NOTICIAS
SONDAGEM INDUSTRIAL MENSAL MAIO DE 2013
Os resultados da Sondagem Industrial do mês de maio de 2013 apresentam evidências divergentes para os indicadores esquisados. Observou-se que enquanto o volume de produção, a lucratividade e os investimentos aparecem com uma face mais negativa considerando o mesmo mês de anos anteriores, outros indicadores como estoques, emprego e valor das vendas mostram uma tendência positiva.
O volume de produção, no mês de maio de 2013, apresentou esultado pior que o dos últimos dois meses: 32,0% dos respondentes alegaram que sua produção diminuiu, ante 24,2% e 20% nos dois meses anteriores. Para 36,0% a produção permaneceu inalterada e para outros 32% aumentou.
Os reflexos de um nível de produção menor não pôde ser sentido no nível de emprego da região, uma vez que 20% das empresas assinalaram que houve aumento no seu número de funcionários e 64% que esse número permaneceu inalterado. Apenas 16% responderam que houve redução, resultado inferior ao verificado em maio dos
últimos três anos.
Os dados apresentados neste boletim foram obtidos através de pesquisa realizada pelo CIESP-Campinas, junto aos seus ssociados, durante a primeira quinzena de abril de 2013, com dados referentes a março de 2013. Tais informações foram analisadas por
pesquisadores do Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP. Neste mês, 33 empresas associadas ao CIESP - Campinas participaram da pesquisa.
COMÉRCIO EXTERIOR MAIO DE 2013
Queda das exportações marca o resultado do comércio exterior da indústria da região de Campinas em Maio de 2013
A piora do desempenho do comércio exterior deve-se à diminuição de 6% das exportações e ao aumento de 4% das importações, com relação a maio de 2012.