NOTICIAS
10 de julho é dia de tudo acabar em pizza
Desde 1985, no dia 10 de julho, é comemorado no Brasil o Dia da Pizza. De origem tão antiga como controversa, a pizza é uma iguaria bastante presente na mesa do brasileiro a ponto de ter se transformado, com o passar dos anos, em sinônimo de impunidade no País.
Segundo a Associação Pizzarias Unidas, em 2012, eram mais de 11 mil pizzarias no Estado de São Paulo, com consumo médio de um milhão de unidades por dia – levando em conta também as pizzas congeladas e as consumidas em padarias. Nas três unidades do Grupo Giovannetti mais de 30 sabores estão à disposição no cardápio. Os mais pedidos são os clássicos Mozzarella, Marguerita e Portuguesa, mas há também opções mais sofisticadas como a Bologna (lombinho, mussarela de búfala, palmito e tomate seco), a Italianíssima (mussarela de búfala, presunto Parma, tomate seco e rúcula e uma pizza exclusiva do Giovannetti D. Pedro – Belle Munière (camarão, champignon e alcaparras).
Por dia saem dos fornos das casas Giovannetti cerca de 100 "redondas", num total de 3 mil pizzas por mês. Já no serviço de delivery as pizzas representam 60% dos pedidos.
As pizzas servidas nas choperias Giovannetti são conhecidas por sua massa fina e crocante. Mas não foi sempre assim. Na receita original, criada em 1955 pelo fundador da choperia, o imigrante italiano Enrico Giovannetti, ela era um pouco mais grossa e macia, porém, sem perder a leveza. A receita permaneceu perdida e foi reencontrada em 2004 passando a integrar o cardápio do Giovannetti do Carmo, até o encerramento das atividades da casa.
Origem
A origem da pizza data de pelo menos seis mil anos atrás e há quem diga que surgiu entre os hebreus e egípcios. Já outros estudiosos creditam a receita aos gregos. Diz-se que durante as Cruzadas os costumes de diferentes povos, como os fenícios e os turcos muçulmanos que produziam seus discos de massas assando-os em tijolos ardentes, se disseminaram e chegaram à Itália.
Coube aos italianos adicionar tomates e consolidar as “redondas” com as características atuais. Antes de ganhar o mundo, a pizza era utilizada para matar a fome dos pobres do sul da Itália, até chegar a Nápoles, onde, em 1889, um padeiro da cidade, resolveu homenagear a rainha Margherite confeccionando uma pizza com as cores da bandeira do país: branco, vermelho e verde, representados respectivamente pela mozzarella, o tomate e o manjericão.
A pizza chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e, por aqui, passou a ser conhecida pela variedade de sabores que acompanha as características de cada região do País.
Serviço:
Grupo Giovannetti Campinas
www.giovannetti.com.br
Giovannetti Rosário
Rua General Osório, 1059, Centro, Campinas, SP.
Telefone: (19) 3231.2830.
Giovannetti Cambuí
Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí. Campinas, SP.
Telefone: (19) 3234.9510.
Giovannetti Parque D. Pedro
Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas, Campinas, SP.
Telefone: (19) 3209.1641