que o sucesso da implementação do nosso Sistema de Gestão Ambiental certificado de acordo com a ISO 14001 depende da participação dos nossos lojistas”, conta Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra.
Para a executiva, o ‘Planet Sierra Tenant Award’ permite que o grupo trabalhe em conjunto com os lojistas para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. “A expectativa é que os vencedores de cada edição inspirem outros profissionais que ainda estão no início de um projeto em prol das práticas sustentáveis”, finaliza a diretora.
As lojas candidatas ao ‘Planet Sierra Tenant Award’ passaram por inspeções para verificação do cumprimento dos itens estabelecidos no regulamento. Durante as visitas foram avaliados extintores, saídas e luzes de emergência, limpeza, organização, cabeamento elétrico, armazenamento de materiais inflamáveis, entre outros itens.
Este prêmio foi criado em 2010 no âmbito da estratégia de Sustentabilidade da Sonae Sierra e visa distinguir os lojistas empenhados nas ações para os cuidados com o meio ambiente e que demonstrem as melhores iniciativas, tais como: processo de gestão operacional que trabalhe para melhorar o seu desempenho ambiental em termos de qualidade do ar, energia, água, ruído e que desenvolvem programas de formação e sensibilização ambiental para os colaboradores e clientes.
Para Carlos Américo Louredo, diretor do Joe & Leo´s Restaurant Family Campinas, a conquista do Planet Sierra Tenant Award é o fruto de um projeto implantado pela unidade em 2010, quando a premiação foi lançada pelo Grupo Sonae. “Foi um trabalho árduo, envolvendo toda a nossa equipe de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, com o objetivo de implantar uma mentalidade de conscientização em prol de uma ação sustentável, não apenas no restaurante, mas no dia a dia de cada um”, afirma. “E o resultado de todo este processo é que temos hoje uma equipe que pratica a sustentabilidade em nosso restaurante e em casa, com seus familiares, sempre pensando na qualidade de vida de toda a comunidade.”
A mentalidade de um mundo sustentável dentro da Rede Joe & Leo´s vem desde a abertura da primeira loja do grupo, em 1993, na cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro. A unidade, localizada em uma área verde dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, foi aberta com o princípio de uma loja que proporcionaria um clima sócio ambiental.
As cores na primeira loja, em 1995, foram o verde escuro da bandeira, dando uma sintonia de operação nacional, e o verde claro, da mata que se localizava à frente da loja de São Conrado (Floresta da Tijuca). As madeiras de demolição foram colocadas como prioridade de política de construção; tintas não tóxicas nas paredes; ausência de produtos químicos nas ferragens que integram o restaurante dando a leve impressão de antigo; apresentação de apoio de marketing durante muito tempo ao surgimento de ONGs com sintonia sócio ambiental; utilização de material descartável sem gerar nocividade ao ambiente; proibição de produtos de limpeza sem autorização da ANVISA; produtos com CIF ou certificados pelos Órgãos regulamentadores. Toda esta preocupação da matriz foi implementada na unidade de Campinas ao longo dos 11 anos de funcionamento.
O Joe & Le´s Campinas, no entanto, não parou por aí. Além de estudar a adoção de uma praça na região do shopping, a unidade está concluindo um projeto mais amplo, que virá a tornar a loja ainda mais sustentável e preocupada com o meio ambiente da comunidade e dos clientes. Entre as ações que serão colocadas em práticas nos próximos meses, adianta Loureiro, podem ser destacadas: troca de lâmpadas incandescentes por leds, tanto na decoração quanto no ambiente interno da casa; controle de energia dos equipamentos; redução dos gastos de energia pelos colaboradores; treinamento intensivo dos funcionários sobre o tema sustentabilidade; reaproveitamento das folhas de escritório para impressão; separação do lixo reciclável, vidros e plásticos. E, o mais importante, o controle do desperdício de tudo que é gerado nas operações diárias.
SOBRE O JOE & LEO´S RESTAURANT FAMILY
Joe e Leo adoravam reunir parentes e amigos aos fins de semana para servir hambúrgueres com cachaças. Em 1995, resolveram abrir a primeira loja no São Conrado Fashion Mall, um dos Malls mais nobres do Rio de Janeiro devido ao sabor artesanal dos hambúrgueres e do sucesso com a propaganda local.
Abriram então a primeira franquia no ano de 2000, no Rio de Janeiro (Shpopping New York). A unidade de Campinas, no Interior de São Paulo, foi inaugurada em 2002 e, após algumas mudanças em 2008, como a reestruturação da marca e cardápio, incluindo vários pratos produzidos por alguns chefs do cenário gastronômico do país, surgiu o Joe & Leo’s Family Restaurant conhecido atualmente.
Com características americanas e decoração atrativa dos esportes em alta nos anos 70, 80 e 90, o Joe & Leo’s do Parque D. Pedro Shopping oferece um ambiente descontraído, onde o atendimento toma forma despojada, com cardápio repleto de hambúrgueres artesanais, assim como pratos ligados a várias culinárias conhecidas no mundo todo. Desde a tradicional costelinha australiana até as massas italianas, passando por saladas light azeitadas com temperos e molhos home made. Sem falar das sobremesas elaboradas com chocolate belga e sorvetes brasileiros.
Steaks suculentos de carne nacional, mas com cortes nobres utilizados em Steakhouses e chopps e cervejas especiais, produzidos pelos melhores mestres cervejeiros, completam o menu invejável da casa, com destaque para os pratos campeões de venda, como o hambúrguer Delmonicos e a massa italiana com camarão Shrimp Pasta.
O único e genuinamente restaurant family do Brasil atrai seus clientes também pelas promoções no almoço, com o Salad Bar (saladas e frutas da época sempre fresquinhas) e o happy hour com chopp Baden Baden, Devassa e Eisenbahn, além de porções de aperitivos com preços especiais para grupos de empresas e aniversariantes.